TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

  1. 3º e 4º Ciência da Computação (CC)
  1. Orientações para a disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas

  • TEMA
  • PROPOSTA DO TRABALHO
  • APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

CARGA HORÁRIA: 80 horas

I. TEMA:

“DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ AUTONÔMO, SEGUIDOR DE LINHA, PARA EMPILHAMENTO E DESEMPILHAMENTO DE DADOS POR MEIO DA TECNOLOGIA RFID”

II. PROPOSTA DO TRABALHO

As Atividades Práticas Supervisionadas serão constituídas pelos seguintes tópicos:

  1. O grupo de alunos deverá desenvolver um robô totalmente autônomo e com todos os componentes embarcados do tipo seguidor de linha para efetuar uma coleta diária de informações em uma área contaminada ambientalmente que impossibilita o acesso constante de técnicos devido ao alto risco à saúde. Nesta área restrita, são instalados 5 sensores em pontos estrategicamente definidos, que coletam diariamente dados sobre o nível de radiação nestes pontos os quais são armazenados em cartões de memória para posterior leitura. Devido a área estar localizada em uma região de sombra e sob forte interferência magnética não é possível efetuar a transferência de dados via radiofrequência em longa distância. O robô autônomo, por meio de um leitor de cartão RFID irá efetuar a leitura dos cartões, nos pontos determinados, por proximidade minimizando os efeitos das interferências.  Por uma questão de prioridade no tratamento e análise dos dados coletados a última informação coletada na área restrita deverá ser a primeira a ser disponibilizada pelo robô autônomo. Considerando que regularmente os sensores são reposicionados para a coleta de informações em pontos distintos o robô autônomo deverá ser programado para atender diversos percursos obedecendo as regras a seguir.

  1. O robô não pode exceder 250mm de comprimento, 250mm de largura e 200mm de altura.
  1. O percurso do robô será indicado por uma linha branca de aproximadamente 19mm de largura. A linha consistirá em combinações de retas e arcos. A linha poderá cruzar sobre ela mesmo. Quando houver um cruzamento, o ângulo de intersecção das linhas será de 90º. O trecho de 250mm antes e depois do cruzamento serão retas.
  1. A área a qual se estende entre o ponto de partida e o ponto de chegada, considerando 200mm a direita e 200mm a esquerda da linha é denominada “área de partida-chegada” ou “área de segurança” (vide figura 1).

[pic 3]

Figura 1

  1. A linha de partida e a linha de chegada serão localizadas em uma reta do percurso. A linha de chegada será localizada à 1 metro da linha de partida. Haverá marcações no lado direito da linha (em relação ao sentido do percurso), indicando o ponto de partida e o ponto de chegada (vide figura 2).

[pic 4]

Figura 2

  1. Durante o percurso, após a marcação de partida, haverá 5 marcações de parada no lado direito da linha (em relação ao sentido do percurso) sinalizando um ponto de coleta de informação armazenado em um cartão RFID posicionado no lado oposto a marcação de parada (vide figura 3).

[pic 5]

Figura 3

  1. O robô deverá iniciar na marcação de partida e percorrer o circuito na direção correta (tomando como referência a linha branca) e a cada ponto de parada deverá efetuar a leitura do dado no cartão RFID, EMPILHANDO a informação na memória interna do robô.

  1. O robô deverá automaticamente parar dentro da “área de partida-chegada” ou “área de segurança” e exibir por meio de um display, os dados coletados nos cartões RFID durante o percurso. Os dados deverão ser DESEMPILHADOS e exibidos no display. Utilizar a figura 4 como referência a exibição dos dados.

[pic 6]

Figura 4

  1. Lista de componentes que serão adicionados ao robô seguidor de linha convencional.
  1. Modulo RFID Mifare RC522 para leitura e gravação.
  2. 1 cartão RFID para os testes.
  3. Display 16x2 com i2c (com i2c irá utilizar menos portas do Arduino)


III. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

  1. O grupo deverá ser composto de 5 alunos. A formação de um grupo com um número diferente de 5 dependerá de aprovação do(a) Coordenador(a) Auxiliar do curso no campus.
  2. Todas as etapas do trabalho deverão ser escritas em fonte ARIAL 12, espaçamento 1,5, margem direita 2,5 cm e margem esquerda 2,5 cm. O trabalho deverá ter formato A4, encadernado (espiral) com capa transparente.
  3. O trabalho deverá ser postado no site junto com a ficha padrão de “Atividades Práticas Supervisionadas” de cada aluno, ilustrando cronologicamente cada um dos itens. A data de entrega será informada pelo coordenador auxiliar de curso.
  4. O grupo deverá escrever uma monografia sobre os aspectos teóricos que envolvem o projeto, bem como sobre todos os assuntos relativos ao desenvolvimento do sistema computacional. A estrutura básica da monografia é apresentada abaixo:

Capa

Sumário

Introdução

Objetivo do trabalho

Dissertação Interdisciplinaridade

Descrição dos componentes do Veículo Autônomo e seu funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (252.3 Kb)   docx (889.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com