TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de uma LAN para um Centro de Inclusão Digital de Idosos

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.943 Palavras (16 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA - UNIVERSIDADE PAULISTA

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR |||

Projeto de uma LAN para um Centro de Inclusão Digital de Idosos

São Paulo

2017

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR |||

Projeto de uma LAN para um Centro de Inclusão Digital de Idosos

Projeto Integrado Multidisciplinar ||| apresentado a Universidade Paulista como parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a Distancia da UNIP

Orientador: Prof. Antônio Palmeira de Araújo Neto

São Paulo

2017

AGRADECIMENTOS

Em concordância com os demais coautores eu, Luciano Aparecido Brito Guedes, em nome de todos, agradeço a Deus, em primeiro lugar, que nos deu energia para prosseguirmos, aos monitores do Polo da UNIP Interativa, que nos deu ânimo e palavras de encorajamento, e ao nosso orientador Prof. Antônio Palmeira de Araújo Neto, pela sua paciência e por dar-nos ativamente dicas e suporte metodológico quanto ao desenvolvimento deste primeiro trabalho acadêmico.

SUMÁRIO

Agradecimentos 3

Sumário 5

Lista de Tabelas 7

Resumo 9

Abstract 11

Introdução 13

1. Inclusão Digital Para Idosos 15

2. Projeto de Lan No CIDI 17

2.1. Equipamentos Principais 18

2.2. Computadores Pessoais Utilizados Pelos Profissionais 18

2.3. Laboratório de Informática 19

2.4. Laboratório de Acesso À Internet 19

3. Previsão de Custos Para Implementação Do CIDI 21

3.1. Descrição dos Equipamentos 21

3.2 Mão de Obra Especializada 23

4. Aspectos Éticos e Legais Sobre o Uso da Internet No CIDI 25

Conclusão 29

Referências Bibliográficas 31

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Equipamentos Principais Da LAN Do CIDI 18

Tabela 2 - Computadores Dos Funcionários Do CIDI 19

Tabela 3 - Laboratório De Informática 19

Tabela 4 - Laboratório De Acesso À Internet 19

Tabela 5 - Descrição De Custos Dos Equipamentos A Serem Utilizados. 21

Tabela 6 - Mão De Obra Especializada 23

Tabela 7 - Orçamento Total Do Projeto 23

RESUMO

Esta obra tem por finalidade propor a criação e implementação de Centros de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) em uma das cidades do entorno do Distrito Federal chamada de Cristalina-GO, onde serão ministrados à população idosa cursos, palestras e tutorias sobre assuntos voltados à tecnologia e a utilização desses equipamentos tecnológicos.

Com base em levantamentos dados e análises estatísticas tem-se percebido um aumento significativo da população com mais de 60 anos. Por outro lado, também temos os avanços da tecnologia e seus correlatos. Torna-se então necessário a capacitação dessa população idosa para manipular tais equipamentos, uma vez que, os mesmos podem proporcionar, além do entretenimento, uma melhor qualidade de vida.

Palavras Chave: Inclusão, Idoso, tecnologia, capacitação.

ABSTRACT

The purpose of this work is to propose the creation and implementation of Centers for Digital Inclusion of the Elderly (CIDI) in one of the cities around the Federal District called Cristalina-GO, where courses, lectures and tutorials will be given to the elderly population. technology and the use of such technological equipment.

Based on data collected and statistical analyzes, a significant increase in the population over 60 years old has been observed. On the other hand, we also have the advances of technology and its correlates. It is then necessary to enable this elderly population to manipulate such equipment, since they can provide, in addition to entertainment, a better quality of life.

Keywords: Inclusion, Elderly, technology, training.

Introdução

A inclusão digital atualmente é imprescindível a todos os cidadãos, pois tudo está interligado pela tecnologia, uma das quais podemos citar, a internet. Devido à sua inserção na comunidade, barreiras transcontinentais e transnacionais ainda existente pode ser ultrapassadas rapidamente com a velocidade de um clique. Ela ultrapassa não só barreiras territoriais, mas também de idade, classe social, entre outras barreiras que a tecnologia extinguiu.

Foi com este pensamento, juntamente com o aumento da população idosa da cidade, que a Prefeitura de Cristalina-GO necessitou de um projeto de um centro de inclusão digital para idosos o qual visasse melhorar a qualidade de vida e atender os direitos desses cidadãos pelo poder público. Além de diminuir o abismo existente entre os idosos e a tecnologia, sendo que o maior problema não é a falta de acesso a computadores, mas sim a dificuldade de compreensão da linguagem digital.

Com isso, o centro de inclusão digital para idosos contará com Laboratório de Informática, Espaço de Palestras, Laboratório de Acesso à Internet, Espaço de Convivência, Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com