TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aplicações de T.I. na Saúde

Por:   •  3/5/2021  •  Exam  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicações de T.I. na saúde

1. Cite 3 exemplos de aplicações de T.I. na saúde que foram mencionadas no vídeo. Para cada uma das aplicações, faça um breve resumo.

1ª Aplicação: Aplicativo que ajuda usuários a evitar câncer de pele (FotoSkin)

Como no Brasil tem mais de 120 mil casos de câncer de pele, o aplicativo auxilia o médico (importante citar que ele não substitui o médico) a educar usuários em relação à prevenção da doença e também manter um controle histórico para diagnosticar possíveis casos.

O usuário precisa completar três testes rápidos:

  1. Mostrar o fototipo da pele
  2. Calcular risco de melanoma
  3. Trazer uma aproximação do dano solar que a pele já recebeu

Outro ponto bastante interessante é a funcionalidade do aplicativo que calcula a incidência de raios solares e indica o uso de protetor solar.

2ª Aplicação: Projeto Intera

O Projeto Intera é uma solução que oferece segurança e dinamismo no acesso e movimentação de imagens radiológicas do paciente, com o médico vestido de forma estéril, sem a necessidade de tocar no equipamento e sem a necessidade de ajudante.

Isso acontece pois graças a utilização da tecnologia do Kinect (utilizado nos console XBOX), o Intera permite selecionar e visualizar imagens diversas ao mesmo tempo apenas com os gestos das mãos, à distância. Também se pode ampliar, excluir, organizar as imagens e ainda assistir vídeos e exames em movimento, como no caso das arteriografias.

3ª Aplicação: Pulseiras para ler batimentos cardíacos dos usuários

Hoje em dia são vários os dispositivos móveis em forma de pulseiras ou relógios inteligentes que auxiliam na manutenção da nossa saúde, dentre eles podemos citar alguns como MiBand, Apple Watch, Galaxy Watch, entre outros. Uma funcionalidade que eles têm em comum e bastante útil para os usuários é a capacidade da medição dos batimentos cardíacos de seu portador.

Geralmente, na parte de baixo desses aparelhos existe uma série de LED fotossensíveis. Como o sangue é vermelho, os LEDs são da cor verde para que possa refletir e captar com precisão a quantidade de batimentos do coração. A medição do número de batimentos é feito com a ajuda dos LEDs, que ficam piscando centenas de vezes por segundo. O fluxo de sangue corre pelas veias, e o Apple Watch detecta o número preciso fazendo o cálculo entre o espaço de tempo em cada batida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com