TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo engenharia de software Levantamento de requisitos de software

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo engenharia de software

Levantamento de requisitos de software

É o inicio de tudo o desenvolvimento de software essencial para o sucesso e boa funcionalidade do software, Sormmerville (2003) propõe um processo genérico de levantamento e análise que contem as seguintes atividades:

  • Compreensão do domínio: Os analistas devem entender o que é obrigatório conter no software a ser desenvolvido (domínio da aplicação).
  • Coletas de requisitos: É o processo de interação dos stakeholders (todos os interessados no software devem concordar com as atividades praticadas) para descobrir o que o software deve conter e fazer (requisitos). Fazendo isso é possível desenvolver o domínio melhor.
  • Resolução de conflitos: Nessa atividade tem-se por objetivo resolver os problemas encontrados, é mais comum ocorrer essa atividade quando há vários stakeholders envolvidos.
  • Definição das prioridades: Em qualquer conjunto de requisitos, alguns são mais importantes que outros. Esse estágio envolve a reunião dos stakeholders para definir qual componente e mais importante que o outro.
  • Verificação de requisitos: Nessa atividade os stakeholders se reúnem para verificar se os requisitos estão completos e se todos concordam com o que o software ira conter.

Dificuldades encontradas

Algumas das razoes para a baixa satisfação dos usuários são:

  • Na fase de levantamento de requisito. Onde as técnicas não usadas de forma adequada.
  • A falha do analista em descrever de forma clara, sem ambiguidade (duplo sentido) e sem possíveis dificuldades há serem encontradas, assim dificultando o entendimento do que o software deve fazer.

Entre as dificuldades encontradas na fase de levantamento de requisitos estão:

  • O usuário principal não sabe com certeza o que deseja que o software faça, ou sabe, porem não sabe passar para o analista.
  • Os requisitos identificados não são realistas e não se assemelharão com requisitos informados por outras pessoas.
  • Um stakeholder não exerce sua função, mas sim a função de outro, dessa forma causando perda de dinheiro e tempo para todos envolvidos.

Identifica-se um levantamento de requisitos adequado através de uma boa definição do que o software deve fazer, da efetividade de entrega do documento de requisito, de uma boa quantidade de levantamento de requisitos inadequados para um diagnostico muito bem elaborado e de soluções inteligentes para os diagnósticos. Já os levantamentos de requisitos inadequados, o resultado é um diagnostico pobre com conclusões comprometidas, os problemas não são identificados muito menos resolvidos, têm custos elevados, prazos vencidos ou próximos do prazo de entrega, processos fundamentais são omitidos, sendo assim a única coisa que se obtém do projeto em questão e descrédito.

Técnicas de levantamento de requisitos

As técnicas de levantamento de requisitos têm como objetivo principal levantar as informações necessárias de forma clara e objetiva, facilitando as dificuldades encontradas na fase de levantamento de requisitos.

Observação direta ou levantamento orientado a pontos de vista.

As abordagens orientadas a ponto de vista, a engenharia de requisitos reconhecem diferentes pontos de vista e os utilizam para estruturar e organizar o processo de levantamento e os próprios requisitos. Uma importante capacidade da analise orientada a pontos de vista e que ela reconhece a existência de varias perspectivas e oferece um framework para descobrir conflitos nos requisitos propostos por diferentes stakeholders.

O método VORD (viewpoint – oriented requirements definition – definição de requisitos orientada a ponto) foi projetado como um framework orientado a serviço para o levantamento e analise de requisitos.

  • A primeira etapa da analise de ponto de vista - Nessa etapa os analistas se reúnem com os stakeholders utilizando a abordagem de brainstorming para identificar os serviços em potencial e as entidades que interagem com o sistema.
  • A segunda etapa é a estruturação de pontos de vista, que se baseia em agrupar os pontos de vista que foram encontrados e registrados, organizando os pontos que se relacionam de forma hierárquica. Serviços comuns estão localizados nos níveis mais altos da hierarquia e herdados por pontos de vista de nível inferior.
  • A etapa de documentação do ponto de vista tem por objetivo registrar os pontos de vista e serviços identificados de forma melhorada, facilitando o entendimento.
  • O mapeamento de sistema conforme o ponto de vista envolve identificar objetos em um projeto orientado a objetos, utilizando as informações de serviço que estão presentes nos pontos de vista.

Etnografia

A etnologia e uma técnica de observação que pode ser utilizado para compreender os requisitos sociais e organizacionais, ou seja, entender a politica organizacional bem como a cultura de trabalho com o objetivo de familiarizar-se com o sistema e sua historia.

Nessa técnica o analista se dirige ao ambiente de trabalho no qual o sistema será observado. O trabalho é observado e são anotadas as verdadeiras tarefas que serão realizadas com o sistema. O principal objetivo da etnografia é ajudar a descobrir os requisitos do sistema que são mais difíceis de serem encontrados, refletindo o que realmente acontece no local do trabalho, e não o que deveria acontecer, com as mesmas pessoas envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com