TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartilha de cidadania: Tema Trânsito Violento

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Conteúdo

Apresentação:        4

Sub Tipos de Violência no Trânsito        

        Violência Verbal        6

        Violência Física        6

        Violência Material        7

        Violência Técnica        7

        Violência de Condição        7


Apresentação

        Esta cartilha visa orientar e influenciar motoristas com o intuito de construir um trânsito mais amigável, gentil e prevenindo. Ninguém é obrigado a ser algo diferente do que é, mas seguir o bom senso e perder o sentimento agressivo que os motoristas usualmente tem é o que visamos com essa cartilha.

        Veremos a seguir, os tipos de violência e dicas para evitar e confrontar esses eventos. Será discutido também o que é feito e o que pode ser feito para que nós como cidadãos possamos conviver em harmonia nesse ambiente tão hostil chamado trânsito.


Sub Tipos de Violência no Trânsito

        No Brasil a violência no trânsito atinge níveis alarmantes, enquanto, em outras partes do mundo, isso não é um problema recorrente, analisando esse dado podemos constatar que o problema não é específico do carro, ou do aglomerado de pessoas utilizando um carro, isso é um problema de regras e de caráter das pessoas que formam uma sociedade.

        Existe diferentes tipos de violência no trânsito, cada uma delas será descrita aqui e explicada posteriormente.

  • Violência Verbal
  • Violência Física
  • Violência Material
  • Violência Técnica
  • Violência de Condição

Violência Verbal

        A violência verbal está relacionado ao instinto que você está sempre certo no trânsito e que quem está errado não merecia estar dirigindo um veículo. Tudo o que outra pessoa faz quando está dirigindo é analisado e julgado pela maioria da sociedade. Mesmo uma pessoa que não está dirigindo analisa e critica alguém que comete algum erro ao volante.

        Essa raiva faz com que certas pessoas humilhem e ofendam as outras, por lei essas pessoas tem o direito de se sentirem ofendidas e entrar com um processo por danos morais.

        Mesmo sendo apenas palavras, o sentimento por si só é um grande catalisador para violências piores. O problema é social e deve ser tratado primeiramente em casa e seguido pelas escolas.

Violência Física

        A violência física é algo muito comum no trânsito, infelizmente, a grande parte da sociedade acredita que irá resolver algum problema através de um confronto físico. Aquele sentimento de raiva cresce a níveis extremos quando um bem valioso como um carro é atingido, e mesmo as pessoas que tem carros segurados acabam "perdendo a cabeça".

        Como defesa, quem sofre com violência física no trânsito pode recorrer a um processo por danos físicos e morais, auxiliado por testemunhas e se possível vídeos.

        Devemos prevenir esses confrontos, orientar a todos que conhecemos que uma briga não irá concertar um carro, e principalmente mostrar os malefícios de ficar irritado no trânsito.


Violência Material

        Para construir um trânsito mais gentil e amigável é necessário se atentar a violência material que nem sempre é gerada a partir de uma colisão, por exemplo, alguém entra na vaga de estacionamento que você estava esperando, isso não é motivo para quebrar ou depredar o carro dessa pessoa. Claro que esse comportamento está longe de estar correto, mas, como diz o ditado, dois errados não dão um certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com