TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUTSAL: Esquemas Táticos e Sistema de Jogo Ofensivo e Defensivo

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  10.301 Palavras (42 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 42

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BRUNO MARQUES GIOVANNI

EDUARDO ASSUEIRO

FUTSAL: Esquemas táticos e sistema de jogo ofensivo e defensivo.

Piracicaba, SP

2016


UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA[pic 2]

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BRUNO MARQUES GIOVANNI

EDUARDO ASSUEIRO

FUTSAL: Esquemas táticos e sistema de jogo ofensivo e defensivo.

Trabalho apresentado na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II” do curso de Educação Física, da Universidade Metodista de Piracicaba; sob a supervisão da Professora Eline Tereza Rozante Porto como requisito final para a aprovação na disciplina.

Orientador: Prof. Ms. Cassiano Ferreira Inforsato

Piracicaba, SP

2016


RESUMO[pic 3]

O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil, sendo assim o nosso país pode ser considerado como uma das maiores potências mundiais nos dias de hoje, e devido a esta popularidade, muitas crianças e adolescentes acabam tendo um sonho em querer se tornar jogador de futebol ou futsal. Existem diversas literaturas que discutem em qual país surgiu o futsal, fazendo com que não possamos afirmar se este esporte surgiu no Brasil, nos intervalos de jogos de basquete e vôlei, ou então se teve início no Uruguai (Montevidéu), mais especificamente na ACM (Associação Cristã de Moços). Mas independente da sua origem, sabemos que com o passar do tempo o futsal está evoluindo cada vez mais (como qualquer esporte), existindo muitas alterações em sistemas, táticas, formas de se jogar, manobras ofensivas e defensivas, fazendo com que o nível de uma partida profissional esteja cada vez mais alto, exigindo assim de treinadores e jogadores um maior empenho nos treinos e principalmente durante jogos. E por este motivo temos como objetivo, discutir em nosso trabalho quais são os sistemas e táticas de jogo utilizados em uma partida, apontando assim as suas vantagens e desvantagens. Para realização deste trabalho utilizamos pesquisas bibliográficas, utilizando livros didáticos e artigos científicos para nos auxiliar no desenvolvimento dos sistemas e táticas de jogo, e também para desenvolvermos um repertório de atividades (contextos táticos), que podem ser utilizados durantes treinos para auxílio do treinador. Concluindo através de estudos analisados, que existem diversos sistemas de jogo e táticas que podem ser utilizados durante uma partida, mas nos dias de hoje, os principais sistemas ofensivos utilizados são o 3x1 e 4x0, lembrando que, o contra-ataque é um “sistema” aproveitado por muitas equipes para criarem jogadas resultantes em gols. Já o sistema defensivo mais adotado pelas equipes é o de marcação mista, pois durante uma partida existe muita movimentação, ficando difícil adotar apenas um tipo de marcação.

Palavra-chave: Futsal, Sistemas de Jogo, Táticas, Treinamento, Movimentação.

[pic 4]

AGRADECIMENTOS

[pic 5]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 6

2 OBJETIVOS........................................................................................................... 9

3 DEFINIÇÃO TÁTICA E FATORES QUE INFLUENCIAM NESTE PROCESSO. 10

4 SISTEMAS DE JOGO - DEFINIÇÃO....................................................................16

4.1 Sistema de Jogo Ofensivo .................................................................................18

4.2 Sistema de Jogo Defensivo .............................................................................. 21

5 REPERTÓRIO DE ATIVIDADES / CONTEXTOS TÁTICOS............................... 22

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 23

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 24


  1. INTRODUÇÃO

O futebol é um dos esportes mais praticados e populares em nosso país, e com esta finalidade decidimos falar em nosso trabalho um pouco sobre um outro esporte que parte dos mesmos princípios e que apresentam as mesmas finalidades do futebol de campo.

O futebol de salão, também conhecido como futsal, é citado por Teixeira Junior (1992) como um dos esportes coletivos mais praticados em nosso país, tanto por jovens como por adultos.

Não se sabe muito bem a real origem do futebol de salão, mas alguns autores afirmam que a sua real origem foi dada no Brasil e outros no Uruguai.

De acordo com Voser (2001, p. 15):

A dúvida reside no fato de que não se sabe se foram os brasileiros que, ao visitarem a ACM (Associação Cristã de Moços) de Montevidéu, levaram do Brasil o hábito de jogar futebol em quadras de basquete, ou se foram os brasileiros que conheceram a novidade ao ali chegarem e, ao retornarem, difundiram a prática em território nacional.

Teixeira Junior (1992) afirma que o futebol de salão foi criado em nosso país, ocorrendo nos intervalos de jogos de basquete e vôlei, onde para tal prática era utilizado a bola de futebol de campo, e as traves eram pintadas nas paredes das quadras.

Já para Voser (2004), o futsal teve origem no Uruguai, foram eles quem redigiram as primeiras regras, cabendo ao Brasil a responsabilidade de desenvolver o esporte e ordenar como modalidade esportiva.

A partir daí o futebol de salão vem crescendo cada vez mais, pois não há necessidade de um espaço muito amplo para a sua prática, podendo assim montarmos um espaço pequeno utilizando giz para desenharmos a quadra e chinelos, tijolos, para montarmos os gols. Além desta facilidade, o número de pessoas para a prática do mesmo acaba sendo reduzido pela metade quando comparado com o futebol de campo, onde com apenas 10 pessoas conseguimos montar dois times de futsal, e necessitamos de 22 pessoas para montarmos um time de futebol de campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.2 Kb)   pdf (307.8 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com