TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Certificações na área de Gestão de Segurança da Informação

Por:   •  3/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

As Certificações na área de Gestão de Segurança da Informação

Paullo Brunno Sousa Mendes¹

¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Rodovia BR 020, km 303, s/n – Jubaia, Canindé – CE, 62.700-000

paullo.brunno.sousa07@aluno.ifce.edu.br

Abstract. This article describes the area of Information Security and its present certifications, the importance of these certifications in the IT area. These being the standards in which professionals wishing to work in this area should seek to obtain certifications.

Resumo. Este artigo descreve a área da Segurança da Informação e suas certificações presentes, a importância dessas certificações na área de TI. Sendo elas as normas nas quais os profissionais que desejam atuar nessa área devem procurar para obter certificações.

INTRODUÇÃO

O objetivo do artigo é relatar a importância das certificações na área de TI com ênfase em Segurança da Informação, quais são as certificações, como consegui – las, pois pelo que se vê do mercado, cada vez mais é exigido você ter qualificações e isso acaba dando mais oportunidade e salários mais elevados aos profissionais que desejam ingressar nessa área. Assim os profissionais devem procurar se especializar nas principais normas utilizadas no mercado. Apesar de que na área de Segurança da Informação não há apenas certificações sobre as Normas, na qual ira ajudar o profissional a se tornar qualificado.

A IMPORTÂNCIA DAS CERTIFICAÇÕES

Estudos apontam que a demanda sobre a área de Segurança da Informação está crescente, e que não há profissionais qualificados o suficiente para suprir essa demanda, um aumento significativo de ataques também ocorrem. Como sabemos área de TI como um todo está aquecida. Todos os dias empresas são atacadas na parte de segurança, tendo em vista isso, os profissionais da área devem procurar se especializar e as empresas olharem mais para o treinamento pessoal dos funcionários dando a qualificação correta.

Existem diversas normas no âmbito de Gestão de Segurança da Informação, que tratam de coisas específicas na área, as normas estão diretamente relacionadas a proteção de informações de segurança da empresa ou do próprio indivíduo. Tendo com si suas características básicas a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, esses conceitos se aplicam a todo tipo de proteção a dados. A Segurança da Informática e de Computadores está relacionada a Segurança da Informação incluindo todo o sistema em si.

A norma 17799 antes era chamada de BS7799, norma britânica que passou pela evolução dos tempos sendo aprovada pela ISO International Organization for Standardization

Atualmente o conceito de Segurança da informação está padronizado na norma ISO/IEC 17799:2005. As séries de normas ISO/IEC 27000 são para padrões de Segurança da Informação, assim a ISO/IEC 27002 é por tanto a mesma coisa que a ISO/IEC 17799.

Existem também as Normas de Qualidade de TI que também tem grande importância, mostrando a importância na qualidade dos serviços oferecido, juntamente das normas ISO/IEC 20000, ISO/IEC 2000-1 e ISO/IEC 2000-2, sendo elas de sumo importância para garantir fortemente uma organização para saber se a empresa é ou não capaz de atingir seus objetivos almejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com