TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIAS AFERENTES E EFERENTES

Exames: VIAS AFERENTES E EFERENTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  3.445 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema nervoso

E um tecido originário de um folheto denominado como ectoderme, mais precisamente de uma área diferenciada desde folheto embrionário. O sistema nervoso pode ser classificado de varias formas. A classificação mais comum é a que divide o sistema nervoso em:

Sistema nervoso central (S. N. C.): é aquele que está contido no interior do chamado “estojo axial”, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal.

Sistema nervoso periférico (S. N. P.): é aquele encontrado fora desse estojo ósseo, que se relaciona com o esqueleto apendicular, sendo os nervos (axônios) e gânglios.

No entanto podemos dividir o sistema nervoso funcionalmente em Somático ou de Vida de Relação, que lembra o sistema nervoso que atua em todas as relações que são percebidas por nossa consciência. E em Visceral ou Vegetativo aquele que interage de forma inconsciente, no controle e na percepção do meio interno e vísceras. Tanto o Somático quanto o Vegetativo possuem componentes Aferentes (sensitivos) e Eferentes (motores).

Sistema nervoso somático (vida de relação)

Eferentes: neurônios e axônios motores, contração muscular esquelética e o movimento.

Aferentes: neurônios e axônios sensitivos, tato, dor e etc.

O sistema nervoso somático é uma pequena parte do sistema nervoso. O sistema somático é basicamente composto pelos nervos e neurônios, que atuam como receptores das ordens enviadas pelo cérebro e transmitidas pela medula, realizando todas as atividades chamadas voluntárias pelo sistema nervoso como mexer os braços ou pernas, piscar os olhos, dentre outros que realizamos conscientemente. As ações promovidas pelos cinco sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) também são decorrentes do sistema nervoso somático.

Para realizar suas funções corretamente; o sistema nervoso somático divide as áreas do cérebro em dois grandes grupos, com o intuito de organizar as funções do sistema, sendo denominados: Aferentes e Eferentes. O componente aferente do sistema nervoso somático tem a função de enviar informações ao sistema nervoso central sobre o ambiente em torno da pessoa, usando principalmente os cinco sentidos para está tarefa. Já o componente eferente cuida dos movimentos voluntários do ser humano, recebe as ordens do cérebro por meio dos neurônios estimula os músculos e os ossos para realizar os movimentos.

Com o sistema nervoso somático é possível realizar todo o tipo de contato com o ambiente. Através dos sentidos, o ser humano consegue captar todas as informações que precisa para manter o bom funcionamento do corpo. Além dos sentidos, é possível perceber através do sistema somático a temperatura e a pressão arterial quando estas apresentam sinais impróprios, alertando todo o organismo de que há alguma coisa errada. Até mesmo em problemas relacionados ao sistema nervoso autônomo, como a respiração, batimentos cardíacos e outras funções são possíveis reparar as alterações pelo sistema somático, sendo que a pessoa interpreta da maneira mais cabível aos seus conhecimentos.

Não há doenças conhecidas que afetem diretamente o sistema nervoso somático. Existem, contudo doenças que afetam todo o sistema nervoso, como a Leucemia e o Alzheimer, cujos tratamentos são complicados, com pouca ou nenhuma chance de cura. Talvez o único mal que afete diretamente o sistema nervoso somático seja o desmaio, em que a vítima perde o controle de todos os sentidos, mas isto decorre de outros problemas, como falta de alimentação e queda brusca na pressão arterial.

Sistema nervoso somático (vida de relação-do organismo com o meio)

Aferente

Eferente

Diferença entre Sistema Nervoso Somático e Visceral

Vias Aferentes:

S. N. S. são bem conhecidas: sensações são mais difusas, sem uma localização precisa, seus receptores localizam-se na intimidade das vísceras- visceroceptoras.

S. N. V. são pouco conhecidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com