TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  5/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.979 Palavras (20 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP – Universidade Paulista

Ciência da Computação

                

[pic 1]

        

                                Atividade Prática Supervisionada

                   

                     Nome: Felipe Augusto Ortega  R.A.: B33BID-4

                     Nome: Bruno da Silva Dias      R.A.: B2983D-0

                     Nome: Jonathan S. Perez         R.A.:  B33DJF-0

                     Nome: Higor do Carmo Muroni R.A.: B30IHH-8

             São José do Rio Preto

      2014

UNIP – Universidade Paulista

Atividade Prática Supervisionada

Trabalho Desenvolvido na disciplina Redes para avaliação referente ao 5° Semestre.

Professor: Thiago Rizzo

    São José do Rio Preto

                                      2014

Índice

Objetivo..............................................4

                                     Introdução..........................................5

                                     Fundamentos.....................................7

                                     Projeto do Programa.......................17

                                     Relatório (Linhas de Código).........20

                                     Bibliografia.......................................30

   

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo a criação de um software para comunicação entre computadores em rede, no qual são empregados os ensinamentos na matéria de redes vistos neste semestre.

De forma que possamos por em prática o conteúdo visto em aula, mas com mais liberdade para trabalhar e implementar ideias próprias, contribuindo para o desenvolvimento profissional e acadêmico de todos os envolvidos no trabalho.

Introdução

O trabalho de Atividades pratica supervisionadas referente ao 4º Semestre do curso de Ciência da Computação consiste na construção software para comunicação e transferência de dados entre computadores em rede, o programa realiza as operações básicas desse tipo de software, tais como: envio e recebimento de pacotes, gravação em banco de dados e acesso ao servidor.

Usando a linguagem de programação orientada a objeto JAVA construímos o programa proposto no trabalho, usando a ferramenta socket do JAVA para tal.

O nosso programa atende a todos os requisitos básicos de um programa de comunicação e compartilhamento de dados em rede, com as operações de enviar/receber dados, gerar bando de dados e relatório dessas informações em servidor.

A disciplina envolvida nesse trabalho foi essencial para seu desenvolvimento, com a teoria do funcionamento de Redes fomos capazes criar a logica do programa, e usando técnicas e métodos do próprio JAVA para implementar.

Esse trabalho nos mostrou como implementar na pratica coisas que só tínhamos visto na teoria, acredito que todo conhecimento adquirido no decorrer desse trabalho nos ajudara na nossa vida como profissionais.

Foi escolhido pelo grupo a IDE NetBeans. Decidimos usar o NetBeans pela sua facilidade e agilidade para a implementação e desenvolvimento em Java, outro fator importante para a escolha foi a disciplina do semestre passado, LPOO, que usávamos essa IDE para o aprendizado de Java

                    Para o armazenamento desses pacotes de dados o grupo preferiu usar um sistema de banco de dados proprio. Usamos ferramentas do Java para criar TXT com os dados imprimidos para conservar as string. Nao usamos nenhuma outra ferramenta de Banco de Dados para manter a simplicidade do programa que visa apenas mostrar a ferramenta socket.

Fundamentos da comunicação de dados em rede

Protocolos de rede

Podemos pensar em rede de computadores como diversas máquinas interligadas fisicamente entre si onde os seus utilizadores promovem a troca de informação de seu interesse. Entretanto, uma rede não pode ser bem estabelecida considerando apenas o hardware como preocupação principal como nas primeiras redes, atualmente o software é considerado uma das partes mais importantes na concepção de novas tecnologias de redes de computadores.


PROTOCOLO é o conjunto de regras sobre o modo como se dará a comunicação entre as partes envolvidas.


Protocolo é a "língua" dos computadores, ou seja, uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados. É através dos protocolos que é possivel a comunicação entre um ou mais computadores. Os protocolos de rede nasceram da necessidade de conectar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que escrever a cada caso programas específicos. Ambos os computadores devem estar configurados com os mesmos parâmetros e obedecer aos mesmos padrões para que a comunicação possa ser realizada sem erros. Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado. De maneira geral há dois tipos de protocolos: Abertos e Proprietários ou Específicos. Os protocolos Abertos são os protocolos padrões da internet. Este podem comunicar com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão de protocolo. Um exemplo seria o TCP/IP, pois ele pode comunicar com várias plataformas como Windows, Linux, Mac e outros. Já os protocolos Proprietários são feitos para ambiente específicos (daí o seu nome), pois ele apenas pode comunicar com uma plataforma padrão. Exemplos desse tipo de protocolo: IPX/SPX, NETBIOS e outros. São exemplos de protocolos de rede: IP (
Internet Protocol), DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), TCP (Transmission Control Protocol), HTTP (Hypertext Transfer Protocol), FTP (File Transfer Protocol), Telnet (Telnet Remote Protocol), SSH (SSH Remote Protocol), POP3 (Post Office Protocol 3), SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), IMAP (Internet Message Access Protocol).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com