TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Música Brasileira X a Influência da Midia Digital

Por:   •  5/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

A música brasileira é uma das diversas manifestações da cultura brasileira. Ela tem maior influência a música africana, trazida pelos escravos, com seus ritmos frenéticos e instrumentos rudimentares, porém ela foi formada pela fusão desses ritmos aos ritmos europeus e indígenas, trazidos pelos colonizadores portugueses e pelos escravos.

Até o século XIX, a música brasileira foi construída e influenciada pelos Portugueses. Tanto a erudita como a popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica. Praticamente não existem traços do indígena na corrente principal, salvo em alguns gêneros folclóricos de ocorrência regional.

O primeiro ritmo musical originalmente brasileiro foi o maxixe, formado a partir de uma mistura entre o "lundu” (umbigada) e a "modinha" portuguesa. Com a umbigada do lundu e a poesia da modinha a identidade musical brasileira foi se moldando, e foi por volta dos anos 1880 que surgiu um novo jeito de fazer música no Brasil. Foi no subúrbio da então capital Rio de Janeiro, era uma forma mais charmosa e chorosa de se tocar as canções populares vindas da Europa, o que começou a ser chamado de “choro”.

Ao longo dos séculos, houve uma expansão e diversidade na musicalidade brasileira. Foi a partir do século XX que a musica brasileira começou a tomar uma identidade própria. Esse crescimento musical ao longo do século XX, inclui o surgimento de escolas musicais, gravadoras, fábricas de instrumentos, orquestras sinfônicas e conjuntos diversificados, emissoras de rádio e televisão, editoras de partituras, festivais e outras vias de produção e divulgação, tornou a música brasileira conhecida e apreciada internacionalmente, sendo objeto também de intenso estudo especializado no Brasil e no estrangeiro.

Na década de 50, a televisão chegou ao país e aos poucos foi tomando o lugar do rádio nas casas das classes sociais mais altas, e foi aí que um novo movimento nascia no Rio de Janeiro. A Bossa Nova, inovando a música brasileira. Eram músicas inovadoras, pois suas composições tratavam sobre assuntos com caráter apreciativo, exaltação da beleza, criadas a partir de associações entre palavras esteticamente semelhantes, e sua elaboração harmônica era muito desenvolvida, abusando de escalas e sonoridades não usadas nos outros estilos brasileiros.

Desde então, o crescimento musical não parou. Nos dias atuais esses ritmos ainda são populares, assim como outros que sugiram na cultura brasileira ao longo dos anos.

Hoje, pela influência da mídia digital, temos acesso a todo tipo de ritmo músical, e de todas as classes sociais.

Em cada local, é totalmente normal e cultural ser adotado um tipo musical. Por exemplo, nas periferias é comum ouvirmos funk, rap, hip, hop, samba. No nordeste, o comum é o forró e em cada cidade, estado, comunidade existe um ritmo musical adotado.

Nos dias atuais, a musicalidade e o gosto pela música foi ampliada, e vemos a mistura de ritmos, estilos e preferencias frequentemente.

Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com