TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arduino Sistema e Esquemas

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

NOME(S)

RA

CURSO

MODALIDADE DE PESQUISA

Verificar as modalidades de TCC para seu curso

ÁREA DO CONHECIMENTO

Verificar as áreas de conhecimento propostas para seu curso

TEMA DE PESQUISA:(Máx. 70 caracteres - Descrição do tema a ser estudado de forma GERAL) 

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

 

PERGUNTA DE PESQUISA:(Máx. 140 caracteres - Qual a pergunta da pesquisa que guiará este estudo?)

Quais as principais ferramentas de avaliação para mensurar a sustentabilidade do desenvolvimento?

OBJETIVOS DE PESQUISA

Objetivo Geral (Máx. 250 caracteres. Começar com verbo. Ex. Avaliar..., Investigar..., Identificar..., Analisar...etc.):

O objetivo deste estudo é identificar e fazer uma análise comparativa das ferramentas mais relevantes para medição da sustentabilidade em novos desenvolvimentos.

Objetivos Específicos (Máx. 300 caracteres - listar de 3 a 5 objetivos específicos em tópicos - também iniciar com verbos)

Com o intuito de determinar quais as mais importantes ferramentas de avaliação de sustentabilidade existentes, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

[pic 3] contextualizar o conceito de desenvolvimento sustentável;

[pic 4] analisar os fundamentos teóricos e empíricos das ferramentas de avaliação de sustentabilidade;

[pic 5] levantar as principais ferramentas de avaliação de sustentabilidade.

JUSTIFICATIVA (Máx. 1200 caracteres. Apontar o porquê da escolha do tema e a contribuição do trabalho)

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu nos anos 70 e preconiza um tipo de desenvolvimento que garanta qualidade de vida para as gerações atuais e futuras, sem a destruição da sua base de sustentação, que é o meio ambiente. O surgimento do termo desenvolvimento sustentável, que se tornou rapidamente uma unanimidade em todos os segmentos da sociedade, ocasionou o aprofundamento da discussão sobre o real significado teórico e prático desse conceito. A questão que se estabelece a partir desse aprofundamento é: como o desenvolvimento sustentável pode ser definido e operacionalizado, para que seja utilizado como ferramenta de ajuste dos rumos que a sociedade vem tomando em relação a sua interação com o meio ambiente? Este estudo procura preencher essa lacuna, sendo parte de um projeto maior que visa a uma compreensão mais aprofundada a respeito desse tema complexo.

REVISÃO DA LITERATURA (Máx. 1000 caracteres - Nesta primeira parte da Fundamentação Teórica, será realizada uma pesquisa de caráter geral, para verificar o que tem sido estudado, escrito sobre o tema (horizontal) – foco no tema de forma geral.

Segundo Costanza (1991), o conceito de desenvolvimento sustentável deve ser inserido na relação dinâmica entre o sistema econômico humano e um sistema maior, com taxa de mudança mais lenta, o ecológico. Para ser sustentável, essa relação deve assegurar que a vida humana possa crescer e desenvolver sua cultura, indefinidamente, observando-se que os efeitos das atividades humanas permaneçam dentro de fronteiras adequadas, de modo a não destruir a diversidade, a complexidade e as funções do sistema ecológico de suporte à vida. Munasinghe e McNeely (1995) resumem a sustentabilidade na obtenção de um conjunto de indicadores que sejam referentes ao bem-estar, que possam ser mantidos ou que cresçam no tempo.

A questão da ênfase do componente social no desenvolvimento sustentável se reflete no debate sobre a inclusão ou não de medidas sociais, na definição. Esse debate resulta da variedade de concepções de sustentabilidade que contêm componentes não usualmente mensurados, como o cultural e o histórico. Os indicadores sociais são considerados especialmente controversos, pois refletem contextos políticos e julgamentos de valor. A integração de medidas é ainda mais complicada em função das diferentes e muitas vezes incompatíveis dimensões da sustentabilidade.

METODOLOGIA (ou) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (Máx. 1000 caracteres - Deve conter o tipo de pesquisa (exploratória ou descritiva) o procedimento a ser utilizado (estudo de caso, pesquisa-ação, etc). Também, como será realizada a coleta a a análise dos dados.

Para alcançar os objetivos propostos, optou-se por um delineamento do tipo descritivo exploratório, que segundo Cervo e Bervian (1996) procura observar, registrar, analisar e correlacionar fenômenos, sem sua manipulação. Foram utilizados apenas dados primários obtidos a partir de um questionário enviado a uma amostra de pesquisadores e profissionais de diferentes organizações, oriundos das mais diversas áreas. Essa amostra é intencional, tendo em vista que os entrevistados escolhidos devem possuir conhecimentos ou alguma relação com iniciativas ligadas à sustentabilidade. O questionário utilizado era do tipo aberto, pois permitia ao entrevistado interagir com o entrevistador e sugerir iniciativas de avaliação que não estavam descritas no corpo do instrumento de coleta de dados.

REFERÊNCIAS (Em torno de 5 a 10 referencias utilizadas para construção da proposta e revisão de literatura -  NO QUADRO estão alguns exemplos conforme ABNT).

CERVO, L. A.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1996. 

COSTANZA, R. Ecological economics: the science and management of sustainability. New York: Columbia Press, 1991.

MUNASINGHE, M.; McNEELY, J. Keys concepts and terminology of sustainable development. In: MUNASINGHE, M.; SHEARER, W. (Eds.). Defining and measuring sustainability: the biogeophysical foundations. Washington, D.C.: The United Nations University; The World Bank, 1995.   

Obs. o exemplo foi elaborado com base no artigo referenciado a seguir:

VAN BELLEN, Hans Michael. Indicadores de sustentabilidade: um levantamento dos principais sistemas de avaliação. Cad. EBAPE.BR,  Rio de Janeiro ,  v. 2, n. 1, p. 01-14,  Mar.  2004 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com