TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Linus Torvalds

Por:   •  6/4/2015  •  Bibliografia  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia Linus Benedict Torvalds

Linus Benedict Torvalds, nasceu no dia 28 de Dezembro de 1969, em Helsínquia, Finlândia. Seu primeiro contato com a informática foi aos 11 anos por causa de seu avô, Leo Waldemar Tornqvist, um matemático estatístico da Universidade, que comprou um Commodore em 1980 (um dos primeiros computadores) e pediu a ajuda de seu neto para usá-lo.

Ele ficou tão impressionado com a máquina que ficou um verão inteiro em um quarto desenvolvendo o que restava do Núcleo (Kernel) do computador. Com 19 anos Linus foi para a Universidade de Helsinki e em 1990 começa a estudar C (linguagem de programação).

Aos 21 anos ele já tinha 5 anos de experiência em programação em C e conhecia bastante do sistema operacional MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), a ponto de pegar algumas ideias emprestadas para começar um projeto pessoal, que seria executar o software do GNU em um PC. Sua principal motivação para criar este sistema operacional, que foi denominado Linux, era a de que nunca estava contente com as limitações dos sistemas operacionais que usava. Sua primeira versão foi chamada de Freax.

Em 1991, ainda na universidade, acabou decidindo compartilhar seu sistema operacional com amigos e programadores e foi neste momento que ele escreveu seu nome na história. Segundo ele, não achava que sua invenção seria tão importante, afinal ele criou o sistema por diversão e não visava fama e dinheiro, coisas que ele nem imaginava que viriam com esse passatempo.

Desde que foi compartilhado com o mundo o Linux só cresceu, por ser um software livre ele recebe ajuda de milhares de programadores de todo o mundo para aperfeiçoar cada vez mais seu sistema.

Por conta de seu feito ele recebeu dois prêmios em 1997, "1997 Nokia Foundation Award'y" e "Lifetime Achievemente Award at Uniforum Picture". Também terminou seu curso universitário neste ano e acabou somando dez anos como estudante e investigador na universidade, coordenando o desenvolvimento do Kernel do sistema operacional desde 1992.

Depois disso ele ainda trabalhou em Silicon Valley, na Transmeta e em 2001 iniciou seus trabalhos nos laboratórios da OSDL (Open Source Development Labs), fundação criada para ajudar no desenvolvimento do kernel Linux.

Atualmente Linus mora com a mulher e seus três filhos nos Estados Unidos, em Santa Clara, Califórnia, possui a marca registrada Linux e supervisiona o uso e abuso da marca através da organização sem fins lucrativos Linux International.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com