TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações e resistências da transformação digital em uma seguradora brasileira

Por:   •  7/9/2022  •  Monografia  •  4.240 Palavras (17 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em _________ (Nome do curso) – Ano ____ (ano da defesa)

        [pic 2]

Aplicações e resistências da transformação digital em uma seguradora brasileira

Marina Peres Resende¹*; Gabriela Scur2

1 Consultora de Analytics e Atuária. Rua Édio Anor Barbi, 80 – Jardim Santo Antônio; 37820-000    Arceburgo, MG, Brasil

2  Professora Doutora. Av. Humberto de Alencar Castello Branco, 3972 – Assumpção; 09850-901  São Bernardo do Campo, SP, Brasil

*autor correspondente: marinaperes07@gmail.com

Aplicações e resistências da transformação digital em uma seguradora brasileira

Resumo

Na atualidade, o mercado mundial está cada vez mais competitivo e digital, o que exige para todos os segmentos, entre eles o mercado de seguros, um processo de transformação digital, que envolve novas tecnologias, desafio para as empresas seguradoras, pois deverão incorporá-las como estratégia para se manterem no mercado. O objetivo principal do trabalho foi compreender os fatores críticos de sucesso e conflito para a adoção de práticas modernas de transformação digital. O trabalho em foco tratou-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Os benefícios das inovações tecnológicas para o mercado de seguros é de suma importância, pois é através da transformação digital que as seguradoras enfrentam desafios e ganham competitividade, aumentam eficiência, reduzem custos, criam melhores relacionamentos com clientes, oferecem novos serviços, previnem fraudes, otimizam processos entre outros benefícios. A transformação digital no setor de seguros é uma prioridade. Por isso, à necessidade das seguradoras em se adequarem ao mercado da inovação.

Palavras-chave: mercado de seguros; transformação digital, desafios; inovações tecnológicas.

Applications and resistances of digital transformation in a brazilian insurance company

Abstract

Currently, the world market is increasingly competitive and digital, which requires for all segments, including the insurance market, a process of digital transformation, which involves new technologies, a challenge for insurance companies, as they must incorporate them. them as a strategy to remain in the market. The main objective of the work was to understand the critical success and conflict factors for the adoption of modern digital transformation practices. The work in focus was a literature review on the subject in question. The benefits of technological innovations for the insurance market are of paramount importance, as it is through digital transformation that insurers face challenges and gain competitiveness, increase efficiency, reduce costs, create better customer relationships, offer new services, prevent fraud, optimize processes, among other benefits. Digital transformation in the insurance industry is a priority. Therefore, the need for insurers to adapt to the innovation market.

Keywords: insurance market; digital transformation, challenges; technological innovations.

Introdução

Na atualidade, o mercado mundial está cada vez mais competitivo e digital, o que exige para todos os segmentos, entre eles o mercado de seguros, um processo de transformação digital, que envolve novas tecnologias, desafio para as empresas seguradoras, pois deverão incorporá-las como estratégia para se manterem no mercado, ganhar em produtividade, agilidade e na exatidão de informações. Nesse contexto, investir na transformação digital tornou-se um desafio para o mercado de seguros, pois ainda algumas seguradoras encontram resistência e entraves para a implantação da transformação digital.

O mercado de seguros envolve vários segmentos (saúde, automóvel, empresarial, residencial, vida, entre outros), e tem passado por mudanças importantes, principalmente no perfil de seus clientes, sendo que as novas gerações estão mais ligadas à mobilidade. Da mesma forma, não desejam interagir através do call center, mas através de chats, apps e via website.

A Transformação Digital é entendida como uma tecnologia ao invés de mudanças no modelo de negócio. Isso cria um desafio para os líderes – responder as mudanças no âmbito do negócio não são mais sobre tamanho, velocidade, comportamento ou força, mas sim a sobrevivência do mais inteligente (Kazim, 2019).

Ainda segundo Kazim (2019, p. 26), pesquisas demonstram que a Transformação Digital influenciará quatro dimensões de uma organização: 1) uso da tecnologia; 2) mudança na geração de valor; 3) mudança estrutural; e 4) aspectos financeiros. Isso propicia o surgimento de novos modelos de negócios e a criação de novos nichos de mercado. A inovação está no centro da discussão das organizações e tem sido um dos temas de grande abrangência no âmbito empresarial e da sociedade.

Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro. Porter (1989) defende que “a inovação é uma das principais formas de uma empresa atacar concorrentes bem fortificados”, e complementa que “a transformação tecnológica é um dos principais condutores da cadeia de valor” (Porter, 1989, p.164).

Esse conceito estabelecido pelo autor vem ao encontro da atualidade, que tem a inovação atrelada às transformações tecnológicas, impactando diretamente a cadeia de valor das organizações e a continuidade dos negócios. Embora a digitalização já tenha mudado significativamente vários setores, a transformação da Tecnologia da Informação e Comunicação no setor de seguros foi iniciada tardiamente e ainda está em vias de implementação plena (Eling e Lehmann, 2018).

As inovações tecnológicas são fatores cruciais que transformam a indústria financeira e tem resultado na obtenção de eficiência, embora a transformação possa ser observada com cautela e incerteza na fase inicial da implementação. A indústria de seguros não está isenta de tais evoluções tecnológicas, com resultados concebíveis de novas estratégias para entrega de serviços, com grandes oportunidades para coleta de informações e detecção de fraude que pode levar a uma melhor identificação e a métodos para prevenção de riscos (OECD, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (261.5 Kb)   docx (94.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com