TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Organização de Computadores

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.130 Palavras (33 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso Superior Ciência da Computação

Atividade Pratica Supervisionada

Disciplina: Organização de Computadores

Professor: Vagner

ATPS Organização de Computadores: Relatório 02

                                                                          José Marcos:                 RA: 1557304093

                                                                          Lucas Júlio Teixeira      RA:1587946428

                                                                          Maicon Douglas:          RA: 1375266537

                                                                          Talisson Cleofas:          RA: 1571190689

Anápolis-Go

2015

Talisson Cleofas Pereira dos Santos

RA: 1571190689

Passo 1 (Aluno).

Fazer uma pesquisa nos livros texto ou nos livros complementares da disciplina sobre subsistemas de memória. Em seguida, elaborar um resumo mostrando os principais tipos de memória e suas características

     Subsistema de memória é um componente de um sistema de computação cuja a função é armazenar informações que são manipuladas por esse sistema para que elas possam ser prontamente recuperadas pelo mesmo, podemos pensar no subsistema de memória como um deposito que armazena várias caixas cada uma com sua identificação (endereçamento) que nelas são quadrados as informações que o sistema possa precisar um dia, a ação de armazenamento é chamada de escrita e a ação de recuperação dos mesmos é chamada de leitura.

     A memória de um sistema computacional guarda informações s que são representadas por bits (0 ou 1) que são organizados em células que são um grupo de bits trado em conjunto pelo sistema, a célula é tratada como uma unidade para efeito de armazenamento e transferências (armazenamento na memória e transferência de elementos entre memória e UCP).

Principais Tipos de Memorias e suas Características

     A memória RAM é uma memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e escrita. Esse termo (acesso aleatório) significa que ela pode ser acessada a qualquer posição (endereço de memória) e em qualquer momento pela unidade de processamento, ao contrário do acesso sequencial, utilizado por alguns dispositivos de armazenamento, como as fitas magnéticas. Pelo motivo de ela ser uma memória volátil, necessitamos de discos rígidos para o armazenamento dos dados, quando se desliga a energia, para que não perdes-los.


     A memória ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) é chamada assim porque os dados são gravados nelas uma única vez feito isso os dados não podem ser apagados nem alterados, podem apenas serem lidos pelo computador, a não ser que o usuário utilize procedimentos especiais para apagar ou alterar os dados. Outra característica das memorias ROM é que ela é uma memória não volátil, isso quer dizer que os dados nela guardados não são perdidos na falta de energia elétrica. Esses são exemplos de memorias ROM: PROMs EPROMs EEPROMs Memórias Flash CD-ROMs DVD-ROMs. 

     Memória CMOS é formada por vários circuitos integrados de baixo consumo de energia nela ficam guardadas as informações do sistema (setup) informações estas que são acessadas na hora do BOOT, esses dados são colocados no computador na sua montagem e refletem sua configuração ficando armazenados na CMOS enquanto tiver alimentação energia na bateria interna.

     A memória CACHE é uma memória de acesso rápido que fica dentro do processador e serve para guardar dados de maior utilização do usuário para que ele possa ter um acesso rápido as mesmas e para que ele não precise acessar com tanta frequência a memória RAM, as memorias cache tem tecnologia semelhante à dos processadores menor velocidade que os registradores ela fica localizada entre o processador e a memória RAM (logicamente) e dentro do processador (fisicamente).

     Os REGISTRADORES são pequenas memorias de grande velocidade, com a mesma tecnologia dos processadores, ficam situadas dentro dos processadores, tem menor espaço de armazenamento e maior custo.

Passo 3 (Aluno) fazer as atividades apresentadas a seguir.

  1. Pesquisar e descrever os principais tipos de memória de acesso aleatório e principais tipos de memória para armazenamento de dados.

Memorias de Acesso aleatório

     A memória principal (RAM) é a memória de trabalho da UCP, onde os dados e programas entram em execução um depois do outro. Ela é produzida com tecnologia de semicondutores lhes dá grande velocidade de acesso e transferência de bits (velocidade da luz). A memória RAM dá acesso a toda e qualquer célula de memória a qualquer momento.

     Hoje no mercado temos dois tipos de memórias que são as SDRAM e as                   DDR-SDRAM. As SDRAM são sincronizadas com os ciclos da placa mãe, com isso elas ficam sem tempos de espera. Isso significa que essas memorias só fazem uma leitura por ciclo independente da velocidade de barramento usadas. As memorias SDRAM são utilizadas em maquinas antigas que são os primeiros Athlon, Duron, Pentium II e Pentium III.

     As DDR são mais eficazes e são as que estão em uso nos computadores na atualidade e são capazes de fazerem duas leituras por ciclo que transferem dados tanto na subida quanto na descida do pulso de clok. O desempenho das memorias DDR em comparação com as SDRAM não chega a dobrar porque o acesso inicial continua o mesmo tempo mas melhora muito.

Memorias para armazenamento de dados

     A memória de armazenamento de dados é uma memória que armazena dados temporariamente ou permanentemente esse tipo de ação pode ser usado por qualquer tipo de energia, atualmente existem vários tipos de dispositivos com a função de armazenamento de dados como pen-drive CDs, DVDs, HDs entre outros.

        

  1. Pesquisar e escrever o funcionamento (dados técnicos) e diferenças entre dispositivos de armazenando via USB 2.0 e 3.0

USB 2.0

    O USB 2.0 oferece velocidade de até 480 Mb/s, isso equivale a cerca de 60 MB por segundo. Essa versão utiliza o mesmo tipo de conexão da versão anterior. O USB 2.0 é totalmente compatível com as entradas 1.1 só que a velocidade de transferência de dados não será com a velocidade de 2.0, mas com a de 1.1 pois o barramento vai tentar se comunicar com a velocidade de 480 Mb/s se não for possível ele irá tentar a de 12 Mb/s e por fim se nenhuma das anteriores não funcionar ele irá se comunicar com a de 1,5Mb/s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (347.2 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com