TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS ÍCONES PARA UTILIZAÇÃO DO EXCEL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO ...................................................................................................................... 4

2-HISTÓRICO ........................................................................................................................... 5

2-1 EVOLUÇÃO .................................................................................................................... 6

3-   COMPARATIVO ENTRE AS VERSÕES DE EXCEL 97, 2003, 2007,2010 e 2013 ..... 13

4-   EVOLUÇÃO DOS ICONES ............................................................................................ 15

5-   PRINCIPAIS ICONES PARA UTILIZAÇÃO DO EXCEL ............................................ 15

6 CONCLUSÃO....................................................................................................................... 21

7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 222


1-INTRODUÇÃO

Antigamente quando se pensava em planilha tínhamos a disposição às folhas de papel quadriculadas que utilizávamos para fazer cálculos e comparações entre eles.

Atualmente a planilha eletrônica de calculo mais conhecida e utilizada no mundo, é a

Microsoft Excel, pois possibilita o tratamento de informações para tomada de decisões.

O mercado de trabalho também exige o conhecimento dessa ferramenta, quem quando ao procurar trabalho já não foi questionado sobre os conhecimentos dessa ferramenta?

Assim além das facilidades que o Microsoft Excel proporciona; aprender sobre essa planilha eletrônica é essencial para um desenvolvimento profissional e empresarial.


2-HISTÓRICO

Antigamente, o termo planilha dizia respeito às folhas de papel quadriculadas que eram usados por contadores e administradores de empresas, que as utilizava para armazenar uma grande quantidade de números, disposto em linhas e colunas. Esses números poderiam, então, ser somados, subtraídos e comparados, uns aos outros.

O desconforto destes papéis era tanto que tudo era feito manualmente, ou seja, ao alterar um valor no centro da planilha seria necessário apagar os demais valores e recalcular todos eles com base nas novas alterações.

O  tempo  passou  e  o  conceito  de  planilha  também  mudou.  Hoje,  uma  planilha eletrônica representa o programa de computador software que é utilizado, de modo geral, para manipular cálculos, construir gráficos, gerenciar dados, fazer simulações, etc.

De fato o primeiro nome que nos vem a mente quando falamos desse assunto é o Microsoft Excel, mas embora ele exerça um papel preponderante na evolução desse mercado não podemos nos esquecer de seus precursores tais como Visicalc, Supercalc, Multiplan, Quatro pro for Windows e a famosa Lotus 1-2-3, que durante certo tempo foi a grande aposta dessa área.

As três principais características de uma planilha eletrônica

De  maneira  geral  a  planilha  eletrônica  foi  um  software  que  contribuiu  para impulsionar o mercado da informática tendo sido responsável pelo desenvolvimento desse mercado hoje vivido por todos nós.

Como prova disso basta ver ao nosso  redor como as empresas e diversos ramos cresceram ao utilizarem todo o potencial oferecido pelas planilhas eletrônicas. Em outras palavras o computador deixou de ser um brinquedo para ser uma ferramenta e forte aliado no mundo dos negócios devido a três principais características:

1-  Cálculo automático

Com uma planilha eletrônica você pode realizar qualquer calculo desde que ele seja precedido pelo sinal de igual=

2-  O armazenamento de dados

Armazenar e organizar uma grande quantidade de dados é outra característica de uma planilha eletrônica.

3-  Geração de Gráficos


Outra característica das planilhas eletrônicas é a geração de gráficos e nisso o Excel se diferencia das demais planilhas, pois oferece muitos recursos e ferramentas.

2-1 EVOLUÇÃO

Partindo dessa ideia, Dan Bricklin idealizou e, juntamente com Bob Frankston, criou a primeira planilha eletrônica, o Visicalc em 1978. E no início só era capaz de realizar cálculos envolvendo cinco colunas e vinte linhas.

Os dois inventores turbinaram o programa antes de colocá-lo para comercialização. E

veio o sucesso com cerca de 1.000.000 de cópias vendidas.

Não tardou para que surgissem concorrentes: Supercalc, Multiplan (primeira planilha eletrônica da Microsoft), Lotus 1-2-3, para citar alguns.

Aqui no Brasil, o Lotus 1-2-3 se tornou padrão nos escritórios na época do DOS. O Lotus tinha um dos trunfos no WYSIWYG (What You See Is What You Get). Simplificando: você conseguia visualizar o arquivo da forma que seria impresso.

Mas tudo estava para mudar com o surgimento de uma nova planilha eletrônica que seria introduzida no Macintosh.

[pic 2]


[pic 3]

O Excel surgiu como vitorioso na guerra evolucionária das primeiras planilhas. Tendo sido concebido para tirar proveitos das interfaces gráficas, primeiro nos Macintosh e depois nos PCs com Windows, o Excel tomou logo a dianteira na corrida pela liderança das planilhas eletrônicas.

Embora o Lotus 1-2-3 tenha chegado a ter versões para Windows, foi tarde demais. Para manter o Excel distante da concorrência, a Microsoft lançou sucessivas versões

com   melhorias   de   interface,   capacidades   avançadas   de   cálculo,   possibilidades   de personalização e a criação de macros para automatizar tarefas repetitivas.

Mas    uma    verdadeira    revolução    ainda    estava    por    vir     nas     planilhas eletrônicas.


Tendo chegado ao início dos anos 90 deixando a concorrência para traz, chegou a hora do Excel alcançar a maturidade.


Quem chegou a trabalhar com a linguagem de macro das primeiras versões sabe que criar um loop ou um condicional era uma tarefa árdua. A documentação do manual não ajudava e numa era pré-internet era difícil trocar informações com outros desenvolvedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (893.3 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com