TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema de Mobilidade Urbana em Salvador

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Mobilidade urbana é o modo pelo qual uma determinada cidade se locomove, interligando todos pontos da cidade fazendo com que a cidade flua. Mas na prática o que vemos nas cidades brasileiras é completamente diferente, engarrafamentos quilométricos, ônibus lotados, cidades sem ciclovias. Esse problema deve-se também ao fato que o govervo deu ensemtivo como redução de IPI e o numeromero de parcelas almentaram possibilitando que as pessoas de classes menosres pudessem comprar seus próprios veículos, mas isso também é por causa que a mobilidade em maior caso como, metros mais modernos estão no centro onde moram as pessoas de maior poder aquisitivo então omesmo com a construção para mobilidade urbana em alguma cidades as pessoas de menor poder aquisitivo que moram nas periferias preferem o veículo próprio.

Esse problema vem acontecendo aos poucos mas nossos governantes foram empurrando com a barriga e hoje chegou em um limite que as cidades travaram, algumas cidades estão tentando implantar sistemas de mobilidade urbana para amenizar a situação como: BRT (Bus Rapid Transit) que são corredores de ônibus,  viadutos,  ciclovias mas ainda não é o suficiente.

http://www.infoescola.com/transporte/mobilidade-urbana/

http://mobsalvador.blogspot.com.br/

2 – Sem o sistema de mobilidade urbana eficiente, bem planejada em que as estradas, as pontes, viadutos ou seja, todo o sistema urbano esteja interlaçados e bem estruturados a logística não funcionará, haverá atrasos nas encomendas, produtos perecíveis estragaram

3 – Problema de Mobilidade Urbana em Salvador

1: Transporte Publico – O transporte público em Salvador é caótico, antigo, precário a Prefeitura em parceria com o Governo da Bahia vem tentando amenizar a situação, estão tentando construir o metrô de Salvador que ligaria na linha 02 Lapa - Bonocô - Iguatemi - Paralela - Aeroporto - Lauro de Freitas.

2: Engarrafamentos Quilométricos,  Também estão sendo construídos 03 viadutos sobre a paralela que liga a Narandiba a paralela e os demais bairros, que folgará o transito na região. Os viadutos entre a Avenida Jorge Amado e a sede da Advocacia Geral da União vão facilitar a ligação entre a Avenida Paralela e os bairros do Imbuí, Boca do Rio e Stiep, além da orla, enquanto as vias marginais vão ligar o Centro Administrativo (CAB) à Avenida Luis Eduardo Magalhães e esta avenida ao Imbuí.

O viaduto de Narandiba irá ligar a Avenida Edgar Santos (proximidades da Coelba) ao Imbuí (próximo ao almoxarifado da Farmácia Santana), facilitando o acesso ao Cabula, Narandiba, Engomadeira e Tancredo Neves.

No total, serão quase 3 km de novas vias. Os viadutos que vão ligar o Imbuí à Paralela terão, respectivamente, 295 e 415 metros. Um deles terá duas faixas e o outro será de faixa mista, com duas e três pistas. Já as vias marginais que vão ligar a Avenida Luís Eduardo Magalhães ao CAB, e vice-versa, terão 1.90 km e 1.06 km, respectivamente. Cada um terá três faixas. O viaduto que vai ligar o bairro de Narandiba a à Avenida Edgard Santos e ao Imbuí terá 172 metros de extensão e duas pistas.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/04/governador-anuncia-construcao-de-viadutos-na-paralela-em-salvador.html

Data: 11/03/2014

3: Ciclovias, em Salvador quase não existe ciclovias mas para acabar com esse problema a atual Gestão da Prefeitura de Salvador realizou um projeto em estudo em Salvador, capital da Bahia, pretende colocar a cidade definitivamente no mapa cicloviário do Brasil.

O projeto Cidade Bicicleta – Mobilidade Para Todos, criado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), quer incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer por meio da instalação de ciclovias na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com