TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Métricas de Software

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho apresentado por Bruno Thomaz dos Santos como requisito parcial da disciplina Métricas de Software da Pós-Graduação em Engenharia de Software da Universidade Estácio.

  1. Introdução

PRESSMAN (2011), fala que “Alguns desenvolvedores de software continuam a acreditar que a qualidade de software é algo sobre o qual começamos a nos preocupar depois que o código é gerado. Nada poderia estar tão distante da verdade!”. O papel da Engenharia de Software tem, ainda segundo PRESSMAN, “um único objetivo: produzir software de alta qualidade em tempo condizentemente com as necessidades dos interessados”. Entendemos que as diversas métricas de software são ferramentas que precisam acompanhar todo o processo de produção, desde a análise do problema a ser solucionado, como também dos requisitos para o início da elaboração do software, e, não menos importante, dos testes de qualidades. É preciso explicitar o significado da qualidade de software, criar atividades que garanta que todo artefato tenha alta qualidade, realizar tarefas de controle, utilizar métricas para desenvolver estratégias para organizar a gestão da qualidade, assim como a classe do produto final. Também é preciso definir que todos que fazem parte do processo de engenharia são responsáveis pela qualidade.

Muitos pesquisadores tentaram encontrar em uma única métrica uma medida que forneça a complexidade do software. Muitas medidas foram propostas, cada uma delas tem um ponto de vista particular do que é a complexidade e quais atributos analisar para interpretar isto. PRESSMAN diz: “há uma necessidade de medir e controlar a complexidade do software. E, se é difícil obter um valor único dessa métrica de qualidade, deverá ser possível desenvolver medidas de diferentes atributos...”. As métricas ajudam avaliar modelos de análise e de projeto, fornece uma indicação da complexidade dos projetos e do código-fonte e facilita os testes. Para tanto, precisa-se: (1) Formular as medidas para a representação do software. (2) Coletar os dados necessários para a (3) análise. (4) Avaliar as informações sobre a qualidade do artefato e (5) mostrar os resultados desta interpretação.

Diante do exposto, gostaríamos de apresentar diversas métricas que fornecem uma análise importante da qualidade do artefato. Cada uma olhando para o software de um ponto específico. Analisando o número de funções, quantidade de usuários, arquivos internos, interfaces, conectividade, assim como limitações impostas pelo ambiente entre tantas outras. Para realizar este trabalho faremos uma análise da metodologia de algumas métricas e tentaremos aplicar esta análise em um estudo de caso.

  1. Sumário
  1. Introdução ...............................................................................................        1
  2. Sumário ...................................................................................................        2
  3. Objetivo ..................................................................................................        3
  4. Conteúdo do trabalho .............................................................................        3
  1.  Importância das métricas na produção do software .............................        3
  2.  Métricas baseadas em pontos por função .............................................        4
  3.  Diagrama de Fluxo de Dados ...............................................................        5
  4.  Pontos de Caso de Uso (PCU) ..............................................................        6
  5.  Estudo de Caso ......................................................................................        7
  1. Conclusão ................................................................................................        9
  2. Referências ...............................................................................................        10

  1. Objetivo

O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de métricas com base na contagem de pontos de função, assim como a importância das métricas na gestão da qualidade na produção de um artefato. Analisar quais medidas serão utilizadas para a melhor percepção de como o processo está sendo efetuado. Assim como algumas das diversas métricas de software que podem ser utilizadas na gestão do projeto. Ressaltando sempre o foco na qualidade do produto a ser desenvolvido, assim como a importância na definição do processo de avaliação ainda na fase de projeto. Ponderando sobre como implementar uma boa modularidade, facilidade de manutenção, portabilidade, segurança, entre outras.

  1. Conteúdo do trabalho
  1. 1. Importância das métricas na produção do software

“Embora as métricas de produto para programas de computadores sejam imperfeitas, podem proporcionar uma maneira sistemática de avaliar a qualidade com base em um conjunto de regras claramente definidas. Elas também proporcionam uma visão objetiva, que ‘vai direto ao ponto’ e não ‘após o fato’. Isso permite descobrir e corrigir problemas potenciais antes que se tornem defeitos catastróficos.”

(PRESSMAN, 2011).

        Um importante elemento de qualquer processo dentro da engenharia é a medição. Podemos usá-la para entender atributos dos modelos que criamos, para avaliar os produtos ou sistemas construídos. Mas diferentemente das outras, a engenharia de software não é tão fundamentada nas leis rígidas da física. E pelas medidas e métricas, neste campo de estudo, serem, muitas vezes, indiretas. Elas estão abertas ao debate. Apesar disto, PRESSMAN defende que é um erro adiar as tentativas de medições até um melhor entendimento do software e os atributos que deverão ser usados para descrevê-lo.

        Devemos especificar os objetivos da medição antes de começar a coleta de dados, definindo as métricas de produto de maneira clara. O artefato é então o conjunto de métricas de produto que foram computadas por meio da coleção de dados, requisitos e modelos do projeto, código-fonte e testes. A medição é atribuir os valores para os atributos escolhidos, utilizando um conjunto de regras que sejam consistentes.

  1. 2. Métricas baseadas em pontos por função

“A APF é uma forma de medir software que considera as funcionalidades criadas no sistema. Pode ser calculada antes de o código ser escrito, baseando-se na descrição arquitetural do  projeto.  Além disso,  a APF  é independente  da  tecnologia  usada no desenvolvimento, conforme afirma Koscianski e Soares (2007). A APF é reconhecida como padrão internacional desde 2002 pela norma ISO/IEC 20926.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (906 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com