TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Industrial e Serviços.

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SERVIÇOS

Atividades Práticas Supervisionadas

PRIMEIRA ETAPA

BAURU

2014


ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SERVIÇOS

Atividades Práticas Supervisionadas

Trabalho extra-sala apresentado a Faculdade Anhanguera Bauru como requisito parcial a obtenção do titulo de Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação.

Orientador:

BAURU

2014


  1. MECATRONICA E SEUS CONCEITOS

Aplicação combinada de conhecimentos de áreas tradicionais, como a engenharia mecânica, a eletrônica, controle e a computação de forma integrada e concorrente. Tem como objetivo a formação profissional em mecatrônica em nível nacional e internacional, estudo de impactos na sociedade (tecnológicos, sociais e econômicos).

Desde o fim da segunda guerra mundial foi notada que houve uma evolução sobre os pensamentos de produções industriais devido ao aparecimento de novas disciplinas, pesquisas operacionais e cibernéticas. Mas com tudo, na década de 80 foi observado um declínio muito grande na produtividade, principalmente por conta do mercado de trabalho que passou a exigir maior diversificação de produto, tempo de desenvolvimento e produção menores, um ciclo de vida dos produtos menores e baixo custo. Foi onde começou a obter maior integração da sua vasta gama de negócios ao processo produtivo.

Os conceitos básicos da mecatrônica são representa pelas combinações de materiais, mecanismos, sensores, atuadores, eletrônica e processamento digital.

Hoje em dia a mecatrônica tem uma ampla forma de aplicação, sendo muito usada em combinação com a automação industrial, onde se da uma grande complexidade por conta de obter melhorias nas maquinas, podendo eliminar juntas articuladas por exemplo, e substitui-las por juntas elásticas, tendo um melhor desenvolvimento, menos desgastes, gerando menor custo.

Com a vinda dos micros controladores onde se tem um custo baixo, sua venda hoje é de fácil acesso, foi possível se obter inteligências nas maquinas, onde se da à ordem programando a “mente” da maquina para fazer o serviço, onde é preciso, repetido sem falhas e com perfeição, trazendo maior confiança, onde feito por ser humano não existiria a precisão em todas as peças.

A mecatrônica esta presente em três níveis, nos componentes, maquinas e sistemas (FMS, FAS e CIM). Os diferentes níveis exigem uma compreensão maior da força física que será imposta sobre aquele processo feito pelo robô, com isso, é exigido menor esforço físico humano, porem maior raciocínio para o desenvolvimento do robô, como por exemplo, os fenômenos físicos, os componentes necessário para não correr riscos de ter problemas, temperatura a que a peça será submetida no processo fabril, todo um estudo para maior perfeição. Com isso programando o robô usando a parte de sistemas implantada para programar o que deve ser feito, gerando maior perfeição no produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (429.7 Kb)   docx (597.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com