TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

[pic 1]

PROGRAMAÇAO EM BANCO DE DADOS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

1° ETAPA

NOMES : YARA DE MOURA FRANCISCO                 RA:8047764233

                                              MARCELO ELIAS DE BARRO                RA:6446299582

                                              BRUNO STEFANO                                     RA :2289473192

                                               JOAO                                

                                               JHONATAN HUDSON ALVES

.                    

Belo Horizonte, Setembro de 2014

SUMARIO

PASSO 1.............................................................................................................3

PASSO2..............................................................................................................4 e 5

PASSO 1

O modelo de entidade e relacionamento é um modelo abstrato cuja finalidade é descrever, de maneira conceitual, os dados a serem utilizados em um sistema de informações ou que pertencem a um domínio. A principal ferramenta do modelo é sua representação gráfica, o diagrama entidade relacionamento. Normalmente o modelo e o diagrama são conhecidos por suas siglas: MER e DER.

O Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) é uma representação da realidade e pode ser representado por entidades, relacionamentos e atributos (Londeix, 1995)1 . Existem muitas notações para diagrama de entidades e relacionamentos

Estabeleceu-se como o primeiro modelo de dados para aplicações comerciais desenvolvido para facilitar o projeto de banco de dados relacionais permitindo a representação de todas as estruturas dos mesmos e um melhor dialogo entre os profissionais envolvidos no projeto, umas das suas maiores vantagens são: flexibilidade, adaptabilidade, simplicidade e objetividade.

O Projeto Conceitual é a validação de uma ideia, ou seja, é a confirmação de que a melhor solução está sendo proposta para atender a determinado requerimento ou necessidade nas diversas áreas de uma planta industrial. É portanto a fase inicial do processo de projeto de um produto ou instalação.  É através dele que são concebidas as maneiras de solução para um determinado problema ou necessidade.

Podemos destacar cinco fases observadas na elaboração de um Projeto Conceitual:

 Clarificação, identificação das necessidades ou problema e suas exigências, Concepção, Análise, Validação, a quinta fase é a Definição.

Projeto Lógico É a elaboração documental do projeto, é a definição de “o que” o projeto de sistemas de informação fará. É elaborado para obter a visão detalhada da solução, dos produtos e das integrações sistêmicas.

Subfases:

Descrever a lógica das informações

Definir tecnologia de base para o projeto físico

Determinar planejamento das fases seguintes

Analisar custos, benefícios, riscos e viabilidade;

Aprovar o projeto lógico

Refinar o modelo de informações empresariais ou organizacionais;

Projeto Físico É a implementação física do projeto no ambiente empresarial. Execução ou realização do projeto de sistemas de informação. Contempla a confecção de programas (em software e manuais) e seus respectivos controles de testes e qualidade, bem como o layout final das entradas e saídas.Subfases:

Especificar o modelo de dados

Especificar o modelo de processos

Construir o sistema de informação

Finalizar o sistema de informação

Projeto lógico (independente de implementação) é executado para produzir um projeto que poderia ser implementado em diferentes plataformas (hardware, linguagem de programação, SGBD) Projeto físico (implementação específica) é executado para produzir um projeto que é específico para a plataforma escolhida
Algumas vezes se a plataforma é conhecida quando começa o projeto, não haverá o estágio de projeto lógico.

PASSO 2

Pelo fato de ser o local onde fica armazenado as informações, com sucesso ou insucesso, muitas vezes, o banco de dados, é a parte mais importante do sistema, sendo um projeto essencial para o desenvolvimento do sistemas de informação.

Depois de listar requisitos, o projeto banco de dados é subdividido em etapas, onde armazenaremos e um banco que atenda as expectativas do cliente. Esse projeto é basicamente dividido em Projeto Conceitual, Projeto Lógico e Projeto Físico. Porém, antes é necessário fazer uma análise de requisitos junto ao cliente, sendo assim, uma fase muito importante no projeto. É através dela que teremos sucesso ou insucesso, pois através da falta de detalhes importantes ou necessários, no decorrer da transmissão de requisitos do cliente para o projetista do projeto, poderá causar uma má projeção, gerando mais custos com consertos e causando perca de tempo. Veja o fluxo do projeto na lista abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com