TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Por:   •  1/10/2019  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

MENDONÇA, Alzino Furtado de; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: A Reinvenção da Sala de Aula? Goiânia, Ed. PUC/Goiás, 2011.

        O estudo intitulado como “Ambientes Virtuais de Aprendizagem: A Reinvenção da Sala de Aula?” aborda sobre a reflexão dos ambientes de ensino-aprendizagem que utilizam como suporte as tecnologias de comunicação e informação, diretamente utilizadas por diversos cursos. Classificando ainda tipos diversos de ambientes que proporcionam oportunidades de comunicação participativa entre seus usuários (discentes, docentes e tutores), possibilitando a transferência e captura de informações.

Conforme salientam os autores, a educação a distancia se faz presente no Brasil desde o inicio do século XX, contudo, tendo o correio como seu principal meio de comunicação. A medica que ocorre avanço tecnológico foram surgindo outros meios de comunicações a qual a categoria de educação a distância passou a utilizar, ganhando assim grande visibilidade perante o mercado por se adequar as novas tecnologias e assim facilitando tanto a execução pedagógica como comunicação entre seus usuários.

Através dos avanços tecnológicos os usuários de mídias em geral passaram a usufruir de diversas ferramentas de comunicação disponibilizadas na internet. Conforme o estudo, em alguns sistemas hospedados nesta rede, encontram-se ferramentas reunidas e organizadas em um único espaço virtual, visando oferecer ambiente interativo e adequado à transmissão, captura e compartilhamento de informação.

Os ambientes virtuais de aprendizagem surgiram através da busca por parte dos educadores em aproveitar a internet de maneira eficaz, em processos formativos, no qual incorporasse novas tecnologias na área da computação que favorecesse tanto as atividades docentes como as atividades discentes. Nos ambientes virtuais que são disponibilizados todo o conjunto de comunicação entre os envolvidos, desde matérias didáticos, execução de atividades e participação coletiva e/ou individual.

Referente aos meios de comunicações pertinentes nestes ambientes, os autores destacam a comunicação síncrona e assíncrona. A comunicação síncrona acontece quando a mesma é executada em tempo real, já a assíncrona, corresponde a utilização de fóruns de debates, que não são executadas simultaneamente pelos os envolvidos em tempo real, podendo estes a participar em momentos diferentes, mesmo que não estejam online.

São vários os recursos disponibilizados pelo ambiente virtual de aprendizagem aos seus usuários, isso por serem ambientes criados para a internet. Os recursos que os ambientes podem oferecer podem facilitar todos os processos envolvidos no desenvolvimento e na execução de um curso a distância, especialmente, a troca de informação e comunicação.

Existem diversas plataformas que podem ser utilizados para o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. Dentre eles podem ser destacados: TelEduc, AulaNet, e-ProInfo e ROODA, que são plataformas criadas por empresas nacionais.

TelEduc é uma plataforma que se diferencia das demais por ser elaborado de forma participativa, onde os usuários contribuem diretamente no processo de levantamento , projeto e teste do ambiente.

AulaNet, ambiente já no mercado desde 1997 que         a cada ano tem realizado testes e melhorado seu desempenho. Bastante utilizando em cursos de educação a distancia a quais focam o trabalho em conjunto entre docente e discente.

Tais ambientes são desenvolvidos a partir de determinadas concepções pedagógicas, podendo, por isso, adotar diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. Desta forma, ressalta os autores que ao optar por um ambiente virtual de aprendizagem é preciso verificar se o mesmo oferece as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas quais o curso está fundamentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com