TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Pratica de TI

Por:   •  30/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Sistemas de Informação

Laboratório de Hardware

Roteiro de Laboratório - Prática 1

Montagem/Desmontagem de Máquinas Computacionais Padrão PC e Identificação de Módulos e Componentes

Prof. Fernando Teixeira

São Paulo - 2015

Introdução

Atualmente as máquinas computacionais padrão PC são projetadas de forma modular em muitas de suas partes. Muitas são as situações em que o conhecimento de seus componentes e a habilidade para sua manipulação são necessários para um profissional que dependa fortemente destes equipamentos em suas atividades. Atualização tecnológica de seus componentes; aperfeiçoamento de projeto por meio de acréscimo de componentes; identificação e correção de falhas são algumas das motivações que justificam algum esforço de aprendizagem. Não deixa de ser importante para o profissional formado em cursos superiores de Ciência da Computação possuir tal capacidade, também pelo fato de poder manifestar-se frente a esclarecimentos e consultas; e como forma de auxiliar em sua compreensão teórica envolvida.

Objetivo

Promover a familiarização com os componentes que utilizados na organização do sistema computacional (padrão PC), bem como com os procedimentos básicos que orientam a montagem, a desmontagem e a configuração. Estabelecer padrões de segurança e de abordagens na prática destas atividades.

Material

Computador padrão PC.

Fundamentação Teórica

As técnicas de montagem são conseqüência de padrões adotados pelas empresas que produzem os equipamentos e dispositivos. Estes padrões evoluem ao longo do tempo visando, entre outros objetivos: reduzir dificuldades de manuseio (de caráter espacial), reduzir a presença de ambigüidades na montagem, garantir contatos efetivos e aumentar a resistência ao esforço físico.

Muitas dos procedimentos, cuidados e descrições estão presentes nos manuais que acompanham as máquinas computacionais (tal como ocorre com qualquer equipamento desde aqueles de uso comum até às máquinas mais sofisticadas). Este é a primeira atitude do profissional que trabalha com o menuseio de equipamentos: possuir um manual de alta qualidade com respeito ao seu conteúdo, ou seja, que proporcione condições para que o profissional com bastante comodidade seja capaz de localizar a informação desejada.

Um outro aspecto necessário refere-se aos cuidados de segurança pessoal. Por se tratar de um equipamento elétrico, as máquinas computacionais também exigem cuidados de segurança comuns a toda máquina elétrica. São procedimentos de segurança básicos para a conduta habitual de um laboratório de eletrotécnica. São relativos aos cuidados com a energia elétrica estática e com a energia elétrica proveniente da rede.

  1. 1. Ao manusear internamente o equipamento, este deve estar desligado e também desconectado da rede elétrica.
  1. 2. Cargas estáticas podem inclusive danificar dispositívos mais sensíveis, por exemplo, pentes de memória. Em um ambiente de trabalho adequado às atividades de manipulação de equipamentos elétricos, é possível se dispor de pontos de acesso ao fio-terra (terceiro ponto da tomada). Neste caso, estando o cabo de força do equipamento ainda conectado à rede, basta o profissional tocar na carcaça do mesmo para que as cargas estáticas sejam eliminadas.
  2. 3. O local de trabalho deve estar limpo, desimpedido de outros objetos e organizado.
  3. 4. Os procedimentos devem ser realizados pausada e refletidamente, evitando acidentes (deformação de pinos e encaixes, conexões invertidas e cabos partidos).

Procedimentos

Os procedimentos desenvolvidos nesta prática dependem do modelo de máquina que está sendo adotada. Também depende da profundidade (hierárquica) com que os componentes são identificados. Portanto, idéias gerais são apresentadas na sequência mais recomendada:

O procedimento de montagem segue os passos em sequência inversa. A atenção necessária nesta fase é extremamente maior que na fase anterior, pois não é aceitável inversões de conexões. É característica usual dos equipamentos, principalmente computacionais, que cada componente apresente, mesmo de forma muito sutil, alguma orientação visual que permita identificar como deve ser o procedimento para sua instalação (conexão com os demais componentes). Consulte sempre os respectivos manuais.

Elaboração do Relatório

  1. 1. Quais são precauções importantes para se evitar danos causados com a eletricidade estática? E no caso da eletricidade presente na rede elétrica?

Desligar do ponto de alimentação de energia elétrica, para evitar a circulação de energia.

  1. 2. Quais são os processadores compatíveis com o modelo da placa mãe?
  2. Ele suporta processadores AMD, Athlon / Athlon XP e Duron  
  1. 3. Onde ficam armazenadas as informações da configuração de sua máquina? De uma forma geral, quais são as opções principais da BIOS. Em que situação é necessário apagar todas estas informações? Quais são os procedimentos para tal? (página 22)

No setup, que para acessar deve ser inicializado antes da execução do sistema operacional, pressionando a tecla . A BIOS é encarregada basicamente de suportar o acesso ao hardware, ou seja por iniciar a carga do sistema operacional. Deve-se efetuar um “Clear na CMOS” quando é alterado configurações manipuladas erradas no setup. Deve-se ‘jumpear” a CMOS por três segundos.

  1. 4. É interessante fazer overclocking no processador? Em que situações?

É interessante em alguns casos. Overclocking é necessário quando tem-se o desejo de deixar seu processador com a capacidade de rodar mais informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (174.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com