TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de IHC do sistema “AI Q FOME”

Por:   •  31/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 13

Avaliação de IHC do sistema “AI Q FOME”

Juliana Cristina Reis Gomes

Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) - Universidade Federal de Ouro Preto

Campus João Monlevade – MG – Brasil

julianacrgomes@gmail.com

ReSUMO

24 de julho de 2016. O intuito desse trabalho foi avaliar a experiência de uso de um sistema no contexto de cidades inteligentes. Para isso foram convidados usuários com perfis diferentes e também foram utilizados diferentes métodos de avaliação de IHC.

O sistema avaliado foi o “AIQFOME”, na cidade de João Monlevade para verificar sua facilidade de aprendizado, facilidade de recordação e eficiência. Os resultados obtidos através de analises e considerando que o avaliador não é um profissional da área, foram positivos quanto aos quesitos avaliados.

Palavras-chave

Usabilidade, Avaliação de IHC,  Eficiência, Facilidade de aprendizado e recordação.

INTRODUção

Atualmente a interação humano-computador, ou seja, o interesse em qualidade de uso dos sistema e o impacto na vida dos seus usuários é um assunto que vem ganhado cada vez mais importância. O que é valido uma vez que há um grande crescimento das tecnologias de informação e comunicação em diversas áreas, como entretenimento, comunicação, educação, saúde e diversas outras.

O seguindo trabalho expõe uma avaliação de IHC do sistema “AI Q FOME”, um aplicativo de pedido de “comida” de diversos tipos como lanches, refeições, sorvetes e afins. Presente em seis estados e diversas cidades, foi desenvolvido com o objetivo de agilizar um pedido com a opção de entrega em domicilio. Em João Monlevade - MG, cidade onde o sistema foi avaliado, há doze estabelecimentos cadastrados, ate a presente data.

O sistema possui uma área de cadastro que além dos dados tradicionais como nome, telefone e endereço, é preciso preencher data de nascimento e senha, e opcional, CPF e apelido. O cadastramento é obrigatório para concluir o pedido. Há uma área com os estabelecimentos, que além do nome, descreve o produto do estabelecimento e o horário de funcionamento. Nesta área é possível fazer pesquisas por nome, culinária e promoções. A área do estabelecimento possui o horário de funcionamento, o cardápio e os valores.

A avaliação buscou verificar a usabilidade do sistema, ou seja, qual foi o tempo e esforço necessário para o usuário aprender a utilizar o sistema ou a recordar seu uso e se a aplicação é tão eficiente quanto ou melhor do que a forma de pedido tradicional (por telefone). Para diagnosticar todos esses pontos, a avaliação foi feita com 3 grupos de diferentes perfil e 3 métodos de avaliação.

PLANEJAMENTO

Para verificar problemas na interação e na interface do sistema foi utilizada uma técnica de avaliação de cada método. Começou-se pelo método de observação com o teste de usabilidade com o objetivo de apurar a facilidade de aprendizado e recordação dos usuários. Em seguida passou-se pra o método de investigação com o grupo de foco com o objetivo de julgar a eficiência do sistema. A avaliação foi finalizada no método de inspeção com o percurso cognitivo com o objetivo de estimar a facilidade de aprendizado.

Todos os testes de avaliação do sistema pelos usuários e avaliador foram feitos no website do “AIQFOME”. Utilizou-se um computador portátil da marca Samsung, Modelo NP270E5E, no sistema operacional Windows 10.

O perfil dos participantes da avaliação foram estudantes da Universidade Federam de Ouro Preto, do curso de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, com idade entre 18 e 25 anos e que moram em repúblicas. Foram 15 participantes diferenciados em 3 grupos: 5 deles nunca haviam utilizado o sistema; os outros 5 utilizam eventualmente e os 5 restantes utilizam constantemente.

A tarefa definida para teste foi fazer um pedido de uma pizza no estabelecimento Tropical. Essa tarefa foi empregada no teste de usabilidade realizado pelos participantes e no percurso cognitivo realizado pelo avaliador.

Teste de usabilidade

Um teste de usabilidade foi projetado para avaliar o desempenho dos usuários ao realizar um pedido de pizza no website do “AI Q FOME”. Foram coletados dados na entrevista pré-teste e pós-teste e na observação. Alguns dados coletaram foram: se o participante utiliza muitos sistemas e aplicativos no cotidiano, se achou difícil interagir com o sistema em questão, o tempo que o mesmo levou para realizar a tarefa, o número de erro cometido, dentre outras.

No grupo de foco participaram apenas 9 pessoas das 15 que realizaram o teste de usabilidade mas manteve-se os diferentes tipos de grupos. Não foi determinado um tema, falou-se do sistema como um todo, apontando críticas, discutindo melhorias e conversando sobre dificuldades. Questão muito discutida foi sobre o cancelamento do pedido.

Na realização do percurso cognitivo foi a hora do próprio avaliador verificar a qualidade de usabilidade do sistema, tentando se colocar no papel do usuário e detalhar como seria sua interação com o sistema. Para isso foram definidos os passos necessários para a realização da tarefa e as seguintes questões respondidas para cada um desses passos: “O usuário tentaria atingir o efeito correto?”, “O usuário perceberia que a ação correta está disponível?”, “O usuário conseguiria associar a ação correta com o efeito que está tentando atingir?”, “Se a ação correta for realizada, o usuário perceberia que está progredindo para concluir a tarefa?”.

On each page your material should fit within a rectangle of 7 x 9.25 in (18 x 23.5 cm), centered on a US letter page (8.5x11 in), beginning 0.75 in (1.9 cm) from the top of the page, with a 0.33 in (0.85 cm) space between two 3.3 in (8.4 cm) columns. Right margins should be justified, not ragged. Please be sure your document and PDF are US letter and not A4.

TYPESET TEXT

The styles contained in this document have been modified from the default styles to reflect ACM formatting conventions. For example, content paragraphs like this one are formatted using the Normal style.

Title and Authors

Your paper’s title, authors, and affiliations should run across the full width of the page in a single column 7 in (17.8 cm) wide. The title should be in Helvetica or Arial 18-point bold (the Title style in this document). Authors’ names should be in Times New Roman or Times Roman 12-point bold (Author Name style), and affiliations in the font as 12-point regular (Author Affiliation style).

To position names and addresses, use a single-row table with invisible borders, as in this document. Alternatively, if only one address is needed, use a centered tab stop to center all name and address text on the page; for two addresses, use two centered tab stops, and so on. For more than three authors, you may have to place some address information in a footnote, or in a named section at the end of your paper. Leave one 10-point line of white space below the last line of affiliations.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (435.9 Kb)   docx (377 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com