TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1: A Natureza De Um Projeto. Desenvolvimento Do Conceito.

Artigo: Etapa 1: A Natureza De Um Projeto. Desenvolvimento Do Conceito.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  3.645 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

Nosso projeto trata-se da organização de uma festa de casamento. Os noivos buscaram nossos serviços para que o evento aconteça na data planejada e de forma com que tudo saia como sonharam. Por isso nossa empresa buscou delegar responsabilidades para profissionais com conhecimento na área de atuação. Sabemos que será necessário a organização e acompanhamento em cada processo, pois uma falha desagradaria as expectativas dos contratantes e colocaria em questão a imagem do contratado.

2. Desenvolvimento

Inicialmente vamos deixar clara a definição de projeto “esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou um resultado único” trata-se de uma iniciativa que é diferenciada das atividades rotineiras, é uma iniciativa única que tem um fim definido, ou seja, tem um objetivo claro, que quando atingido caracteriza o fim do projeto. Projetos podem ser de inúmeros tipos e tamanhos diferentes, e podem envolver áreas de atuações diferentes, eventualmente não tendo nada haver com a criação de um novo negócio.

Todo projeto surge de uma necessidade, seja de uma nova criação ou de melhoria em um processo existente. Antes de falarmos que vamos iniciar um projeto temos que definir um plano de negócio, neste momento que a analise de SWOT tem papel fundamental, este plano tem como objetivo avaliar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos do mercado onde será implantado o projeto.

Características de projetos:

- Empreendimentos independentes. - Entrega de resultado único.

- Propósitos e objetivos diferentes. - Recursos próprios.

- Duração limitada. - Administração e estrutura próprias.

O fim de um projeto se caracteriza nas seguintes situações, quando as metas foram alcançadas, quando por algum motivo ele não é mais viável ou a necessidade que motivou seu inicio não exista mais. Quanto aos interesses de um projeto podemos ter várias partes, como financiadores, patrocinadores, governos, vizinhos, sindicatos, etc.

Desenvolvimento e Gestão de Projeto

“Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender seus requisitos”. Acima de tudo um gestor de projetos deve apresentar atitudes, administração, coordenação e valores necessários para a boa condução do projeto.

Atualmente gestores de projetos seguem modelos de trabalhos definidos pelo PMI e escritas no PMBOK , onde foram compiladas as melhores práticas de gerenciamento de projetos, podendo ser aplicadas em diferentes tamanhos e tipos de projetos. Dentre as principais definições deste modelo de trabalho foram definidos os processos de trabalhos, “Iniciação, planejamento, execução, controle e finalização de um projeto”.

Seguindo este método definido acima podemos aumentar significativamente a probabilidade de êxito no projeto, atendendo prazos e custos estipulados no inicio do plano. O PMI ainda dividiu os processos de trabalhos em nove áreas de atuação sendo:

- Gestão de escopo. - Gestão integrada do projeto.

- Gestão de custo. - Gestão de recursos humanos.

- Gestão de riscos. - Gestão da comunicação.

- Gestão de prazo. - Gestão das aquisições.

- Gestão de qualidade.

Existem ainda ferramentas para auxiliar as atividades de gestão de projetos, são softwares específicos e conhecidos por gestores atuais, tais como, Microsoft Project, Time Control, ABT e pacotes da empresa Primavera. Mais cuidados devem ser tomados na utilização destes softwares, pois por mais que estas ferramentas são sofisticadas e eficientes elas devem ser bem “pilotadas”, se não houver conhecimentos teóricos e conceitual que extrapole os resultados do software, existe riscos do projeto dar errado pois se as informações inserida no software não for corretas, os resultados serão drásticos, conhecido como “se entra lixo, sai lixo”.

Um Gestor de projeto terá a responsabilidade acima de tudo de lidar com pessoas, tais como, equipes de projeto, clientes quem financia o projeto, fornecedores e outras áreas envolvidas ao projeto e esta é uma das lideranças que deve ser características do gestor onde o software de apoio não ajuda. Quanto a duração de um projeto depende muito dos incentivos de seus patrocinadores e proprietários, normalmente são classificados em curto prazo (dentro do primeiro ano) médio prazo (dentro de dois anos) e longo (quando irá exceder dois anos)

Naturalmente todo projeto deverá passará por um ciclo, são fases desde sua concepção até a conclusão, são elas ( Conceituação, Planejamento, Implementação ou Execução e Conclusão ) ao final de todas as fases o projeto encerra seu ciclo de vida.

Projeto da Equipe

Organização do Cerimonial (Junior e Jéssica) conhecidos como JúJé

Qual a descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com