TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas de Informatica Basica

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Exercícios usando o Word

QUESTÃO 1 – Defina o que é INFORMATICA.

INFORMÁTICA é a junção da palavra INFOR (INFORMAÇÃO) e MÁTICA

(AUTOMÁTICA) com suas raízes vinculadas ao processamento de dados computacionais e na organização do conhecimento registrado (documentos).

QUESTÃO 2 – Explique o que é um computador, diferenciando Hardware de Software.

Computador é uma máquina que processa informações automaticamente, através do conjunto denominado HARDWARE (parte física ou equipamentos) e SOFTWARE (parte lógica ou programas).

QUESTÃO 3 – Defina Rede de Computadores. Cite e defina os dois principais tipos de redes.

Redes de computadores são tecnologias computacionais interconectadas para permitir a

transferência de informações e o compartilhamento de recursos.

  • Rede de computadores Local (LAN)- Ligados localmente à um servidor ou máquina escrava via cabos.
  • Rede de computadores à distância – INTERNET sem fio, via modem Wireless.

QUESTÃO 4 – Explique com suas palavras o que é INTERNET. Faça um resumo do histórico dos computadores e do surgimento da Internet (em torno de 3 parágrafos).

INTERNET – É uma rede mundial de computadores desenvolvida pelo exército americano capaz de interligar todas as máquinas

QUESTÃO 5 – Diferencie Internet, Intranet e Extranet. Cite algumas vantagens do uso de redes de computadores, principalmente a Internet.

ETHERNET. - Essa tecnologia é uma das arquiteturas possíveis em redes locais, usando normalmente cabos coaxiais ou outros meios, como um cabo de fios torcidos (par trançado) ou ondas rádio que

interligam vários computadores.

QUESTÃO 6 – Defina INTERNET de acordo com Kurose e Ross (2010) e aprenda a fazer a referência bibliográfica para livros. Siga a dica abaixo:

De acordo com KUROSE, J. F; e ROSS, K. W. Rede de Computadores e Internet. São Paulo: Addisson Wesley, 2010, a INTERNET é uma imensa rede mundial de computadores que interconecta dispositivos hospedeiros modernos como laptops, telefones celulares, sensoriamento ambiental, quadros de imagens, webcams, sistemas internos elétricos de segurança ou sistemas finais.

QUESTÃO 7 – A Internet é uma excelente rede para trocar informações. Contudo, fique atento ao browser de navegação, procurando evitar sites suspeitos ou clicar em link que aparecem em janelas do tipo Pop-up. Desconfie de brindes e das promoções que recebe por e-mail, principalmente SPAM. O que é SPAM? O que é Hipertexto? O que é um Browser? Cite 2 exemplos de Browser.

HIPERTEXTO são páginas da Web com textos dinâmicos que incluem um conjunto de códigos que determinam a sua formatação para

navegação na Internet através de links, etc.

BROWSER são programas através dos quais um computador cliente pode explorar recursos de servidores de Internet. Por exemplo, Internet Explorer, Mozila, etc. Para muitas tarefas, as funcionalidades básicas de um Browser são complementadas com outros programas adicionais conhecidos por PLUG-INS.

  • BBS (Bulletin Board System) pode ser considerado um pequeno serviço de comunicação de dados "on-line". São estações onde estão armazenados programas, jogos, serviços comerciais etc.

QUESTÃO 8 – Explique quais os principais problemas com o uso de redes de computadores. Depois, pesquise na Internet, usando o Google Acadêmico a Monografia referenciada abaixo que segue o padrão ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (veja o padrão geral em vermelho e a referência na cor azul). Depois faça um DOWNLOAD do arquivo da Monografia para seu PENDRIVE dentro da pasta Informática:

SOBRENOME, Nome. Título.Departamento acadêmico, Universidade, Cidade, ano.

RANIERI, Achilles;  VIEIRA, Ailton.  Ferramentas de Segurança de Computadores. Monografia de Engenharia da Computação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Belém, 2005.

Agora, leia o texto da monografia, procurando responder os itens com marcadores:

  • O que são vírus eletrônicos?
  • Cite os 3 tipos mais conhecidos de vírus eletrônicos, explicando como eles atacam. Cite 1 exemplo de cada tipo.
  • Cite as formas de proteção mais seguras para evitar os vírus de computador.
  • Cite 3 exemplos de antivírus FREEWARE e 1 exemplo SHAREWARE.  
  • Quais as medidas de segurança que um usuário deve ficar atento com DOWNLOAD, uso de mídias de gravação como PENDRIVE, disquetes, CD/DVD, etc. e com o uso de ANTIVÍRUS.

QUESTÃO 9 – Defina os termos abaixo (inglês e português):

  • WAN – Wide Area Network
  • LAN – (Local Area Network)
  • ARPANET -  Advanced Research Projects Agency

  • WWW - World Wide Web
  • TCP – Trasmission Control Protocol – Controle de protocolo de Trasmissão
  • IP – Internet Protocol – Protocolo da Internet
  • FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos)
  • HTML - HiperText Markup Language - Linguagem de Marcação de HiperTexto

  • HTTP - Hiper Text Transfer Protocol
  • DNS - Domain Name System

QUESTÃO 10 – Geralmente, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários de caráter apelativo e inconveniente.  O bom uso do e-mail (correio eletrônico) é importante para qualquer profissional. Cite as principais vantagens do uso do e-mail nas empresas e dê 4 dicas importantes. Depois, explique a função de cada uma das pastas mostrada na Figura abaixo: Caixa de Entrada, Itens Enviados, Excluídos, Lixo Eletrônico, além das diferenças entre Para, Cc, Cco e os cuidados ao digitar uma mensagem dentro de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com