TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Informatica Basica

Por:   •  11/10/2016  •  Resenha  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Painel de Controle

É uma ferramenta de sistema do Microsoft Windows na qual consiste em personalizar as configurações do computador.

Opções de Acessibilidade
As Opções de Acessibilidade encontram-se entre as aplicações mais confusas do Painel de Controlo. Embora o objetivo desta aplicação seja o de configurar as definições do Windows para que o ambiente seja mais amigável para utilizadores com deficiências motoras, visuais e auditivas, as definições que aqui se encontram podem ser muitas vezes úteis para qualquer utilizador. Esta aplicação permite-lhe controlar várias definições de teclado, sons, monitor e rato. Por exemplo, o separador Teclado permite-lhe configurar definições conhecidas como Teclas Presas, Teclas Lentas e Teclas Sonoras. Isto significa que pode premir combinações de teclas, como [Ctrl] + [Alt] + [Del], premindo uma tecla de cada vez, em vez de todas em simultâneo, ignorar batimentos breves repetidos de teclas ou reproduzir um som ao premir qualquer uma das teclas Lock. As Teclas Sonoras são particularmente úteis se tende a premir acidentalmente [Caps Lock] escrevendo, em seguida, um parágrafo de texto sem se dar conta.

Outras opções contidas nesta ferramenta incluem a possibilidade de mostrar representações visuais de sons de sistema, configurar o teclado numérico para funcionar como rato e alterar as definições de monitor para alto contraste.

Adicionar/remover
As ferramentas Adicionar/Remover no Painel de Controlo estarão provavelmente entre as mais visitadas. Embora a aplicação Adicionar/Remover Hardware lhe dê acesso a um ambiente de assistente utilizado para adicionar, remover, desligar ou resolver problemas de hardware, as visitas à aplicação Adicionar/Remover Programas são muito mais frequentes. Esta ferramenta não só lhe permite adicionar, remover e alterar software, como também lhe permite alterar componentes instalados do sistema operativo (como jogos ou outros utilitários) e disponibiliza-lhe uma interface gráfica a partir da qual pode criar um disquete de arranque.

Obviamente, a remoção de software não utilizado ajuda a libertar componentes de sistema. Todavia, a criação de um disquete de arranque deve ser uma prioridade para todos os utilizadores, na medida em que será indispensável se o sistema não arrancar.

Definições do Monitor
A aplicação Monitor é uma ferramenta comum com a qual provavelmente já está familiarizado. Esta ferramenta não só lhe permite controlar várias definições de cor e de esquema do ambiente de trabalho, como também pode utilizar esta ferramenta para configurar proteções de ecrã, padrões de fundo de ambiente de trabalho, efeitos visuais e muito mais. As opções mais importantes são as que se encontram no separador Definições, dado que lhe permitem controlar tanto a resolução de visualização como a profundidade de cor utilizada. Se o monitor não estiver nítido, tente uma maior profundidade de cor ou uma resolução superior. Se estas opções não puderem ser alteradas, é possível que tenha o controlador de vídeo errado para o sistema instalado – consulte o Web site do fabricante para obter uma atualização.

Teclado e Rato
O Painel de Controlo também lhe permite controlar vários dispositivos externos. Embora as opções exatas disponíveis difiram consoante a versão do Windows, as aplicações Teclado e Rato são uma visita obrigatória.

Por exemplo, a utilização da aplicação Teclado permite-lhe instalar idiomas adicionais ou controlar o atraso do teclado e a velocidade de repetição. Altere para um atraso de repetição mais lento se tende a manter premidas teclas individuais durante demasiado tempo e se acidentalmente acaba com múltiplas ocorrências de um caráter no ecrã. A aplicação do rato permite-lhe alterar uma vasta gama de definições, incluindo a velocidade a que o rato responde a duplos cliques, a orientação manual do rato (uma visita obrigatória para leitores canhoteiros) e inclusivamente alterar os ponteiros do Windows utilizados.

Sons
O fato de o seu computador reproduzir sons é fantástico, mas pode pretender retirar o som de forma permanente. Quer procure mais sons, menos sons ou sons diferentes, uma visita à aplicação Sons resolverá o seu problema. 

A partir desta ferramenta pode alterar e pré-visualizar os sons associados a eventos como uma paragem crítica, exclamação, recepção de uma nova mensagem de correio eletrônico e até o som reproduzido no arranque do Windows. Um som particular de que pode querer livrar-se é o som de clique associado ao acesso a um ficheiro ou pasta. Se assim for, vá à secção Explorador do Windows e defina o som associado ao item Iniciar Navegação para Nenhum. 

Gestão de Energia
Independentemente de utilizar um computador de secretária ou portátil, quererá explorar a aplicação Gestão de Energia. As definições que aqui são apresentadas diferem consoante os padrões de gestão de energia (como APM ou ACPI) suportados pelo sistema. No entanto, irá pretender configurar as definições de suspensão do sistema que controlam quando os componentes do computador passam para um modo de baixo consumo. Isto não só é favorável para o ambiente como a não configuração das definições de suspensão do sistema conduzirá, em última instância, a uma desagradável conta de eletricidade mais elevada para os utilizadores que deixam o computador ligado com regularidade.

Definições Regionais
A aplicação Definições Regionais é utilizada para controlar o modo como o Windows apresentará e ordenará datas, números, moedas e horas, por predefinição. Por exemplo, pode optar por alterar o símbolo predefinido da moeda ou o modo como os valores positivos e negativos são apresentados.

Definições de Utilizador
A aplicação Utilizadores num sistema Windows 98 permite-lhe adicionar outras contas de utilizador ao computador, bem como controlar se lhes é atribuído um perfil de utilizador dedicado. Quando os utilizadores são criados e lhes são dados perfis individuais, pode ser-lhes concedido acesso ao respectivo ambiente de trabalho dedicado, pasta Os Meus Documentos, favoritos, etc.

Suplementos do Painel de Controlo
Para além das aplicações abrangidas neste artigo, o Painel de Controlo fornece acesso às propriedades de Internet, opções de pastas, bem como definições de configuração para faxes, Rede, impressoras, modems e mais. Para, além disso, programas individuais como o Norton Antivírus, Quicktime e outros, também podem adicionar a sua própria aplicação dedicada, permitindo-lhe configurar definições relacionadas. Vale a pena explorar cada um destes conforme as suas necessidades. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (376.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com