TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acoplamento Aferente e Eferente

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

Métricas de Acoplamento:

Permitem calcular a estabilidade posicional (acoplamento) do componente, através da contagem do número de dependências que entram e saem desse componente.

Acoplamentos Aferentes (Aa/Ca) – para calcular conta-se o número total de classes, fora do componente em questão, as quais têm dependências nas classes dentro desse componente.

 

Acoplamentos Eferentes (Ae/Ce) – para calcular conta-se número total de classes, dentro do componente em questão, as quais têm dependência nas classes fora desse componente.

Exemplo: [pic 1]

O grafo mostra a dependência entre classes, considerando que cada classe representa um componente e tomando a Classe D como exemplo, temos:

[pic 2]

Acoplamento Aferente -

Três classes fora do componente representado pela Classe D, dependem da Classe D, ou seja Ca = 3.

[pic 3]

Acoplamento Eferente -

Há uma classe fora do componente representado pela Classe D, da qual a Classe D depende, ou seja Ce = 1.

Como aplicar?

A métrica de Acoplamento Aferente e Eferente, pode ser realizada através do uso da ferramenta JDepend, que é uma ferramenta de código aberto, a qual permite a análise de diretórios com classes, gerando diversos cálculos de métricas.

[pic 4]

Tela do JDepend. Legenda: CC - Contador de Classes Concretas; AC - Contador de Classes Abstratas e Interfaces; Ca - Acoplamento Aferente; Ce - Acoplamento Eferente; A - Abstração (0-1); I - Instabilidade (0-1); D - Distância da Sequência Principal (0-1); V - Volatilidade (0-1); Cyclo - se o pacote contém uma dependência de ciclos.

Por que verificar o acoplamento?

A qualidade do design pode ser medida em parte para quantificar graus de extensibilidade, reusabilidade e manutenibilidade. Se tais métricas obtêm bons resultados, o código é mais facilmente alterável/manutenível. Se não, indica quais aspectos deveriam ser melhorados para facilitar a manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (104.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com