TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de REDES

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

Introdução        

1.Relatório 01: Histórico da Empresa        

1.1 Histórico da empresa        

1.2 Objetivos do projeto        

1.3 Esboço do projeto de redes de computadores da empresa PQT        

2.Relatório 02: Estrutura Lógica do Sistema de Redes de Computadores        

2.1 Topologia do Sistema de Rede de Computadores        

2.2 Equipamentos do Sistema de Rede de Computadores        

2.3 Enlaces Internos e Comunicação        

2.3.1 Cabos        

2.3.2 Eletroduto        

2.3.3 Conector RJ45 Macho        

2.3.4 Conector fêmea RJ45        

2.3.5Abraçadeira Plástica nylon        

2.4 Enlace Externo de Comunicação        

2.5 Orçamento do projeto        

3.Relatório 03: Política e sistema de endereçamento de rede do projeto        

3.2 Estrutura de endereçamento de rede        

3.3 Planos futuros de Endereçamento        

Conclusão        

Bibliografia        


Introdução

Atualmente vivemos em um mundo onde a tecnologia predomina  e consequentemente empresas que englobam tais tecnologias para auxiliar nas tarefas rotineiras, estão saindo na frente pois com a ajuda da tecnologia podemos ganhar maior produtividade nas atividades de uma empresa ,pensando nisso foi elaborado um projeto de rede para a empresa PQT prestadora de serviços de telemarketing ,que visa detalhar um planejamento de implantação de um rede moderna e segura que ajudará a empresa a se modernizar e ter maior produtividade em suas atividades.

 Segundo o site Cyta (2015) hoje as redes de computadores são consideradas como parte das tecnologias da informação nas empresas. Uma infraestrutura de tecnologia da informação adequada às necessidades de computação e comunicação nas empresas permite que seus funcionários trabalhem de maneira mais eficiente na operação e no gerenciamento de seus negócios.

1.Relatório 01: Histórico da Empresa

Projeto de redes de computadores para empresa de telemarketing PQT

1.1 Histórico da empresa

Empresa PQT atuante no ramo de prestação de serviços de telemarketing foi fundada no ano de 2014 em Campo Grande -MS, com o objetivo de suprir a demanda de serviços de telemarketing da região. Atualmente possui dois departamentos um sendo o departamento administrativo possuindo dez fundiários e o outro o departamento de tele atendimentos possuindo um grupo de vinte funcionários, somando um total de trinta colaboradores.

Em 2015 a empresa mudou sua sede para melhor localização, com maior espaço em seu novo prédio, foi possível aumentar o número de funcionários no departamento de telemarketing, com o aumento no quadro de funcionários de telemarketing de vinte para quarenta colaboradores, agora a empresa atua prestando serviços em todo estado, contando com uma equipe de um total de cinquenta colaboradores.

1.2 Objetivos do projeto

O Objetivo do projeto proposto é criar uma rede de computadores onde a comunicação e compartilhamento das informações entre os setores da empresa seja feita com rapidez e segurança, Integrando todos os computadores em uma única rede.

Com a comunicação entre os computadores em pleno funcionamento, a agilidade nos departamentos se torna presente, com isso o ganho de produtividade, compartilhar informações entre os departamentos administrativo e de telemarketing por exemplo, se torna muito mais visível a rapidez com que é feito.

Os equipamentos que serão propostos no projeto, para que alcance os objetivos desejados, são dois servidores sendo um central e um de arquivos, dois switches sendo um de 48 portas e outro de 16 portas, dois patch panel um de 48 conectores e um de 16 conectores, um modem ADSL, um rack e um nobreak.

1.3 Esboço do projeto de redes de computadores da empresa PQT

Segue Imagem ilustrativa da planta baixa da empresa PQT com a localização dos departamentos assim como a disposição de cada computador e equipamento que será utilizado no projeto, desenvolvido com o auxílio do software visio da microsoft.

[pic 1]

 Imagem 01 – Esboço representativo da planta baixa da empresa PQT

2.Relatório 02: Estrutura Lógica do Sistema de Redes de Computadores

2.1 Topologia do Sistema de Rede de Computadores

Na rede do projeto seja utilizado a topologia de estrela, sendo uma das mais utilizadas hoje, como a rede do projeto pode ser considerada pequena esse tipo de topologia será ideal. Nesse tipo de topologia será utilizado o sistema de cabeamento de par transado utilizando conectores RJ45.

Essa topologia é caracterizada por fazer a ligação entre todos os computadores utilizando um switch ou hub para gerenciar a comunicação entre as estações. A grande vantagem da utilização dessa topologia é a robustez e localização fácil de problemas, se ocorrer falhas em algum dos computadores ligado à rede, como por exemplo falha de sinal, as demais maquinas continuam funcionando normalmente. As informações geradas a partir de um computador trafegam pela rede sem o perigo de colisão até o modem e vice e versa.

[pic 2]

Imagem 02 – representação da topologia do projeto de rede da empresa PQT

[pic 3]

Imagem 03 – Representação da legenda dos equipamentos utilizados na topologia de rede

2.2 Equipamentos do Sistema de Rede de Computadores

Ao escolher aparelhamentos para criar a rede primeiro analisamos a dimensão e o layout da empresa PQT , bem como as suas necessidades de acesso a dados, alguns dos equipamentos a empresa já possuía como por exemplo os computadores terminais e telefones, ficou firmado que para corte no custo do projeto que esses equipamentos não seriam substituídos, pois estavam em bom funcionamento. Os equipamentos que serão utilizados são para construção do projeto são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (345.8 Kb)   docx (834.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com