TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade A Revolução industrial

Por:   •  8/11/2019  •  Dissertação  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

A revolução industrial foi o pontapé inicial para as civilizações humanas iniciar seu desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado.  Diversos fatores e teorias sociais e econômicos surgiram junto desta revolução, mas sem dúvida todos esses processos ocorreram devido a uma evolução tecnológico que causou uma necessidade de reflexão sobre como aquilo passou a afetar a sociedade e etc.

Até chegar aos dias de hoje, vale destacar alguns grandes acontecimentos que influenciaram na aceleração da tecnologia:

As duas grandes Guerras Mundiais, onde a busca por poder de destruição levou grandes mentes e grandes esforços para evolução tecnológica de máquinas, armas, medicações e estudos científicos diversos. A grande maioria dessas evoluções e estudos foram posteriormente reaproveitadas para o uso cotidiano e benefício das civilizações. Destaques para a energia nuclear, os primeiros computadores também surgiram nessa época.

A guerra fria também teve grande papel, como na corrida espacial, um grande marco do poder tecnológico da humanidade. Vale destacar a utilização de computadores, e evolução de equipamentos cada vez mais sofisticados para trazer mais capacidade e confiabilidade nos gigantescos cálculos necessários para realização das missões lunares.

A globalização começou a acelerar cada vez mais a velocidade de informações disseminadas pelo mundo, com a invenção da internet e massificação do seu uso a velocidade de informações cresceu ainda mais.  

Além disso, o capitalismo trouxe a necessidade cada vez maior de produtividade dos meios de produção, onde cada vez menos auxílio da força de trabalho humana é utilizada nos processos, por muitas vezes afetar negativamente a produtividade ou a qualidade do produto final. Isso acarretou na substituição do homem por máquinas.

Tudo que isso só foi possível devido a evolução dos dispositivos tecnológicos, celulares, computadores e etc, que tornou a construção de hardwares de cada vez melhor qualidade, mais compactos e velozes, mais baratos e acessíveis a população.

Os softwares não ficaram atrás, pois para fazer uso dos benefícios do computador e celular é preciso ter uma interface que auxilie o usuário, hoje em dia é muito comum achar um aplicativo de celular ou um programa de computadores para exatamente qualquer atividade que se deseje realizar, isso mostra o quanto a evolução dos softwares acompanhou a necessidade global.

Em um cenário onde o ser humano tem cada vez tudo ao alcance das suas mãos, onde cada vez mais os meios de produção se automatizam por robôs e computadores, onde a inteligência artificial ganha cada vez mais força. Se imagina um futuro com escassez de trabalho, grandes empresas e corporações com muito dinheiro e muita produtividade. Porém, se não há trabalho, não há dinheiro, logo, não há consumidores.

No futuro o grande desafio será como as sociedades funcionarão frente a uma cenário como esse, alguns grupos de empresários já fazem discussões sobre isso, se irão no futuro vão alimentar a população e etc.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com