TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alan Kay, POO e Interface Gráfica

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA/FATEC[pic 3][pic 4]

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

1º CICLO – 2018/2 – DIURNO

Ana Carolina P. E. Coimbra, Fernanda L. L. Melo, Leonardo Ronne O. Cruz

Alan Kay – POO – Interface Gráfica

Franca/SP

Setembro/2018


Alan Kay – POO – Interface Gráfica

Alan Kay (1940, 78 anos) é um cientista da área da computação, nascido em Springfield, Massachusetts, EUA, conhecido por ter criado a ideia de computador pessoal, o conceito do computador laptop e as invenções da interface de janela sobreposta, agora onipresente, e da moderna programação orientada a objetos. Foi criador também da linguagem de programação Smalltalk e da arquitetura das modernas interfaces gráficas dos computadores. Seu profundo interesse pelo modo de aprendizagem de crianças foi o catalisador para essas ideias (SILVEIRA; RIBEIRO, 2013).

Kay foi um dos fundadores do Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox Company (PARC), em Palo Alto, Califórnia. Foi neste centro que a Programação Orientada a Objetos (POO) surgiu em paralelo à criação da linguagem de programação Smalltalk, ambas encabeçadas por Kay em 1972.

A ideia básica da POO é imaginar que programas simulam o mundo real: um mundo povoado de objetos. Dessa maneira, linguagens baseadas nos conceitos de simulação do mundo real devem incluir um modelo de objetos que possam enviar e receber mensagens e também reagir às mensagens recebidas. Esse conceito é baseado na ideia de que no mundo real frequentemente usamos objetos sem precisarmos conhecer como eles realmente funcionam. Assim, programação orientada a objetos fornece um ambiente onde múltiplos objetos podem coexistir e trocar mensagens entre si (BARANAUSKAS, 1993).

Essas duas ideias combinadas são a concepção de um computador direcionado ao homem considerando a comunicação como um processo humano orientado ao entendimento e ao consenso. Assim surgiu uma preocupação com as interfaces, que deveriam dar o poder ao usuário comum para criar, distribuir, e manipular a informação, no sentido de potencializar o uso dos computadores por pessoas comuns e a inclusão do homem no centro do projeto de sistemas.

Foi nesse cenário que se deu a criação da Interface Gráfica do Usuário (GUI – Graphical User Interface), um modelo de interface do utilizador que permite a interação com os dispositivos digitais através de elementos gráficos. Por meio dessa interação, os usuários podem selecionar e manipular ícones e símbolos a fim de conseguir realizar tarefas com algum dispositivo. Esses símbolos são denominados de widgets, na maioria dos casos, e são agrupados em kits (SILVEIRA; RIBEIRO, 2013).

É atribuído ainda à Alan Kay a criação das janelas, que possuíam bordas e barras de títulos que permitiam a identificação e o reposicionamento delas, o conceito de ícones e o menu de contexto, as barras de rolagem, as caixas de diálogo e os botões de opções (KAY; GOLDBERG, 1977).

A partir de 1984 Kay associou-se a Apple Computer, onde várias de suas ideias começaram a ser exploradas de modo comercial, até o fechamento da ATG (Advanced Technology Group), uma das divisões de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Ele então associou-se a Walt Disney Imagineering. Após a Disney, ele fundou em 2001 o Viewpoints Research Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada às crianças, ao aprendizado e ao desenvolvimento de software avançado (SILVEIRA; RIBEIRO, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com