TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS: CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.594 Palavras (31 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE PAULISTA

           ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS: CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES:

Desenvolvimento de uma aplicação de criptografia em C# utilizando a Cifra de Vigenère.

São Paulo

2017

SUMÁRIO

1 OBJETIVO DO TRABALHO5

2 INTRODUÇÃO6

3 CRIPTOGRAFIA (CONCEITOS GERAIS)7

3.1 Objetivos e funções da criptografia 7

3.2 Sistemas criptográficos8

4 TECNICAS DE CRIPTOGRAFIA MAIS UTILIZADAS9

  1. Cifra Assimétrica9

4.2 Cifra Simétrica10

4.3 Cifrando a chave Privada11

5 A CIFRA DE VIGENÈRE (TEMA ESCOLHIDO)14

5.1 Estruturação, conceitos e fundamentação14

5.2 Benefícios em relação às técnicas anteriores18

5.3 Aplicações que fazem/fizeram uso da técnica19

5.4 Comparação com técnicas diferentes19

5.4.1 Comparação com a Cifra de César19

5.4.2 Comparação com a Cifra de Jefferson20

5.4.3 Comparação com a Cifra de Políbio20

5.5 Vulnerabilidades e falhas21

5.6 Melhorias propostas ou implementadas 22

6 EFEITO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO23

7 INTERDISCIPLINARIDADE ENVOLVIDA24

8 PROJETO (ESTRUTURA) DO PROGRAMA25

9 RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO28

10 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM FUNCIONAMENTO30

BIBLIOGRAFIA32


  1. OBJETIVO DO TRABALHO

        Realizar uma pesquisa sobre criptografia, técnicas usadas, conceitos, uso e aplicações. No final, elaborar um software em linguagem C# que permita o usuário a criptografar e descriptografar uma mensagem utilizando a Cifra de Vigenère.

  1. INTRODUÇÃO

        A criptografia consiste em proteger a informação que o usuário utilizar, protegendo-a para que ninguém possa violar ou acessá-la, sendo realizada pela cifragem ou codificação de uma informação, possibilitando que somente os destinatários possam compreendê-las. Usando um conceito que disponibiliza uma "chave" ao usuário, que com ela poderá criptografar uma informação.

        Com essa forma de criptografia, todas mensagens que forem cifradas dever ser privadas, somente o destinatário deve compreender a informação.

        A criptografia de chave simétrica e a de chave assimétrica, são as duas grandes subdivisões que podem ser classificadas em métodos criptográficos modernos.

        Este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivos explicar os conceitos gerais da criptografia, as técnicas mais utilizadas, os benefícios em relação as outras técnicas. Também será explicado a estrutura da cifra de Vigenère, os benefícios e suas falhas e onde será utilizada. Outro objetivo do trabalho foi desenvolver um software que cifra e decifra mensagens usando a cifra de Vigenère.

  1. CRIPTOGRAFIA (CONCEITOS GERAIS)

A internet é uma rede aberta de computadores que permite a comunicação, troca de dados e informações que muitas vezes são sigilosos e, geralmente, não oferece segurança suficiente para as pessoas que fazem uso dela. Segundo Braga e Dahab (2015), não existe sigilo real para todo e qualquer tipo de informação que é transmitida de um ponto a outro através da rede. “A criptografia é a única tecnologia capaz de garantir o sigilo e a autenticidade da informação em trânsito pelos meios eletrônicos, sendo muitas vezes a principal linha de defesa contra bisbilhotagem e falsificação” (BRAGA e DAHAB, 2015, p.3).

A privacidade é um fator importante tanto para pessoas como para as empresas. Se uma pessoa não autorizada tiver acesso a dados pessoais ou sigilosos como senha de conta bancária, saldo bancário, informações sobre folha de pagamento, fatura de cartão de crédito, muitos problemas podem ocorrer. No caso das empresas os danos podem ser absurdamente maiores. “Dados estratégicos da empresa, previsão de venda, detalhes de produtos, resultados e arquivos pessoais são informações valiosas. Se alguma empresa concorrente tiver acesso de forma indevida, tal fato poderá acarretar sérios problemas” (MORENO, PEREIRA e CHIARAMONTE, 2005).

A criptografia (palavra derivada do grego kryptos - oculto e graphein - escrita) pode ser tão antiga quanto a própria escrita, pois já estava presente no sistema de escrita utilizado pelos egípcios e os romanos também faziam uso de códigos secretos para transmitir seus planos durante as batalhas. Assim, podemos definir criptografia como o estudo e desenvolvimento das técnicas utilizadas para proteger e tornar sigilosa qualquer tipo de troca de dados na internet, segundo Braga e Dahab (2015).

  1.   Objetivos e funções da criptografia

A criptografia é basicamente usada para garantir quatro serviços: confidencialidade, autenticação, integridade e irrefutabilidade. A confidencialidade (ou sigilo) é obtida com o uso da criptografia para manter a informação secreta. São exemplos de confidencialidade: enviar e-mails encriptados ou armazenar arquivos encriptados em discos rígidos ou cartões de memória.

A autenticação pode ser obtida com o uso da criptografia para validar a identidade de uma entidade. O uso de assinaturas digitais para verificar a autoria de uma mensagem de texto ou de um documento eletrônico é um exemplo de autenticação.

A integridade é obtida com o uso da criptografia para garantir que uma parte dos dados não sofreu modificações desde a sua criação. Códigos de detecção de erros são exemplos de mecanismos para verificação da integridade dos dados. Por fim, a irrefutabilidade pode ser obtida pelo uso da criptografia como meio para garantir que o autor de uma mensagem autêntica não possa negar para um terceiro a sua autoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (749.4 Kb)   docx (929.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com