TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1 - Modelagem de dados

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a leitura dos conteúdos da unidade 1 desta disciplina, você pode observar que existem diversos fatores que influenciam na escolha da melhor abordagem de desenvolvimento para o software em questão. Existem diversos paradigmas de desenvolvimento de software como análise estrutura, essencial, orientada a objeto, etc.. Suponha que você trabalhe em uma fábrica de software e seja responsável pela escolha da melhor abordagem para o desenvolvimento dos novos produtos. Dois projetos deverão ser desenvolvidos. O projeto 1 é um sistema para venda de produtos eletrônicos pela internet. O projeto 2 é um sistema para controle de transações financeiras dos correntistas de uma grande instituição financeira, espalhada por todo território nacional.

Com base nos estudos da unidade 1 desta disciplina, e na análise do texto acima qual o tipo de paradigma que você julga ser mais apropriado no desenvolvimento do Projeto 1 e do Projeto 2? Fundamente sua resposta. Dê exemplos.

Ambos projetos, dado suas respectivas complexidades, necessitam de uma abordagem de desenvolvimento robusta, sólida e que adote as melhores práticas, e o paradigma orientado a objeto é a melhor solução para os dois projetos. Nesse cenário vejo dois modelos de processo para desenvolvimento que poderiam ser utilizados pelos projetos, RUP e metodologias ágeis. Esses processos são modernos, rosbustos, sólidos e estão em constante evolução, além de permitirem o desenvolvimento orientado a objeto.

Tendo em vista que o melhor paradgma é a orientação a objeto, nos resta decidir qual é o melhor modelo de processo para desenvolvimento de software. Para o projeto 1, que tende a ser menos complexo que o projeto 2, adotaria as metodologias ágeis, pois, para utilizar essas metodologias, é necessário ter um time pequeno e no mesmo local, para respeitar seus princípios, como por exemplo, reuniões diárias, foco no cliente, mudanças rápidas nos requisitos, pessoas do negócio e desenvolvedores trabalhando em conjunto, entre outros. Como um projeto de vendas pela internet tende a ser um projeto menos complexo e mantido em um único lugar, não necessita de uma equipe grande e presente em todo território nacional, sendo ela a melhor opção para o projeto 1.

Já para o projeto 2, utilizaria o modelo de processo para desenvolvimento de software RUP, pois, segundo SOMMERVILLE, é um modelo híbrido que utiliza as melhores práticas de todos os modelos de processos, é apoiado pelo uso da prototipação e com entrega incremental e que, em sua última versão, incorpora muitos dos valores e princípios defendidos no Manifesto Ágil, mostrando que realmente utiliza melhores práticas do desenvolvimento de software moderno. Com isso, esse modelo pode ser adaptadas para uma grande variedade de projetos e organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com