TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - IMPLANTAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

IMPLANTAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES

Polo Uniplan Águas Claras 2017


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

IMPLANTAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES

Luís Flávio Loreto da Rocha - 1620491

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2º Semestre

Polo Uniplan Águas Claras 2017


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para implantação de uma rede local no Centro de Inclusão Digital de Idosos. O trabalho apresenta os aspectos técnicos da implantação da rede, a lista de equipamentos, tecnologias envolvidas, bem como custos para aquisição. Também são discutidos aspectos éticos da utilização da internet por idosos.

Palavras chave: Redes de computadores, Inclusão Digital, Idosos


ABSTRACT

The present work aims to present a proposal for the implementation of a local network in the Digital Inclusion Center for the Elderly. The work presents the technical aspects of network deployment, the list of equipment, technologies involved, as well as acquisition costs. Ethical aspects of the use of the internet by the elderly are also discussed.

Keywords: Computer network, digital inclusion, elderly


SUMÁRIO

  1. Introdução        6
  2. O Centro de inclusão digital de idosos de antares        7
  3. A rede do centro de inclusão digital        9
  1. Equipamentos        10
  2. Topologia da rede        11
  3. Nomenclatura        12
  4. Endereçamento        13
  5. Cabeamento        14
  1. Aspectos éticos e legais        16
  2. Conclusão        Erro! Indicador não definido.
  3. BIBLIOGRAFIA        Erro! Indicador não definido.

6

  1. INTRODUÇÃO

O município de Antares, no Rio Grande do Sul, possui, segundo o Censo Demográfico realizado em 2010, uma população de 19.045 habitantes. Desses, 3.023 (15,87%) possuem mais de 60 anos, sendo considerados pessoas idosas pelos critérios definidos no Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/2003).

A Prefeitura municipal de Antares, preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida da sua população, decidiu implantar um Centro de Inclusão Digital do Idoso na cidade, a fim de permitir que a população idosa tenha acesso às Tecnologias da Informação e Internet.

O Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) terá seis espaços: laboratório de informática, espaço de palestras, laboratório de acesso a internet, sala de triagem e cadastro, espaço de convivência, além de uma área administrativa.

Neste trabalho será apresentada uma proposta para a implantação da rede de dados do Centro de Inclusão Digital do Idoso, considerando os aspectos tecnológicos, financeiros, éticos e legais.


  1. O CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES

O Centro de Inclusão Digital de Idosos (CIDI) de Antares é um projeto da prefeitura Municipal de Antares, no Rio Grande do Sul, para atender a população idosa do município.

Segundo o Censo Demográfico de 2010, Antares possui 3.023 idosos, que representam uma parcela de 15,87% da população do município.

Tabela 1 - População residente, por grupos de idade - 2010

Idade

População

%

0 a 14 anos

3.265

17,14

15 a 59 anos

12.757

66,98

60 anos ou mais

3.023

15,87

Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2010

O Centro de Inclusão Digital será um espaço para elaboração de projetos que visam melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, bem como o atendimento dos seus direitos, por parte do poder público.

O corpo de profissionais do Centro será composto de 12 pessoas, sendo um coordenador, responsável por administrar o CIDI, dois agentes administrativos, responsáveis pelo cadastramento dos usuários, quatro monitores, responsáveis por auxiliar os idosos no uso das ferramentas tecnológicas, dois instrutores, responsáveis por ministrar cursos e três técnicos responsáveis pela manutenção da infraestrutura TI do CIDI.

O Centro terá seis ambientes: laboratório de informática, espaço de palestras, laboratório de acesso a internet, sala de triagem e cadastro, espaço de convivência, além de uma área administrativa.

O Laboratório de Informática será o local onde serão ministrados cursos de informática para os idosos. Serão instalados 13 computadores, sendo um deles destinado ao instrutor e outros destinados aos cursistas. A maior parte dos cursos ministrados contemplarão o uso de planilhas eletrônicas, editores de texto, acesso à


internet, dentre outras ferramentas. Estes cursos serão ministrados de segunda a sábado, sempre durante o dia. Quando não forem previstos cursos, estes computadores serão destinados ao acesso à internet pelos usuários do CIDI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com