TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Inclusão Digital

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.475 Palavras (22 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 22

 

Unip Interativa

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDI

Centro de Inclusão Digital para Idosos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Araraquara Unip - PP

2017

Unip Interativa

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDI

Centro de Inclusão Digital para Idosos

 

 

 

 

 

 

 

 Cristiano Florencio Nascimento

1717731

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2º Semestre / 2017 

 

 

 

 

 

 

 

 

Araraquara Unip - PP

2017

RESUMO

O computador está em constante uso na atualidade. No entanto, é necessário ter conhecimento dos recursos computacionais. Em meio aos avanços tecnológicos na sociedade é necessário que os idosos aprendam a utilizar esses recursos, sendo de suma importância para seu desenvolvimento e inclusão, criando autonomia para a busca de soluções com o grande acervo que a internet lhe proporciona, conhecer as ferramentas digitais e seus mecanismos de funcionamento e como extrair o melhor deles.

 Conclui-se que a implantação do CIDI, vêm da necessidade do indivíduo da Terceira Idade em se atualizar, acompanhar familiares e amigos, fazendo-se presente na sociedade. A vantagem se caracteriza com a autoestima e satisfação do mesmo em conseguir procurar qualquer conteúdo sozinho, sem a ajuda de alguém. O CIDI será estimulador, trazendo resultados na vida do indivíduo, com a interação entre instrutores, computadores e pessoas com a mesma dificuldade, possibilitando diminuir a solidão e ajudando na capacidade de memória, concentração e socialização.

Palavras Chaves: computador, tecnologia, idoso, inclusão

ABSTRAT

 The computer is in constant use today. However, it is necessary to have knowledge of computational resources. In the midst of technological advances in society it is necessary for the elderly to learn to use these resources, being of paramount importance for their development and inclusion, creating autonomy for the search of solutions with the great collection that the internet provides, their operating mechanisms and how to extract the best from them.

  It is concluded that the implementation of CIDI comes from the need of the individual of the Third Age in updating himself, accompanying family and friends, making himself present in society. The advantage is characterized by the self-esteem and satisfaction of the same in being able to look for any content alone, without the help of someone. CIDI will be a stimulator, bringing results in the life of the individual, with the interaction between instructors, computers and people with the same difficulty, allowing to reduce loneliness and helping in memory capacity, concentration and socialization.

Keywords: computer, technology, elderly, inclusion

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1.        A INCLUSÃO DIGITAL COMO PRÁTICA SOCIAL        6

2.        A TERCEIRA IDADE NOS CURSOS DE INFORMÁTICA, UMA BUSCA IMEDIATA DE ATUALIZAÇÃO OU INCLUSÃO?        12

3.        INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE        15

CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIA  BIBLIOGRÁFICAS:        19

INTRODUÇÃO                

Em consequência dos avanços tecnológicos, encontramos qualquer tipo de informação disponível em tempo real, assim, a comunicação com o mundo ficou mais flexível, de modo a facilitar a vida dos usuários. Mas também, tende a reprimir os idosos, que apesar da democratização do acesso ao mundo da informática, encontram dificuldades em se atualizar, surgindo então, um novo conceito de analfabetismo, denominado de analfabetismo digital.

É estranhamente paradoxal que em pleno século XXI e frente aos avanços tecnológicos vivenciados nas últimas duas décadas tenhamos que justificar a relevância da Inclusão Digital como forma de Inclusão Social na nossa sociedade. Porém, apesar de cada vez mais nosso cotidiano encontrar-se cercado de tecnologias digitais, de caixas eletrônicos a celulares, passando por computadores, Internet, TV digital, entre outros, vivemos lado a lado com realidades grotescamente diferentes.

O censo de 2010 mostrou que a população idosa vem crescendo de modo expressivo no Brasil. Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2011), a população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passou a 5,9% em 2000 e chegou a 7,4% em 2010. Isso significa que hoje existem mais de 14 milhões de brasileiros com 65 anos ou mais. As regiões Sudeste e Sul são as mais envelhecidas do País. As duas tinham, em 2010, 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais, enquanto que a proporção de crianças menores de cinco anos nestas regiões era, respectivamente, de 6,5% e 6,4%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com