TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Distribuições Linux

Por:   •  29/5/2016  •  Seminário  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 13

Arquitetura e Organização de Computadores

Linux

O Linux ou GNU/Linux é o termo que usamos para descrever um sistema operacional que usa um kernel Linux. O sistema operacional é responsável pelo funcionamento do computador e faz a comunicação entre diversos periféricos e outros softwares no todo. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.

A principal característica do Linux é o fato do mesmo estar disponível sobre a licença GPL com o código aberto para qualquer pessoal que desejar realizar alguma alteração de acordo com os termos da licença.

Pelo fato do Linux ser open suse ou de código aberto, algumas pessoas, organizações e grupos usam o kernel do Linux para desenvolver sistema operacionais, estes por sua vez são denominadas distribuições ou simplesmente distro. Existem no mercado grandes organizações com por exemplo a Red Hat, a Suse, a Mandriva e a Canonical (desenvolvedora do Ubuntu Linux), e também encontramos projetos de comunidades como o Debian ou o Gentoo, ambos fornecem um sistema operacional completo.

DEBIAN

[pic 1]O Debian é uma das versões mais antigas e populares, e reconhecida como base para criação de outros sistemas operacionais como, por exemplo, o Kurumin e o Ubuntu. O [pic 2]

Debian é robusto e estável pois é muito testado com o intuito de procurar falhas no sistema o tornado ideal para uso em servidores.

Possui um dos maiores repositórios para pacotes instalados no de gerenciamento Apt-get, seu empacotamento é .deb.

MANDRIVA

[pic 3]O Mandriva originalmente vem da união de dois Linux anteriores, o Mandrake e o Conectiva, sendo o último uma empresa brasileira. Existe duas versões, a comercializada e a não comercial.

 Ele usa o Urpmi, como ferramenta para gestão de programas. É totalmente comparável a APT. O que facilita sua instalação, desinstalação de programas e atualizar o sistema. [pic 4]

UBUNTU

[pic 5]O Ubuntu é um dos sistemas operacionais mais conhecidos atualmente pois é voltado para desktops, pois sua interface é desenvolvida justamente pensando no usuário final. Foi baseado no Debian Linux e novas versões são lançadas semestralmente.[pic 6]

A gestão de instalação de software é realizada pelo APT e pelo Synaptic. Ele funciona em um computador que já tem o Windows instalado e sua licença é gratuita, este pode ser um dos fatores que contribuem para sua popularidade.

[pic 7]OPEN SUSE

O Open SUSE é desenvolvido pela comunidade openSUSE Project e patrocinada pela Novell. Ele é um sistema completo, seguro e possui diversos aplicativos e ferramentas que são voltadas para usuários finais e por isso é ideal para uso em desktop.[pic 8]

Ele usa o gerenciamento de pacotes chamado Yast (Yeah Another Setup Tool), este por sua vez, é um software que centraliza todo o processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux. Esta é a principal características do sistema operacional, pois o Yast é considerado uma das maiores ferramentas de gestão para ambientes Linux.

[pic 9]RED HAT

O Red Hat é uma das distribuições comerciais oferecidas pelo Linux. Primeira distribuição que usou um gerenciamento de pacotes. O gerenciamento surgiu  a partir do momento em que o grupo de programdores não usaram uma cópia de um disco rígido, ou um conjunto de disquetes com partes diferentes do sistema operacional que podiam ser copiadas, surgiu então o conceitos de pacotes.[pic 10]

Cada pacote contém um pedaço do sistema onde existe uma configuração, este modelo facilita o manusei para o usuário, que pode instalar um novo pacote e usá-lo imediatamente, o gerenciamento também facilita as atualizações.

FEDORA

[pic 11]A Fedora é umas das distribuições do Linus mais estáveis atualmente. Este sistema operacional é mantido por uma comunidade que é uma das mais ativas da internet, em média, a cada seis meses é disponibilizado uma nova versão pelo Fedora Project.

O Fedora surgiu quando o gigante Red Hat decidiu investir em um Linux não comercial. Desta forma, desde que surgiu, ele contou com a tecnologia que já estava sendo usada pelo seu mantenedor.

Sua principal característica é o fato do mesmo ter as funções necessárias para o funcionamento em um servidor quanto para o desktops com ferramentas de interfaces gráficas mais robusto. Por esta característica você encontra configurações no Fedora que suportam suítes como OpenOffice.org para uso em grande demanda no escritório até player, gráficos, áudio que são mais voltados aos usuários finais do sistema, no caso desktops.[pic 12]

[pic 13]

SLACKWARE

A distribuição Slackware não é comercializada e assim como o Debian, é uma das bases para outras distribuições, sua característica é oferecer ao usuário final um ambiente mais voltado possível ao sistema operacional Unix, é leve, simples, estável e seguro.[pic 14]

Este sistema usa Shell scritps como forma de configuração e administração do sistema. Assim como sua interface e sua instalação, o sistema de gerenciamento de pacotes também é muito simples.

O que é GNU/Linux

Tux - mascote do Linux Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.

Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.

Linux: kernel e distribuições - Este artigo contém explicações introdutórias sobre o kernel do Linux, o que é e como identificar suas diversas versões, além da "definição" do termo 'distribuição' e suas várias faces.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com