TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Humanas

Por:   •  17/10/2017  •  Artigo  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 2-  Ciências Humanas

Critério 1

       Durante a segunda metade do século XIX, a Itália passava por uma crise de emprego gerada principalmente pela industrialização do país. O crescimento populacional do mesmo não foi acompanhado pelo crescimento econômico e pela geração de novos empregos, fazendo assim com que grande parte dos italianos principalmente de regiões rurais tivessem que migrar para outros países. Com a unificação da Itália, o governo passou a não dar a devida atenção aos trabalhadores do campo, acarretando a agricultura em situação desfavorável no país. Naquela época, o Brasil era visto como uma terra nova, repleta de oportunidades, sendo a melhor escolha para que os italianos migrassem. Os Italianos estavam em busca principalmente de trabalho, e o Brasil necessitava de mão-de-obra, fazendo assim com que logo após a Abolição da Escravatura (1888), os agricultores priorizassem a mão-de-obra europeia ao invés de incluírem ex-escravos ao mercado de trabalho.

      Grande parte das colônias italianas se concentraram nas regiões sul de sudeste do Brasil. O estado de São Paulo foi o que mais recebeu imigrantes italianos que foram trabalhar nas lavouras de café e também nas indústrias da capital do estado.

Critério 2

    Os colonos imigrantes chegaram no Brasil a partir do século XIX. Contudo, mais tarde especialmente as regiões Sul receberam grande influência dos colonos italianos e alemães.

     A colonização alemã no sul do Brasil trouxe uma série de decorrências positivas para o país. Os alemães aceleradamente se espalharam pelos territórios dos atuais estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Fundaram mais e mais colônias, implantaram técnicas agrícolas eficientes e ajudaram a criar uma economia sulista cada vez mais forteOs mesmos preservaram sua cultura no Brasil principalmente devido ao seu isolamento em regiões de difícil acesso, e foi possível obter então colônias influentemente germânicas. Além de sua influência cultural, pode-se incluir a contribuição alemã para a diversificação da agricultura brasileira, por meio da criação de um campesinato típico, fortemente marcado pelos traços da cultura camponesa da Europa Central. Os alemães também tiveram participação no processo de urbanização e industrialização do Brasil, tal como nas modificações na arquitetura das cidades e na paisagem físico- social brasileira.

     A colonização Italiana concentrou-se , principalmente, na região da Serra Gaúcha. Muitas colônias italianas foram criadas em cidades como, por exemplo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi. A  cultura de uva para a produção de vinho foi a principal atividade econômica realizada por estes imigrantes, pois os mesmos trouxeram novas variedades de uvas e isto ajudou a aperfeiçoar a qualidade do vinho gaúcho. Contribuíram na triticultura , linho, algodão, cânhamo e mandioca. Dentre essas, as principais influências deixadas pelos Italianos foram os pratos incorporados à alimentação brasileira, as introduções de novas palavras e o enraizamento do catolicismo.

Critério 3

     As razões pelas quais os bolivianos deixam a Bolívia são inúmeras. Porém, os fatores de ordem econômica são principais na decisão de emigrar, já que o mercado de trabalho brasileiro, mesmo na denominada "década perdida", ou seja, a de 1980, oferecia mais oportunidades de emprego do que o mercado de trabalho boliviano, já que o país enfrentava uma profunda crise econômica, com altos índices de inflação e desemprego. À medida com que os bolivianos vão se estabelecendo na cidade, inicia-se um processo de reunificação familiar, com a vinda de pais e parentes. Em São Paulo, os mais idosos são incorporados de alguma forma ao processo de produção nas oficinas de costura, exercendo atividades suplementares. Tornando assim hoje, a presença boliviana um fato consolidado na cidade de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com