TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE TOPICOS ESPECIAIS DE BIOMEDICINA

Por:   •  22/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERDIADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN

CAMPUS SANTO ANDRÉ – UNIDADE 3

GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE TOPICOS ESPECIAIS DE BIOMEDICINA

MARGARETE APARECIDA DA SILVA

ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE TOPICOS ESPECIAIS DE BIOMEDICINA

SANTO ANDRÉ (SP)

2020

MARGARETE APARECIDA DA SILVA

RA 333994615647

ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE TOPICOS ESPECIAIS DE BIOMEDICINA

Atividades relacionadas ao 2° bimestre da disciplina de Práticas Aplicadas em tópicos especiais de biomedicina  l solicitada como requisito total para a obtenção da nota de atividade do bimestre.

Elaborado sob a orientação do Professor Leandro Penteado.

SANTO ANDRÉ (SP)

2020

QUESTIONÁRIO TÓPICOS EM BIOMEDICINA I

  1. No setor de bioquímica, quais exames contemplam o perfil renal?

         R. PRINCIPAIS: Renal, hepática, e lipídica,

(este mais difícil entrar em rotina diária cardíaca e pancreática)

  1. No setor de bioquímica, quais exames contemplam o perfil hepático?

R A gamaglutamiltransferase (GGT ou gama GT) é uma enzima que se encontra em diversos órgãos do corpo, como rim, fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. Entre estes, o fígado é a principal fonte de GGT no sangue. O exame de gama GT mede as quantidades dessa enzima no sangue e avalia a função hepática.

  1. Explique a fisiologia da formação das Bilirrubinas.

A bilirrubina nasceu na hemácia, ou seja, com a morte das hemácias, temos dois tipos: direta e indireta.

Bilirrubina homofóbica porque não consegue andar na corrente sanguínea, ou seja, se diluir precisa de ajuda por isso que vem ajudar é a albumina, sendo assim ela é indireta, mas quando o a albumina vem e a carrega ela chega ao fígado e vira direta. Daí vai ajudar na digestão.

[pic 2]

  1. O que é colesterol HDL e LDL. Explique.

HDL, o “colesterol bom”

Já o termo HDL vem de high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade, em português. E essa molécula tem uma ação contrária à do LDL. Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo.

Colesterol LDL (colesterol ruim)

Assim como a HDL, a LDL é uma lipoproteína, no entanto de baixa densidade. É composta principalmente de colesterol. Transportam o colesterol ao longo do organismo para ser armazenado e também utilizado em biossínteses.

A HDL (High Density Lipoprotein, em inglês) recolhe o colesterol acumulado nos vasos sanguíneos para eliminá-lo pelo fígado. Já o ruim, a LDL (Low Density Lipoprotein), quando acumulada, pode provocar o entupimento das artérias. A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias.

  1. Um paciente fez seus exames de rotina e nos de colesterol os resultados foram: COLESTEROL TOTAL – 198  HDL- 43   TRIGLICERIDES – 166

Ficou faltando o resultado do colesterol LDL, faça o cálculo e descubra o valor do LDL.

Colesterol total 198 –triglicérides  166/5   (332)-HDL  43-LDL =121.8

  1. Qual a diferença entre Pandemia, Endemia e Epidemia?

O que é epidemia

Uma epidemia é quando ocorrem surtos em várias regiões. Ou seja, quando há ocorrência excedente de casos de uma doença em determinados locais geográficos ou comunidades, e que vão se espalhando para outros lugares além daquele em que foram inicialmente identificados.

As epidemias podem ser em nível municipal, quando existem surtos em vários bairros. Em nível estadual, quando são registrados surtos em várias cidades e em nível nacional, quando ocorrem em várias regiões do país.

Para definir quando uma doença pode ser classificada como uma epidemia é necessário avaliar o número de casos em relação à população em que há ocorrência – qual o tamanho dessa população? O quão suscetível à doença ela é? Outros critérios técnicos como detalhes da região em que os casos foram detectados e o período em que se iniciaram e estão ocorrendo são importantes tanto para a classificação quanto para a descrição da doença.

É importante também especificar que doenças sazonais, em que os casos crescem todo ano em uma determinada época ou estação, não são consideradas epidemias.

Exemplo: vamos supor que o mesmo exemplo de Dengue usado acima comece a se agravar, passando de um único bairro para vários bairros de uma cidade. Essa cidade, então, terá uma epidemia de Dengue e precisará intensificar os cuidados para controlar a doença e impedir a transmissão para os bairros ainda não contaminados.

O que é endemia

A endemia é uma doença de causa e atuação local. Ela se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos esperado – um padrão relativamente estável que prevalece. Se houver alta incidência e persistência de doença, pode ainda ser chamada de hiperendêmica.

As doenças endêmicas são consideradas um dos principais problemas de saúde do mundo e preocupam governantes, em especial os que lideram países tropicais de baixa renda. A malária, doença infecciosa causada por protozoário do gênero Plasmodium, é um exemplo de endemia presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

Exemplo: No Norte do Brasil, a Febre Amarela tem atuação frequente. Por isso, pode ser considerada uma doença endêmica.

O que é pandemia

Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente  infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (266.9 Kb)   docx (721.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com