TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UMA LAN PARA UM CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROJETO DE UMA LAN PARA UM CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS

Unip Interativa – Polo Aracaju

2017

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROJETO DE UMA LAN PARA UM CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS

Nome: Davi Gomes Moura

RA: 1762579

Cleverton da Silva Xavier

RA: 1777442

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Unip Interativa – Polo Aracaju

2017


Resumo

Este trabalho tem o objetivo de projetar a implantação da infraestrutura de rede de computadores de um Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) desde o aspecto físico e lógico através da ferramenta Packet Tracer e também do ponto de vista ético e legal do uso da internet no centro.

Palavras-chave: redes, computadores, packet tracer


Abstract

This work has the objective of designing the implantation of the network infrastructure of computers of a Center of Digital Inclusion of the Elderly (CIDI) from the physical and logical aspect through the tool Packet Tracer and also from the ethical and legal point of view of the Internet use in the center.

Keywords: network, computer, Packet Tracer


Sumário

1 – Introdução        6

2 – DESENVOVIMENTO        7

2.1 - LAN do CIDI        7

2.2 – Endereçamento IP        10

2.3 - Software Packet Tracer        10

2.4 - Orçamento        11

2.5 - Aspectos Éticos e Legais        11

3 – CONCLUSÃO        12

4 – REFERÊNCIAS        13


1 – Introdução

Vivemos em um momento da história conhecida como era da informação e por isso é necessário se manter sempre atualizado e a par das tecnologias disponíveis para ter acesso a estas informações. A internet é sem dúvida uma fonte infindável de conhecimento e, portanto, se faz necessário facilitar e promover o seu acesso à todas as classes sociais e diferentes faixas etárias. Partindo dessas necessidades a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República firmou um convênio com o Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI). A proposta do CIDI é fornecer cursos relacionados ao uso de ferramentas tecnológicas, além de acesso a internet e palestras. Para que se possa construir um ambiente eficiente e que possa atender esta demanda se faz necessário projetar a estrutura de rede de computadores do CIDI.

A metodologia usada neste trabalho consiste em projetar através do software Cisco Packet Tracer, toda a infraestrutura necessária para a LAN da CIDI. Através deste software é possível tem uma visão da rede, além de executar configurações em cada dispositivo. Por fim será apresentado os materiais utilizados, o orçamento e aspectos éticos e legais referentes ao uso da internet no CIDI.


2 – DESENVOVIMENTO

2.1 - LAN do CIDI

O projeto proposto consiste em projetar a rede de computadores de um Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) através de um convênio com a prefeitura. Neste CIDI os idosos poderão fazer cursos, assistir palestra e usar ferramentas tecnológicas diversas. O CIDI contará com um espaço para palestras, laboratório para os cursos de informática, laboratório para acesso à internet e uma sala de triagem e cadastro, onde serão realizados os cadastramentos dos idosos atendidos pelo CIDI.

Uma rede de computadores necessita de diversos dispositivos e meios físicos para funcionar. Esses dispositivos são necesários para que haja o controle da comunicação dentro da rede. Cada equipamento é responsável por processar os sinais (bits) que trafegam na rede e respeitando os protocolos de comunicação, permitir a troca de informações entre todos os dispositivos da rede. Para o projeto do CIDI serão necessários além do cabeamento, os seguintes equipamentos:

- Roteador

[pic 1]
Figura 1 - Roteador Cisco

O roteador é um dispositivo responsável por criar as tabelas de roteamento e em seguida informa-las à internet. A finalidade desta tabela é a de mapear todos os computadores do mundo. Para isso o roteador utiliza o endereço IP para traçar rotas de um dispositivo de origem ao seu destino através do melhor caminho disponível.

- Switch

[pic 2]
Figura 2 – Switch Cisco

O switch é um equipamento que pertence à camada de enlace e é responsável por concentrar as conexões com os dispositivos finais que são em geral, computadores, impressoras, smartphones, etc. Ele se utiliza do endereço MAC dos dispositivos para criar uma tabela a fim de encontrar os dispositivos na rede, evitando desta forma o envio de informações para todas as portas. O swicth possui um um software para o controle do MAC e isso torna o seu custo maior do que um Hub.

- Equipamentos finais (Placa de rede)

[pic 3]

Foto 3 – Placa Ethernet

São equipamentos dotados de uma placa de rede a qual é responsável por fazer a interface entre os dispositivos e os demais equipamentos da rede. Essas placas suportam velocidades que vão de 100 Mbps a 1 Gbps. Podem ser onboard, as quais já vem soldadas na placa-mãe do dispositivo ou off-board, que podem ser conectadas à placa-mãe.

- Meios Físicos

Quanto aos meios de transmissão podem ser guiados, como os fios de cobre e fibras ópticas, ou não guiados como as redes sem fio, satélites, etc . Neste projeto será utilizado o meio físico por fios de cobre e um ponto de acesso wireless.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (573.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com