TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Libre Office

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

        A análise do software LibreOffice Calc tem o objetivo de aplicar através da prática, os conceitos apresentados na aula de Engenharia de Software, para definir um nível de qualidade do software analisado. O LibreOffice Calc é um editor de planilhas que faz parte de uma das principais suítes de aplicações gratuitas para escritório, por isso surgiu a ideia de analisar a sua qualidade. Para isso o comparamos com um dos principais editores de planilhas, o Excel, desenvolvido pela Microsoft.


Abstract

        The analysis of LibreOffice Calc software is designed to apply through practice, the concepts presented in class software engineering to define a level of quality of the reporting software. LibreOffice Calc is a spreadsheet editor that is part of a major suite of free applications for office, so the idea to analyze its quality. For this we compare it with one of the leading spreadsheet editor, Excel, developed by Microsoft.


Sumário

Sumário

1.Introdução        8

1.Analise de Qualidade        9

Conclusão        11


  1. Introdução

        O LibreOffice Calc é um aplicativo multiplataforma editor de planilhas que faz parte da suíte LibreOffice, desenvolvido pela empresa The Document Foundation. Surgiu em setembro de 2010 como uma ramificação do projeto OpenOffice.org mantido pela Apache Software Foundation que por sua vez também é uma ramificação do projeto StarOffice.org que foi adquirido e teve seu código aberto pela Sun Microsystems.

        Este software foi escolhido para ser analisado, pois há uma grande variedade de opções de softwares que possuem o mesmo objetivo, assim surgiu a ideia de identificar e definir a sua qualidade, utilizando os conceitos e as técnicas apresentadas na aula de Engenharia de Software.

        Inicialmente fizemos uma comparação com um dos, ou talvez o principal software editor de planilhas eletrônicas, o Excel desenvolvido pela Microsoft. Ao longo deste trabalho vamos entender as características que contribuem positivamente ou negativamente para a qualidade do software.


  1. Analise de Qualidade

  1. Corretude

        O editor de planilhas Calc possui uma grande variedade de funções, sendo as principais delas: criar tabelas e planilhas e realizar cálculos através de fórmulas. Neste aspecto, o software se comporta corretamente e executa muito bem suas funções mas para utilizarmos suas ferramentas em geral é necessário possuir um conhecimento básico.

        Sabemos que a evolução da computação nos permitiu adicionar imagens para ser exibidas na tela de nossos dispositivos, assim foi possível personalizar a interface dos Sistemas operacionais e dos softwares, surgiu os ícones e o texto, por sua vez passou a ser um complemento, tudo isso para facilitar a “leitura” e interpretação das telas do computador, e para isto o texto sempre foi usado. O Calc, no entanto, não utiliza texto para auxiliar a leitura e identificação dos ícones das ferramentas, apenas se o usuário apontar o cursor para um item da barra de ferramentas, dificultando assim a utilização por um usuário leigo do editor de planilhas eletrônicas .

        A disposição dos itens na barra de ferramentas superior do aplicativo dificulta também a sua utilização, pois estão distribuídos com pouca organização: as ferramentas mais comuns ficam dispostas em forma de ícones apenas, e as outras mais avançadas, estão em forma de menus em lista. Outros softwares editores de planilhas já adotaram uma organização por “guias” em que as ferramentas são separadas de acordo com sua utilização, aumentando o espaço para adicionar mais ícones assim como texto para auxílio. Por esse motivo é necessário que o usuário possua algum conhecimento no software para conseguir fazer um uso mais abrangente de suas ferramentas

  1. Funcionalidade

        O aplicativo disponibiliza todas as ferramentas e funções necessárias para realizar o que é necessário para criar tabelas, gerenciar planilhas e realizar cálculos. Mesmo sendo difícil o acesso a algumas destas ferramentas, é possível realizar suas tarefas, obtendo um bom resultado.

        Entretanto uma dentre as funções que o software se dispõe a fazer é a gravação de macros, esta ferramenta, porém, não está presente no software, quando clicamos em “ferramentas” na barra ferramentas do aplicativo e em seguida na opção macros, podemos ver que não está presente a opção “gravar macro”.

        Na documentação do software, que está disponível nele mesmo através da opção ajuda e na internet, através da wiki onde temos acesso a informações do sistema e também informações de como usá-lo, afirma-se que o editor de planilhas possui a ferramenta para gravação de macros, e inclusive de como habilitá-la, porém mesmo seguindo os passos do “how to” (como fazer) a opção não é habilitada.

        O aplicativo não oferece questões de segurança, como segurança de acesso, bloqueio de documentos, sistema de backup e restore, oferece apenas uma opção para proteger planilhas de modificações, ou seja, impede que que o usuário realize alterações no arquivo, mas nada impede que esta opção seja desabilitada.

  1. Confiabilidade

        Como foi dito, o software é capaz de realizar o que é predestinado e não apresenta falhas frequentes ao longo de seu uso, e quando ocorre é uma falha que não prejudica totalmente o desempenho do software ou o trabalho que está sendo realizado mas sim é desconfortável ao usuário.

        Contudo, em ocasiões em que uma falha venha a acontecer, a forma que o software reage não é de muito agrado, pois não especifica ao usuário o motivo de ter falhado nem mesmo como resolver ou apenas evitar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com