TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas Criptográficas, Conceitos, Usos E Aplicações

Por:   •  18/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

“AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES”

SANTOS

2022

SUMÁRIO

SUMÁRIO        2

1        objetivo do trabalho        4

2        inTRODUÇÃO        5

3        Criptografia (conceitos gerais)        7

3.1        Características usadas para criptografia:        7

3.1.1        Tipos de criptografia:        8

4        Dissertação        11

4.1        Vulnerabilidade e Falhas:        13

4.1.1        Melhorias Propostas:        14

5        Projeto        15

5.1        Explicação Sobre o Código:        16

6        Relatório das Linhas de Código:        17

7        bibliografia        20

  1. objetivo do trabalho

O objetivo do trabalho é pesquisar, avaliar, aprimorar e expandir de forma clara o conceito de criptografia, sua utilização e suas aplicações. Elaborar um programa, que possa efetuar a criptografia / descriptografia de qualquer mensagem, cifrada ou não, baseada na técnica escolhida por nosso grupo, nesse caso, o método da cifra de César.

  1. inTRODUÇÃO

Para dar início a introdução, pediremos que você imagine um cenário:

Digamos que há uma pessoa chamada Pedro. Agora suponha que Pedro envie uma mensagem para seu amigo Carlos, que está do outro lado do mundo. Agora, obviamente, ele quer que esta mensagem seja privada e ninguém mais deve ter acesso a ela. Ele usa um fórum público, por exemplo, o WhatsApp para enviar essa mensagem. O objetivo principal é proteger essa comunicação.

Digamos que há um homem esperto chamado Antônio que secretamente teve acesso a este canal de comunicação. Com Antônio tendo acesso à sua comunicação, ele pode fazer muito mais do que apenas espionar, por exemplo, ele pode tentar mudar a mensagem. Agora, este é apenas um pequeno exemplo. E se Antônio tiver acesso às suas informações privadas? O resultado pode ser catastrófico.

Então, como Pedro pode ter certeza de que ninguém no meio poderia acessar a mensagem enviada a Carlos? É aí que entra a criptografia.

A criptografia consiste em proteger a informação que o usuário utilizar para que ninguém possa violar ou acessá-la, sendo realizada pela cifragem ou codificação de uma informação, possibilitando que somente os destinatários possam compreendê-las. Usando um conceito que disponibilizada uma chave ao usuário, que com ela poderá criptografar uma informação, todas as mensagens que forem cifradas devem ser privadas, somente o destinatário deve compreender a informação.

Voltando ao nosso cenário:

Então, para proteger sua mensagem, Pedro primeiro converte sua mensagem legível em formato ilegível. Aqui, ele converte a mensagem em alguns números aleatórios. Depois disso, ele usa uma chave para criptografar sua mensagem, em Criptografia, chamamos isso de texto cifrado.

Pedro envia este texto cifrado / mensagem criptografada, pelo canal de comunicação, ele não terá que se preocupar com alguém no meio de descobrir suas mensagens privadas. Suponha que Antônio descubra a mensagem e ele de alguma forma consiga alterá-la antes que ela chegue a Carlos.

Agora, Carlos precisaria de uma chave para descriptografar a mensagem e recuperar o texto original. Para converter o texto cifrado em texto simples, Carlos precisaria usar a chave de descriptografia. Usando a chave, ele converteria o texto cifrado ou o valor numérico para o texto simples correspondente.

Depois de usar a chave para descriptografia, o que sairá é a mensagem de texto simples original, porém com um erro. Agora, este erro é muito importante. É a maneira que Carlos sabe que a mensagem enviada por Pedro não é a mesma que a mensagem que ele recebeu. Assim, podemos dizer que a criptografia é importante para comunicar ou compartilhar informações pela rede.

  1. Criptografia (conceitos gerais)

A internet é uma rede aberta de computadores que permite a comunicação, troca de dados e informações que muitas vezes são sigilosos e geralmente não oferece segurança suficiente para as pessoas que fazem uso dela. Segundo Braga e Dahab (2015), não existe sigilo real para todo e qualquer tipo de informação que é transmitida de um ponto a outro através da rede. “A criptografia é a única tecnologia capaz de garantir o sigilo e a autenticidade da informação em trânsito pelos meios eletrônicos, sendo muitas vezes a principal linha de defesa contra bisbilhotagem e falsificação” (BRAGA E DAHAB, 2015, P.3)

A criptografia é uma técnica de segurança de informações e comunicações por meio do uso de códigos para que apenas a pessoa a quem a informação se destina possa compreendê-la e processá-la. Impedindo assim o acesso não autorizado à informação. O prefixo “cripta” significa “oculto” e o sufixo grafia significa “escrita”.

Em Criptografia, as técnicas que são usadas para proteger a informação são obtidas a partir de conceitos matemáticos e um conjunto de cálculos baseados em regras conhecidos como algoritmos para converter mensagens de forma a dificultar sua decodificação. Esses algoritmos são usados ​​para geração de chave criptográfica, assinatura digital, verificação para proteger a privacidade de dados, navegação na internet e para proteger transações confidenciais, como transações com cartão de crédito e débito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (317.6 Kb)   docx (366.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com