TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS REDES

Por:   •  7/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

3.1.1. Histórico da Empresa

Com base nas pesquisas feitas e consultando-se os links sugeridos pela atividade proposta, chegou-se a uma ideia de como poderia ser desenvolvido o projeto de redes para a empresa Super Machine S/A. A Empresa Super Machine S/A trabalha com o comércio de varejo de equipamentos eletroeletrônicos. Conta com um total de 50 funcionários e dispõe dos seguintes departamentos: Vendas, Suporte, setor administrativo, setor de Recursos Humanos, Diretoria, E-commerce e Estoque. Verifiquei que este é o padrão de organização das franquias.

A Super Machine S/A foi fundada em 2008 pelo Sr. Augusto Tadler, que também é o atual diretor da empresa, começou seus negócios com um pequeno comércio on-line que tinha sede em sua própria residência, que já retornava bons lucros. Com o Passar dos anos, surgiu a necessidade de abrir uma loja física. Inicialmente, era apenas uma loja. O negócio foi ficando rentável e hoje conta com uma rede de onze lojas. Com o advento do E-commerce, o Sr Taddler viu a necessidade de inserir seu negócio na rede, buscando assim, a captação de novos clientes e ampliação do seu negócio.

3.1.2. Objetivo do Projeto

Dentre as onze lojas, existe possibilidade de criar uma rede de computadores entre elas. Será criada uma rede LAN para interligar os departamentos citados no item anterior.

Desta forma, ficará mais viável de o gerenciamento dos níveis de organização da empresa, facilidade de aquisição de informação por parte das gerências, importante para a tomada de decisões relativas às vendas de uma franquia, entre outros benefícios. A rede de computadores tem a finalidade de compartilhamento de dados, dessa forma, descentraliza a informação e permite a agilidade nos processos de disseminação da mesma. A aplicação prática deste conceito em níveis empresariais hoje, é importante para o controle administrativo das franquias estabelecidas, adoção de possíveis estratégias de marketing na região onde está desdobrada a franquia, entre outros fatores.

Este padrão de organização da rede de computadores, será adotada para todas franquias do negócio do Sr Taddler. Obviamente, sempre se observando a estrutura do local a ser montada a rede. Neste esboço, observa-se a sala de servidores, de onde é monitorado o tráfego de dados (web e arquivos) nas máquinas pertencentes ao local. Para isso, foi montada uma Rede LAN (Local Area Network) com a finalidade de compartilhar os dados entre os setores da loja física. Observe-se também, a utilização do conceito de Computação em Nuvem (Cloud Computing), facilitando assim ainda mais o serviço de compartilhamento, descentralizando ainda mais este serviço e diminuindo a utilização de cabeamento.

3.2 Etapa 2 (Passo 3 – Relatório 2: Estrutura lógica do sistema de Redes de Computadores do projeto)

3.2.1. Topologia do Sistema de Redes de Computadores

A melhor topologia estudada para esta situação, é a estrela, tendo em vista a disposição no local da rede e quantidade de PC’s conectados à rede.

3.2.2. Equipamentos do sistema de redes de computadores

Os periféricos e dispositivos envolvidos no projeto de rede que está sendo desenvolvido para o negócio do Sr Taddler serão os melhores, tendo em vista a capacidade de processamento, agilidade nos processos, grande capacidade de armazenamento de dados. Os orçamentos foram feitos repassados ao proprietário das franquias. O Sr Taddler concordou, após ser aconselhado pela equipe de desenvolvimento da rede em inserir-se nela com máquinas “top de linha”, como são chamadas no mercado da informática. Eis então os dispositivos adquiridos:

- Desktops com Windows 8 e servidores rodando Win Server 2012; gabinetes com processadores Intel Core i5 1.9 Ghz; Memória RAM 4 GB; placa mãe Gigabyte GA-Z97M-D3H LGA 1150 Box; monitores AOC 15”;

- Switches DELL Ethernet de porta fixa; conexões de LAN com rede simples 10/100 Base T ou GbE;

- Roteadores Cisco Linksys Smart EA2700 com quatro antenas internas por tecnologia MIMO; dualband de transmissão de 2,4 GHz e 5 GHz; suporte para protocolo IPv6; 300 Mbps + 300 Mbps;

- Antena externa fixa de 5 dBi;

- Criptografia Wif¬i Protected Access (WPA/WPA2);

- 5 V DC/1A através de fonte de alimentação externa;

- Impressoras Multifuncionais Brother; Laser; wifi, ethernet, USB 2.0; velocidade de impressão de 42 ppm; 1200x1200 dpi; mem 128 Mb; capacidade para 500 folhas; alimente. 110V; compatível com Mac OS X, Win 7, 8, Vista e XP, Linux, toner com rendimento de até 12.000 páginas impressas;

- Servidores IBM System x3500 M2 7839-42U Xeon 4C (E5530) 2.4GHz, 1066MHz FSB, 8MB L2, 2GB, SATA/SAS Hot-Swap Torre, memória IBM 1x 2GB (2Rx8) PC3-10600 DDR3 SDRAM Registered DIMM, HDD IBM 500GB 7200 SATA 2.5 polegadas SFF SLIM-Hot-Swap + Serveraid-MR10i SAS/SATA 256MB Controller PCI-E X8 (RAID 0, 1, 5, 6, 10, 50 e 60).

3.2.3 Enlaces internos de comunicação

O cabeamento utilizado para a rede em desenvolvimento é o cabo UTP (Unshielded Twisted Pair), por permitir altas taxas de transferência de dados, baixo custo. Basta ligar cada um dos computadores ao hub ou switch. Cada computador utiliza um cabo com conectores RJ-45 em suas extremidades. As conexões são simples pelo fato de serem independentes. Para adicionar um novo computador à rede, basta fazer a sua ligação ao hub/switch, sem a necessidade de remanejar cabos de outros computadores. Podem ser comprados prontos, com diversas medidas. É prático usar cabos prontos quando seu uso é externo, ou seja, não embutido na parede. São os casos dos cabos que ligam o computador ao hub ou tomada, e também dos inúmeros cabos que interligam os equipamentos de rede em racks.

3.2.4 Enlace externo de comunicação

A rede interna LAN deverá ser constituída totalmente, por switches DELL para que a transferência seja o máximo possível O link externo WAN será uma fibra ótica de 15M com uma contingência da NET de 10M.

3.3 Etapa 3 (Passo 4 – Relatório 3: Política e Sistema de Endereçamento de Rede do projeto e Segurança de Redes)

3.3.1 Estrutura de Endereçamento de Rede

A rede contará com 8 computadores ligados à rede de dados e internet e 3 terminais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com