TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicativo Móvel para Notificar Problemas de Ordem Urbana

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

Minha Cidade

Aplicativo Móvel para Notificar Problemas de Ordem Urbana

André de Oliveira Ubatuba

Centro Universitário La Salle

Canoas, Brasil

andreubatuba@hotmail.com

Authors Name/s per 2nd Affiliation (Author)

line 1 (of Affiliation): dept. name of organization

line 2-name of organization, acronyms acceptable

line 3-City, Country

line 4-e-mail address if desired[a]

Resumo - 

Abstract—This electronic document is a “live” template and already defines the components of your paper [title, text, heads, etc.] in its style sheet.  *CRITICAL:  Do Not Use Symbols, Special Characters, or Math in Paper Title or Abstract. (Abstract)

Keywords—component; formatting; style; styling; insert (key words)

  1.  Introdução 

Problemas urbanos, seja por falta de manutenção ou inexistência do recurso, acontecem em todos os grandes centros do país. Por mais competente que seja a gestão do município, ainda se faz necessária uma fiscalização mais eficiente, que muitas vezes se torna inviável pelo tamanho da área a ser monitorada diariamente e o custo envolvido.

        Um dos deveres do cidadão previsto na Constituição Brasileira é "Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.[b]", porém a falta de divulgação de canais de relacionamento de prefeituras com o cidadão, a dificuldade de notificar o problema encontrado ou até mesmo a demora ao obter uma resposta e ter a certeza que sua denúncia chegará ao setor competente, faz com o que o cidadão perca a motivação em realizá-la.

        Os usuários de telefonia móvel foram testemunhas de uma verdadeira revolução na área de telecomunicação na última década.

Iniciada pela concepção e produção de smartphones, telefones celulares que possuem sistemas operacionais cujas funções adicionais podem ser estendidas através de aplicativos baixados em lojas virtuais, chamados Apps (Applications). Os fabricantes desses sistemas operacionais, disponibilizam seu framework para que qualquer desenvolvedor tenha oportunidade de criar um aplicativo e vendê-lo na respectiva loja virtual. Outros recursos de hardware, além de grande processamento e capacidade de memória, são a presença de câmeras de vídeo de alta resolução e GPS. Este último permitiu a criação de aplicativos baseados em serviços de geolocalização, possibilitando ao usuário, por exemplo, postar em uma rede social em qual restaurante ele esteve ou qual itinerário percorreu em uma caminhada.

        Dentre os sistemas operacionais o que mais se destaca é o Android. Desenvolvido pela Google, sua grande popularização se deve ao fato de rodar em vários smartphones independente do fabricante, diferente de seu maior rival o IOS, desenvolvido pela Apple e que só roda em IPhones. Outro fator relacionado a popularização da plataforma Android ser disponibilizada para qualquer fabricante de smartphone é o custo final dos aparelhos, podendo ser acessível às camadas sociais mais baixas[c].

        Uma pesquisa realizada pelo instituto empresa de consultoria IDC (International Data Corporation) realizada em 2014 mostra o domínio absoluto da plataforma Android que representa 78,6% da fatia do mercado mundial de sistemas operacionais móveis[d], como mostra na figura 1.

[pic 1]

Figura 1: titulo da figura

A necessidade de um meio mais prático para um cidadão comum zelar pelos recursos urbanos de sua cidade, aliada a popularização de dispositivos móveis como smartphones e tablets com acesso à internet, levam a ideia de criar um aplicativo que possa facilitar essa tarefa. Um sistema ideal deve oferecer facilidade, rapidez e eficiência[e] na hora de um cidadão relatar alguma irregularidade em seu município, bem como a possibilidade de monitorar o andamento de suas notificações.

  1. Problema

Como a ferramenta está ligada diretamente a interesses políticos, e uma vez que seu objetivo é exibir um retrato fiel dos problemas de ordem urbana no município, podem haver usuários com a intenção de distorcer esses números, gerando falsas estatísticas atribuídas a gestão atual.

        A caracterização do problema gira em torno das regras que determinam e limitam as notificações, impedindo o mal uso da ferramenta, diminuindo ao máximo o número de situações fraudulentas.

        Uma dessas situações pode ser o número excessivo de notificações feitas por um mesmo usuário para um mesmo problema a ser relatado. O aplicativo deve impedir esse tipo abuso, além de verificar se a denúncia já foi relatada por outro usuário, nesse caso a denúncia teria seu grau de importância elevado ao invés de duplicá-la.[f]

  1. Objetivos

O objetivo principal deste trabalho é propor e implementar soluções que garantam o máximo de autenticidades nos relatos realizados pelos usuários sobre problemas encontrados no município.

        Os objetivos secundários compreendem a criação de um aplicativo móvel para plataforma Android com uma interface simplificada e que estimule os cidadãos a zelar e fiscalizar as vias públicas.[g]

  1. Justificativa

O aumento e a popularização de serviços oferecidos via internet, substituindo em muitos casos o contato humano, acabam facilitando e agilizando a vida das pessoas economizando o tempo, por exemplo, ao fazer uma transferência on line ao invés de se locomover até uma agência bancária ou caixa eletrônico. Em contra partida acaba levantando dúvidas sobre segurança dos dados e a veracidade dos fatos disponíveis ou divulgados na rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (113 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com