TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PORTFÓLIO: ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE PORTFÓLIO: ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Ciclo de Aprendizagem 2

CURSO (EAD): Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ribeirão Preto – SP

04_2018

Atividade Portfólio – Ciclo de Aprendizagem 2 – Antropologia, Ética e Cultura

  • Problema escolhido: Como lidar com dívidas na família.

  • Dimensão humana diretamente ligada ao problema: Social, porque casais que contraem muitas dívidas estão cada vez menos tempo juntos, estão brigando cada vez mais e portanto, são cada vez menos felizes. Isso influencia diretamente no relacionamento em família e provoca uma desatenção crescente na criação de filhos como seres humanos melhores, e a dissolução crescente da instituição casamento. Dívidas podem levar uma família à ruina. Dívidas em excesso ainda podem causar sérios problemas de saúde.
  • Solução do problema: é preciso encontrar meios para encarar o problema juntos, e esse é o primeiro grande desafio: não colocar a culpa do problema um no outro. Uma família pode evitar o afastamento um do outro por conta de dívidas, por trabalhar em equipe contra a dívida. Não adianta despejar a raiva no primeiro membro da família que encontra. É importante lutar contra a dívida e não um contra o outro. Encarar a dívida como um inimigo em comum e cooperar mutuamente em vez de tentar resolver os problemas sozinhos. Nesse caso, envolver toda família é importante, inclusive os filhos. Trata-se aqui da dimensão Biológica, nesse caso específico porque envolve o corpo ligado pelo DNA de cada membro da família. Em equipe, como se fossem um só corpo, eles devem atacar o problema, tirando tempo para conversar de modo franco e calmo sobre as dívidas, reconhecendo qualquer erro que possam ter cometido, mas ao invés de ficarem presos ao passado, devem decidir juntos que princípios seguirão ao tomar futuras decisões financeiras.

Outro desafio ao lidar com dívidas é a ideia que parece impossível salda-las. Isso provoca um sentimento de vergonha, desânimo e culpa. Para resolver esse problema é preciso assumir o controle das dívidas e não permitir o contrário. Nesse caso envolve a dimensão Psicológica, de lutar contra o problema e não deixar nada atrapalhar o desempenho de cada um. É preciso calcular o orçamento, registrando todo dinheiro que entra e que sai. É preciso aumentar os ganhos da família, talvez realizando um trabalho extra temporário, mas tomando cuidado para que essas atividades adicionais não atrapalhem uma rotina familiar. É preciso reduzir os gastos, comprando apenas o que for necessário, não somente porque está em promoção. Se possível, mudar-se para uma casa menor, economizando energia, água etc. Em vez de sempre comerem fora, procurar preparar um lanche ou uma marmita, estando atentos aos descontos em itens de alimentação. Se tiverem carro ou carros, avaliar se realmente precisam deles, e se decidirem continuar com pelo menos um veículo para família, é importante avaliar se uma manutenção não é mais barato do que simplesmente troca-lo por um modelo mais novo, e ainda avaliar a possibilidade de utilizar transporte público, bicicleta ou mesmo a pé, se possível. Após reduzir os gastos, analisar as dívidas e tomar uma ação. Avaliar cada dívida individualmente, e determinar a ordem que as pagarão. Esses passos vai ajudar cada membro da família a se conhecer e se aceitar na essência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com