TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Desenvolver Sites Eficientes

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

A internet é um meio de comunicação que consegue ter um alcance ilimitado com isso as empresas viram a importância de levar seus negócios até esse ramo enxergando a oportunidade de expor cada vez mais seus produtos e serviços aos consumidores. Esse mercado é realizado através de páginas na internet que para um maior sucesso a personalidade da empresa deve estar presente em cada elemento do website de forma atrativa e eficiente, mas com tanta concorrência não é fácil criar e manter uma página na web que irá colocá-lo em destaque dos demais, por isso é muito importante estar atento a alguns pontos. Certamente os proprietários dessas páginas querem levar mais e mais clientes até ela, então visando isso e todo esse serviço que um site pode oferecer o mesmo precisa ser muito bem planejado tomando medidas durante e após a sua programação. Elas devem ocorrer com a cooperação do programar e o cliente, juntos motivados a deixar o website a gosto e o mais prático possível para todos os usuários, além de aplicar funcionalidade que sejam eficientes para o mesmo, algumas das mais importantes poderão ser conferidas ao longo do texto.


3. Como ter um site eficiente

Para a criação de um site ser eficiente deve-se estar atento a algumas medidas, para uma melhor compreensão o seu planejamentoi será dividido em três etapas, programação, conteúdo e velocidade.

  1. Programação

É na programação que o site terá sua estrutura formada e a mesma irá depender de um bom planejamento pré-estabelecido, pois nele indicará o objetivo do site, as localizações de cada elemento, quantidade de páginas, publicam alvo, plataforma do site entre outros elementos.

3.1.1. Código

Para evitar um carregamento desnecessário de elementos do site deve-se deixar as tags que realmente serão carregadas, nada de chamar links inexistentes ou scripts que não são usados.

As imagens devem ser declaradas de forma que a mesma irá gerar conteúdo, com seu nome autoexplicativo e ao chama-la na página preencher o alt descrevendo a imagem.

Ao visualizar a url o usuário deve prever o conteúdo da página, por isso é sempre bom usar links também autoexplicativos como www.site.com/url=como-ter-um-site-eficiente, ao invés de www.site.com/id=1.

As tags metas e title devem ser preenchidas. Como todo e bom texto as páginas do site também devem possuir um título até mesmo uma descrição que poderá ser definida na tag meta, esses elementos facilitam a identificação do conteúdo do site e elas que serão exibidas em uma pesquisa do Google, veja um exemplo abaixo.

[pic 1]

Fonte: elaborado pelo autor, 2016.

  1. Layouts limpos

A aparência de um site é muito importante para a atração de visitantes e a sua permanência nele, por isso ele deve ser o mais prático e acessível possível sem perder seu conteúdo é claro. Nunca se pode colocar conteúdos insignificantes que possa tirar o foco principal do site, como gifs, imagens ou excesso de animações.

Usuários sempre quererem ver coisas novas, por isso deve-se estar sempre trazendo inovações como transições suaves, animações entre outros, tomando sempre cuidados para não pecar no excesso.

O site deve seguir um “padrão”, onde os elementos devem ser colocados de forma que o usuário irá encontrá-los facilmente, como o menu ficar no topo da página, caso contrário os mesmos poderão se perder.

Para que os usuários não fiquem em dúvidas se o site realmente possui o que eles buscam o foco do website deve estar presente na página inicial.

  1. Sites responsivos e mobiles

Um site não deve limitar seu acesso por apenas algumas resoluções ou dispositivos, pois isso pode acarretar em pouco acesso no mesmo. Um site responsivo pode ser acessado em qualquer lugar independentemente se o usuário está usando um tablet, celular, notebook, computador etc, isso acontece devido à capacidade do mesmo se ajustar de acordo com a resolução ou dispositivo e é muito fácil identificar se ele é ou não responsivo basta o comparar em diferentes plataformas ou minimizando o navegador e conferindo se o site irá se ajustar, para conseguir esse feito na programação uma alternativa é definir as larguras em porcentagem evitando deixa-las fixas (é importante que as imagens se ajustem a largura do documento), o css também possui um atributo para definir estilos em diferentes resoluções, as medias queries, onde o programador poderá definir por exemplo que um elemento não irá ser mostrado em uma certa resolução. Confira na imagem um mesmo conteúdo se ajustando em diferentes plataformas.

[pic 2]

Fonte: http://www.hecato.com.br/site-para-todos.php.

Já os sites mobiles são programados especialmente para dispositivos móveis, onde possuem conteúdos mais leves para não exigir muito da internet, pois muitos a usam através de redes móveis. Alguns sites trocam o www pelo m de mobile para indicar que esta é uma versão para dispositivos portáteis é o caso do Facebook, você pode conferir fazendo essa troca na url do site.

 

  1. Conteúdo

Um bom conteúdo é o que mais irá trazer visitantes ao site, por isso é importante produzir conteúdo que realmente irá trazer utilidade para o público alvo.

  1. Um bom conteúdo

Frequentemente o site deve estar sendo atualizado com conteúdo relevantes, não adianta postar informações apenas para encher o site já que a mesma não trará nada de útil para quer for vê-la. Quanto melhor o conteúdo do site mais visitante o mesmo terá consequentemente estará nas primeiras páginas nas pesquisas. O Google oferece a ferramenta “Google Trends” onde o administrador poderá ver palavras mais pesquisadas relacionadas ao tema do site e mescla-las ao longo de textos publicados no mesmo.

  1. Painel

Administradores que não possuem conhecimentos em HTML ou até mesmo um conhecimento técnico precário também poderão inserir conteúdo ao site através do painel administrativo feito exclusivamente para o mesmo, onde ele terá uma página de login e páginas administrativas onde poderão estar inserindo, editando ou excluindo itens do site.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com