TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASLIBRA: Ferramenta WEB Para Auxiliar Aprendizagem de LIBRAS e ASL

Por:   •  10/4/2017  •  Monografia  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 13

PROJETO DE MESTRADO

ASLIBRA: Ferramenta WEB para auxiliar aprendizagem de LIBRAS e ASL

JESANA BRAGA DE JESUS

Orientador:

1. Apresentação/Justificativa

Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência (Censo 2010 - IBGE, 2010) auditiva (DA), o que representa 5,1% da população brasileira.

A pesquisa relata a demanda de pessoas surdas no Brasil. A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua natural dos surdos portugueses e a Língua Portuguesa passa a ser a segunda língua, essencialmente na sua versão escrita, uma vez que muitos destes alunos não têm nenhuma proficiência na língua oral da comunidade que os envolve.

Devido ao fato de não possuírem acesso tão rápido às informações como os ouvintes, este grupo necessita de um meio escrito ou gestual - visual para receber qualquer tipo de informação. Esta população encontra-se privada não só da audição como da comunicação com a maioria dos ouvintes, visto estes não terem, regra geral, qualquer conhecimento de Língua Gestual. Constata-se que há, indubitavelmente, uma barreira comunicativa entre estes dois grupos, na medida em que os ouvintes interagem com os ouvintes e os surdos com os surdos (Martins, 2012).

Apresentar um sistema, preferência em web, para ouvintes a interessar de uma forma rápida a aprender LIBRAS para melhorar a relação com os surdos e também interesse em sinais em forma de ASL, que são língua de sinais americanos. Assim como o inglês é uma idioma usado em muitos países, a ASL é o sinal mais utilizado para surdos americanos. E foram apresentados muitos atletas surdos para jogos Pan-americanos realizado em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo ou até mesmo para uma viagem no exterior quando há encontro com americano surdo para eventos internacionais (Surdo, 2012).

Existem vários artifícios de aprendizagem de LIBRAS para pessoas surdas, de modo geral. O Falibras, por exemplo é um ambiente que ajuda em sinais de LIBRAS, se destaca pelo uso de memória de tradução e por ser um plug-in para Firefox (Brito et al, 2012).

Outras técnicas utilizam ambiente WEB para ensinar termos da informática em sinais de LIBRAS (Faqueti et al, 2005). No caso particular de ensino de LIBRAS e ASL, a literatura se dispõe de pouco material, sendo fundamental uma ferramenta para pessoas que não sabem LIBRAS nem ASL, mas querem aprender ou até mesmo os surdos ou ouvintes que sabem LIBRAS mas pretendem aprimorar em ASL.

2. Objetivos

O objetivo geral é desenvolver e validar uma ferramenta web que auxilie a aprendizagem dos ouvintes e dos surdos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e ASL (American Sign Language). Sendo assim, o objetivo geral decompõe-se nos seguintes objetivos específicos:

 Realizar pesquisa bibliográfica a fim de identificar ferramentas e mecanismos relacionados ao auxílio da aprendizagem de LIBRAS e ASL e com isso fazer os levantamentos de requisitos

 Associação de vídeos em LIBRAS e ASL.

 Validação da ferramenta por meio de testes de usabilidade

3. Contextualização bibliográfica (Referencial Teórico)

3.1 Deficiência auditiva

Segundo Dessen et al (1997), a deficiência auditiva é um tipo de privação sensorial, cujo sintoma comum é uma reação anormal diante do estímulo sonoro. O autor também caracteriza a surdez a perda, maior ou menor, da percepção normal dos sons, havendo vários tipos de deficiência auditiva, em geral classificadas de acordo com o grau de perda da audição. Esta perda é avaliada pela intensidade do som, medida em decibéis (dB), em cada um dos ouvidos.

O grau de intensidade da perda auditiva e é a dimensão que tem grande influência no desenvolvimento, principalmente das crianças surdas, além disso na habilidade linguísticas e cognitivas, sociais e educacionais. A falta da audição traz uma transformação na organização neurológicas da pessoa, podendo ter um bloqueio no fluxo de mensagens e atingir a comunicação (Duarte, 2016).

3.2 Acessibilidade na web

Segundo Cardoso ( 2000), a acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A acessibilidade adequa o conceito de cidadania, em que o sujeito tem direito confirmado por lei que devem ser respeitados, porém, muitos destes direitos deparam em barreiras arquitetônicas e sociais (Lamônica et al, 2008). Um ambiente produzivel, quando acessivel a todos, é apto de oferecer oportunidades igualitárias a todos os usuários (Lamônica et al, 2008).

A acessibilidade web consiste na facilidade e em diferentes contextos. Envolve o Design inclusivo, oferta de um leque variado de produtos e serviços que cubram as necessidades de diferentes populações (incluíndo produtos e serviços de apoio), adptacão, meios alternativos de informacao,mobilidade e manipulação. (Godinho. 2013).São apresentadas alguns conselhos de acessibilidade web:

 Todas as imagens se encontram legendadas ou descritas com texto

 Tamanho do texto pode ser aumentado com as opções do seu navegador

 Comprimento do texto na página se ajusta ao tamanho da Janela

 Identificação dos campos dos formulários

 Activação dos elementos da página através do teclado

 Os textos das ligações sejam compreensíveis fora do contexto

 Forma simples para contactar o responsável

 Ferramentas e serviços automáticos de análise da acessibilidade

 Afixe o símbolo de acessibilidade na Web

3.3 LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com