TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS QUIXADÁ

CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS 2019.1

ALUNO: FRANCISCO VICTOR DA SILVA PINHEIRO – MAT 402112
PROFESSORA: LÍVIA ALMADA

e. Descubra para cada tabela do banco de dados (acesse pg_class): o nome da tabela(coluna: relname), o tamanho em número de páginas (coluna: relpages), o número de tuplas (coluna: reltuples), se há ou não presença de índice (coluna: relhasindex);

Respostas: 

--gambiarra--

select relname, relpages, reltuples, relhasindex from pg_class where relname like ('l%') order by relname

--corretamente--

select relname, relpages, reltuples, relhasindex from pg_class p inner join information_schema.tables as c on c.table_name = p.relname where c.table_schema = 'public' order by relname

f. Você percebeu algo estranho com o número de tuplas e páginas reportadas como resposta do item anterior em relação ao que você inseriu no item c? Como forçar o SGBD a reavaliar as informações de metadados desatualizados? Execute o comando de correção.

g. Agora reporte novamente os valores questionados na letra e;

h. Utilize o comando: select pg_stat_reset(). Este é resposável por resetar algumas

informações estatíticas para zero.

Respostas: select * from  pg_stat_reset()

i. Escolha uma tabela do seu banco de dados (acesse: pg_stat_all_tables) reporte: o nome da tabela(coluna: relname), o tamanho em quantidade de leituras sequenciais já realizadas (coluna: seq_scan), o número de tuplas inseridas (coluna: n_tup_ins), número de tuplas modificadas (coluna: n_tup_upd), número de tuplas deletadas (coluna: n_tup_del);

Respostas:

select relname, seq_scan, n_tup_ins, n_tup_upd, n_tup_del from pg_stat_all_tables

j. item

k. item 

resposta: select blks_read, blks_hit, conflicts, deadlocks, xact_commit, xact_rollback from pg_stat_database where datname='condominio'

l. item


01 - Questão

02- Porque você optaria usar um sistema de banco de dados ao invés de mantê-los em sistemas de arquivos?

Sistema de arquivos. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Já um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um software que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário.

Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente da aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento.

Vantagens de SGDB:

Dados podem ser compartilhados;

As redundâncias podem ser reduzidas;

Segurança;

Inconsistência pode ser vista até certo ponto;

Desvantagens de Sistemas de Arquivos:

Problemas de integridade;

Redundância e inconsistência dos dados;

Isolamento dos dados;

Possui suporte a Unicode;

3. Quando não é adequado o uso de sistemas de banco de dados?

Resposta:

Faz-se necessário que o sistema adotado esteja com uma configuração que permita desempenhar as suas funções de forma mais eficiente e assim, retorne o mais rápido de suas operações.  O trabalho de configuração é conhecido como ajuste ou sintonia do SGBD.

Entretanto, considerar apenas as configurações do SGBD é um erro primário, pois a sintonia de um SGBD deve incluir o hardware e o sistema operacional. E, no caso do sistema operacional, o sistema de arquivos é decisório para uma melhor performance devido a que os dados do SGBD estão armazenados em disco e este se torna um gargalo se não for capaz de permitir acessos às informações o mais rápido possível.

Um método muito eficiente para se realizar testes para determinar se uma configuração de um determinado SGBD é a mais adequada é o TPC-H [2][3], o qual permite que se efetuem testes de desempenho em um SGBD de forma correta e confiável.

4. Descreva a arquitetura de um SGBD.

[pic 1]

5. Qual o papel do gerenciador de buffer?

Gerenciador de buffer

Recupera objetos em disco e carrega-os na memória principal em forma de páginas;

SGBD possui uma área de buffer em memória principal;

Mapeamento: Bloco → Página − (disco) → (buffer do SGBD);

Definição da polı́tica de alocação do buffer: MRU, LRU, FIFO, etc.

6. Qual a estrutura básica dos discos magnéticos?

Disco rígido, é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a “memória permanente” propriamente dita. É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado. O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados.

Um disco rígido possui uma ou várias superfícies de gravação/leitura com uma estrutura de gravação composta por cilindros, trilhas e setores. Cilindro: definido como sendo um conjunto de Trilhas verticalmente alinhadas e com mesmo diâmetro e compostas por Setores que são as unidades físicas de gravação

Custo de acesso ao disco: Registros que pertencem a um mesmo cilindro não requerem deslocamento do mecanismo de acesso. Tempo de busca (seek time): tempo de deslocamento do mecanismo de acesso de uma trilha para outra. Latência rotacional: tempo para que o inicio do bloco que contenha o registro a ser lido passe pelo cabeçote de leitura/gravação. Tempo de transferência: quantidade de tempo necessário para que um bloco (ou setor) seja transferido para um buffer de memória.

[pic 2]

7. Considere um disco com o tamanho de setor igual a 512 bytes, 200 trilhas por superfície, 50 setores por trilha, 5 pratos de disco com dois lados.

a. Qual a capacidade da trilha em bytes?

Resposta: 512 x 50 = 25600 bytes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (308.5 Kb)   docx (380.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com