TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Scrum gerenciamento de projeto

Por:   •  1/12/2015  •  Artigo  •  4.384 Palavras (18 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 18

SCRUM


Bruno Albregard¹, Daibsom Tavares¹, Déborah Berto¹, Gilberto Dias¹, João Belloni¹, Rodrigo Bahia¹, Ruzaleia Pereira¹, Jorge Luiz da Cruz²

¹Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - Faculdade UNIESP – Hortolândia

²Mestre em Engenharia de Computação, ênfase em Teste de Software, pela UNICAMP/SP

{rodrigo_bahia3, daibsomb, bralbregardb, gilbertodias27}@hotmail.com, jbbneto@yahoo.com.br, {ruzaleia, prof.jorgecruz}@gmail.com, Deborah-bruna@live.com

Abstract. Scrum is the name of a methodology that focus on taking agile actions to assist in the management, planning, and in certain ways, execution of software projects. Scrum divides the whole project into parts, which are called Sprints. The Sprints aim to define “time windows” in which the activities should be performed. Scrum uses a series of agile values and principles, meetings, planning and more. One of the active participants of Scrum is the Product Owner, which helps the team by being the contact between stakeholders and the team that effectively works on the project. The Product Owner develops a plan (roadmap) with the development goals, as well the Product Backlog, which is nothing more than a kind of "stock" of goals that should be developed and met. These goals are also applied in the planning of Sprints.

Resumo. Scrum é o nome dado a uma metodologia que visa tomar atitudes ágeis para auxiliar na gestão, planejamento, e de certa forma execução de projetos de software. O Scrum divide as etapas de projeto em partes, que são chamadas de Sprints. Essas partes visam definir as janelas de tempo no qual as atividades devem ser executadas. O Scrum usa de uma série de valores e princípios ágeis, reuniões, planejamentos entre outras coisas. Um dos participantes ativos do Scrum é o Product Owner, que ajuda o time sendo o contato entre as partes interessadas e o time que efetivamente trabalha no projeto. O Product Owner desenvolve uma espécie de plano (roadmap) com as metas de desenvolvimento, além de ajudar na criação do Product Backlog, que nada mais é do que uma espécie de “estoque” de metas que devem ser desenvolvidas e atingidas. Essas metas também são aplicadas no planejamento das Sprints.

1. Introdução

Existem muitas técnicas e ferramentas para desenvolvimento de produtos de software. O Scrum é um conceito de framework estrutural, ou seja, consiste em uma estrutura pronta para reuso em outros projetos através de adaptação as necessidades de cada um deles, e tem por objetivo fornecer ferramentas para que o time de desenvolvimento de um produto resolva problemas complexos e que necessitam de adaptação de forma produtiva, criativa e com agilidade, entregando produtos com o mais alto valor possível para seus clientes. O Scrum aborda o desenvolvimento ágil de softwares muito difundido no cotidiano dos profissionais de TI (Tecnologia da Informação), desde 1990 sua estrutura tem auxiliado no gerenciamento e desenvolvimento de produtos complexos [1].

O termo ágil provém da necessidade de os indivíduos e as interações entre eles sejam leves e estejam sempre em movimento, para gerar produtos de software em funcionamento (de forma incremental), com total interação do cliente durantes este desenvolvimento e respondendo imediatamente as mudanças advindas dessa interação [2].

Teoricamente o Scrum possibilita entregas de partes do produto funcionando para seus clientes, o que proporciona um retorno de investimento mais rápido e um feedback para que as mudanças ou adições necessárias possam ser realizadas com agilidade. Dá-se preferência a entrega das partes mais importantes e urgentes para o funcionamento do produto idealizado pelo cliente e deixa-se as partes menos importantes para o final do prazo de entrega, auxiliando no desenvolvimento do produto certo para as necessidades específicas do cliente em questão, evitando assim desperdício de tempo em levantamentos de requisitos demorados e ineficazes, pois ao longo do desenvolvimento incremental os requisitos necessários tornam-se mais evidentes. Outras vantagens do uso do método Scrum é a introdução do produto no mercado em um prazo curtíssimo de tempo; “redução dos riscos do projeto; maior qualidade no produto gerado; mudanças utilizadas como vantagem competitiva; visibilidade do progresso do projeto; redução do desperdício; aumento de produtividade” [2].

O time Scrum é formado por: Product Owner, time de desenvolvimento, ScrumMáster. O Product Owner tem o papel de definir o trabalho a ser realizado pelo time de desenvolvimento. O time de desenvolvimento é responsável por desenvolver o produto seguindo as regras de papés, artefatos e eventos do Scrum. O ScrumMáster nada mais é do que um facilitador dentro do projeto. Ele tem o papel de minimizar impedimentos que atrapalhem o andamento do projeto, auxiliar os membros do time a se organizarem e a utilizarem a metodologia Scrum para ganhar agilidade no gerenciamento e desenvolvimento do produto [1,2].

O ritmo de trabalho contínuo e sustentável também é uma característica do Scrum que auxilia na motivação da equipe em realizar seu trabalho com qualidade e com o máximo de produtividade possível sem perder o valor gerado a cada ciclo de desenvolvimento e entrega cliente [1,2].

2. O que é Scrum

Scrum é um framework Ágil simples e leve, utilizado para a gestão do desenvolvimento de produtos complexos que fazem parte de um ambiente complexo. O Scrum é baseado no empirismo (atitude de quem se dedica a conhecimentos práticos) e utiliza uma abordagem iterativa e incremental para entregar valor com frequência e, assim, reduzir os riscos do projeto [2].

        Ágil significa algo que se movimenta com facilidade. O Scrum é Ágil devido ao fato de ter como objetivo a entrega de partes do produto com frequência; esta metodologia surgiu nos anos 90 como resposta aos métodos pesados de gerenciamento de desenvolvimento de software que predominavam na época, os quais chamamos de “métodos tradicionais” [2].

        Os métodos tradicionais eram baseados em planejamento detalhado que são definidos no inicio do projeto, como custo, escopo e um cronograma com uma extensa documentação. Esta metodologia refletia o conceito da época que definia sistemas de software como grandes, de longa vida, desenvolvido por equipes com grande número de pessoas, um contexto com tamanha complexidade que justificava o uso de uma abordagem baseada em planos e pesada (pesada ao se referir em quantidade e alto nível de detalhes de documentação) [2; 3].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (302.7 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com