TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de desenvolvimento economico

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.094 Palavras (21 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 21

TEMA 01

Desenvolvimento Econômico em Perspectiva

Objetivos de Aprendizagem

  • Compreender a diferença entre país desenvolvido e subdesenvolvido;
  • Conhecer o Projeto de Crescimento para a América Latina;
  • Verificar dados sobre o crescimento econômico na América Latina;
  • Distinguir indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico.

Para início de conversa

Certamente você já ouviu na mídia a divulgação de indicadores que classificam qual país é mais desenvolvido do que outro. Mas o que define isso? No tema 01 você conhecerá definições como a do Celso Furtado, Bresser Pereira e Amartya Sem e verá a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico. Mas será que existem indicadores para medir o crescimento de um País? Como eles são calculados? Neste tema você entenderá o significado de alguns destes indicadores, como o Índice de Gini, Curva de Lorenz e Índice de Desenvolvimento Humano, e como eles são compostos. Conhecerá também um projeto de crescimento para a América Latina, e poderá verificar que houve, nesta região, um vazio entre dinamismo econômico e crescimento social, ou seja, uma incapacidade em atingir conjuntamente com equidade os objetivos.

Por dentro do Tema

Intelectuais procuraram compreender a razão pela qual alguns países são ricos e outros pobres. A busca por esta resposta levou a estudos sobre o tema e a definições sobre o desenvolvimento e subdesenvolvimento e a questionamentos como: por qual razão mais de dois terços da população mundial vive em condições de extrema pobreza?

Os dados ao redor do mundo são bem diversos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a expectativa de vida ao nascer é de aproximadamente 78,1 anos enquanto que em Angola é de 38 anos.

O fator subdesenvolvimento foi objeto de estudo de autores, considerado clássicos, como: Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx, embora o termo subdesenvolvimento apareça após a II Guerra Mundial.

Para compreender o conceito de subdesenvolvimento, vejamos uma definição de Furtado contida no Programa do Livro Texto, na página 19: “O Subdesenvolvimento é um desequilíbrio na assimilação dos avanços tecnológicos produzidos pelo capitalismo industrial a favor das inovações que incidem diretamente sobre o estilo de vida”. Desta forma ele compreende que o subdesenvolvimento está contido no capitalismo e não é uma etapa, um processo na história de um país.

Já para compreender o desenvolvimento de um país, iremos utilizar uma definição de Bresser Pereira, contida no nosso Livro-Texto: “ O desenvolvimento é um processo de transformação econômica, política e social, por meio do qual o crescimento do padrão de vida da população tende a tornar-se automático e autônomo. Trata-se de um processo social global, em que as estruturas econômicas, políticas e sociais de um país sofrem contínuas e profundas transformações (DAMASCENO et all, 2011, p. 21), Celso Furtado acreditava não ser possível copiar o padrão de consumo dos países desenvolvidos e caso se tornasse acessível à população mundial repetir o padrão de consumo da minoria da humanidade, haveria pressão sobre os recursos naturais levando o sistema todo ao colapso, Furtado entendia o subdesenvolvimento como uma forma singular de capitalismo.

Análises comparativas entre os diversos países latino-americanos nos estudos durante mais de 20 anos (1965-1986) revelaram que alguns países desenvolveram-se mais no dinamismo econômico enquanto outros no campo social, e outros em nenhuma das duas áreas, causando um vazio, pois poderiam ter alcançado simultaneamente na área social e econômica. Esses estudos levaram, no início dos anos noventa, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), a procurar direcionar esforços para o desenvolvimento da área Latino-Americana, e apresentou um projeto com orientações para o desenvolvimento econômico de seu público-alvo. Até então a América Latina estava distante do processo de desenvolvimento por seu modelo industrial deficiente e sem perspectivas de crescimento, e tinha suas economias voltadas para exportação para fazer frente às dívidas externas.

O projeto, idealizado pelo chileno Furtado Fajnzulber “surgiu como uma proposta renovada de transformação das estruturas produtivas, que  visa compatibilizar crescimento econômico com melhores padrões de equidade” (DAMASCENO et all, 2011, p. 25), esse projeto deveria fortalecer a democracia, modernizar os processos, elevar a poupança interna e também melhorar a distribuição de renda.

Foi imperativo promover uma reestruturação do aparato produtivo para sustentar o crescimento aliado à distribuição de renda, sem superar as deficiências do padrão de industrialização não seria possível a  inserção no mercado mundial, pois até então as economias latino-americanas eram baseadas em: superávit comercial; estrutura industrial visando apenas mercado interno; tentativa de reproduzir o modo de vida dos países ricos e limitada valorização social da função empresarial. A transformação integral era exigida para uma competitividade autêntica.

No Livro-Texto será possível conhecer três formas de mensurar o desenvolvimento econômico: o Índice de Gini (medida de concentração ou desigualdade entre indivíduos de acordo com a renda domicilia per capita), a Curva de Lorenz (permite analisar a distribuição de renda) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que analisa o bem-estar de uma população.

ATIVIDADES

Instruções

Olá! Desafiamos você a fazer os exercícios abaixo que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre os conteúdos abordados no tema. Você poderá também efetuar uma auto-avaliação. Aproveite!

Ponto de Partida

Leia a letra da música Que País é Esse, cantada pelo grupo Legião Urbana:

Compositor: Renato Russo

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é este

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Geraes e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é este

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (300.2 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com