TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Linux

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA OPERACIONAL LINUX

Fernanda Pereira de Aguiar* Sabrina Laís Floriano do Carmo** Suzana Vieira***

Tatiane Ferreira***

RESUMO


Este artigo tem como finalidade explanar sobre o sistema operacional

Linux, demonstrando uma introdução histórica de seu surgimento até seu funcionamento   e   viabilidade   na   sua   utilização.   A   metodologia   de   pesquisa implantada para isso foi a pesquisa bibliográfica, complementada através de levantamento de dados feito em sites especializados na plataforma abordada.

PALAVRAS CHAVES: Sistema Operacional Linux; Shell; Kernel Monolítico; Swap; Estrutura de Diretórios; Interfaces Gráficas; Distribuições.

INTRODUÇÃO

Visando abordar o histórico e as partes integrantes do sistema Linux, este artigo também  informa ao leitor de maneira sucinta as vantagens e desvantagens em sua utilização se comparado com o famoso sistema Windows.

O sistema Linux foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, nos anos de 1991, enquanto formava-se em ciência da computação. O objetivo do Linus era criar um sistema operacional melhor que o usado na época, Minix.

O nome do Linux foi originado pela junção do nome de seu criador Linus mais o sistema operacional Unix. Seu mascote Tux, o pinguim gorducho com ar de satisfeito e saciado, surgiu em uma visita ao zoológico da cidade, onde ao ser mordido e surpreendido pela dor que a mordida lhe causará, começou a pensar, se um animal tão pequeno poderia lhe causar uma dor tão grande, porque seu pequeno sistema não poderia fazer o mesmo com sistemas maiores que o dele.

[pic 1]


O sistema Linux desde seus primórdios

Para um conhecimento mais aprofundado sobre a historia deste sistema, temos que antes conhecer o sistema Unix que seria um sistema operacional de grande porte e teve sua origem no projeto multics(sistema para fins educacionais). A relação entre o Linux e este sistema se encontra na criaçao do sistema Minix, que era uma versão do unix, só que gratuita e com código-fonte disponível, criado com o intuito de uso educacional para estudo do Unix. A partir deste momento histórico que Linus Torvalds faz a diferença, desenvolvendo com seus conhecimentos de programador, um sistema que superasse o Minix.

O sistema Linux desenvolvido por Linus Torvalds em 1991,um estudante da ciência da computação da universidade de Helsinki na  Finlândia, que ao se interessar pelo sistema operacional Minix, objetivou-se  a desenvolver um sistema que fosse capaz de superar o  sistema Minix, limitou-se a criar ,nas suas próprias palavras” um Minix melhor que o Minix”(“ a better Minix that Minix”),criando assim o conhecido Linux.

O Linux trás consigo o conceito de open source, um sistema aberto que tenha a possibilidade de mudança em suas linhas de programação, através da licença de GPL.

O Linux possibilita pela sua transparência e abertura de código, que qualquer  usuário  com  certas  habilidades  de  programação  possa  modificar  suas linhas de código, personalizando o sistema conforme a sua necessidade e implementando melhorias ao sistema.

Partes integrantes do sistema Linux

Para se ter uma  noção  básica do  sistema mencionado,  é  necessário saber algumas partes que compõe este sistema, como:

Comando Shell que seria segundo o Fabricio Ferrari “a ligação entre o usuário e o sistema. É ele quem  interpreta  os comandos entrados para outros aplicativos ou diretamente em chamadas de sistema.”, sendo comando um arquivo que executa alguma função no Linux, resumidamente Shell são os comandos que permite ao usuário interagir com o sistema operacional através de comandos digitados do teclado.


Kernel monolítico, para uma melhor absorção do conhecimento do Kernel, faz-se necessário sua conceituação. Kernel é uma palavra derivada do inglês e que, em sua tradução para língua portuguesa significa "núcleo" ou “cerne”. Na área de informática, o núcleo do sistema, ou seja, o Kernel é a parte principal do sistema operacional. Cuja função é conectar o software ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema. Existe certa variedade de Kernels entretanto, o Kernel abordado pelo Linux é o monolítico, que visa estabelecer uma ponte entre a aplicação e o processamento físico dos dados feito pelo processador(hardware).

Memoria swap, ou também conhecida como memoria virtual é uma troca de processos que consiste em trazer totalmente cada processo para a memória, executá-lo em um determinado tempo e, posteriormente, devolvê-lo ao disco.com a finalidade de  manter os registros do processador salvos no disco, quando há falta de espaço na memoria física. No Linux este sistema se torna vital, pois o Linux necessita deste recurso para trabalhar, com a possibilidade de neste Sistema Operacional poder determinar o seu tamanho.

Estruturas de diretórios, ou, arvore de diretórios é um conjunto de informações sobre os arquivos do sistema operacional. Cada diretório tem determinadas regras para o armazenamento de seus respectivos arquivos, definidos pela FHS- Filesystem Hierarchy Standard, que traduzido significa hierarquia padrão do sistema de arquivos. No sistema Linux, os diretórios ficam na raiz, que é dado pelo caractere “/”,alguns de seus diretórios são: /home (arquivos e pastas pessoais dos usuários);/bin( executáveis de comandos básicos do sistema);/usr( executáveis e bibliotecas dos principais programas);/boot ( kernel e arquivos de inicialização);/dev( links para dispositivos de hardware);/etc ( arquivos de configuração do sistema);/mnt ( serve de ponto de montagem);/var ( arquivos modificados constantemente).

Complementando as partes integrantes do sistema Linux, ha uma variedade de   interfaces gráficas, dentre elas citaremos algumas, GNOME, uma interface que tem por objetivo incluir ferramentas de desenvolvimento, suas aplicações são direcionadas para desktops ,e para gerencia de eventos; KDE, uma interface que prove as funcionalidade básicas de um desktop, suprindo as necessidades diárias de um usuário comum; e por ultimo XFCE ,interface esta cujo o


objetivo é a eficiência e eficácia, ou seja, ser leve e rápido, promovendo um visual agradável e de fácil usabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com