TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparativo entre utilização de arquivos convencionais e a utilização de um SGBD

Seminário: Comparativo entre utilização de arquivos convencionais e a utilização de um SGBD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.862 Visualizações

Página 1 de 2

1. Comparativo entre utilização de arquivos convencionais e a utilização de um SGBD

Sistemas de Gerenciamento de Arquivos:

Por ser feito de forma simples, não requer muito conhecimento, pois qualquer um que ler, já sabe do esta falando.

A implantação e interação com o sistema não é fácil, não é possível saber quem é chave estrangeira, e quem é chave primaria.

Qualquer dano ao banco de dados, todos os programas são afetados virtualmente.

Todos os usuários podem usa-lo como documentação.

SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados

A integração com o sistema é mais fácil.

Operações como consulta se torna mais fácil, pois é mais organizado.

As alterações são mais claras.

A implantação é mais difícil, pois requer um conhecimento para inserir o conteúdo.

• Vantagens e desvantagens

Para começar veremos que a redundância e inconsistência de dados de um arquivo texto como banco de dados é uma desvantagem deste frente a um SGBD. Se fizermos um cadastro de clientes com arquivo texto poderemos cadastrar o mesmo cliente duas fezes e com nomes e outros atributos diferentes sem nos dá conta disso.

A dificuldade de acesso aos dados é outra desvantagem dos arquivos texto. Não poderemos consultar os dados de formos diferentes só na forma em que foram escrito.

Isolamento dos dados também é um problema dos arquivos textos, pois não podemos fazer comparações automáticas entre os dados registrados em um arquivo texto.

O problema de segurança é outra desvantagem dos arquivos texto, pois todos os usuários terão o mesmo privilegio de acesso aos dados.

O problema de integridade dos dados é outro que temos com os dados de um arquivo texto, pois nele não podemos implementar regras de negócio.

2. Modelos de dados

O modelo de dados é composto de três componentes. Um conjunto de tipos de estruturas de dados que define o tipo de dados e como se inter-relacionam, um conjunto de operadores que são as operações que permitem manipular as estruturas de dados definidas e um conjunto de regras de integridade que são as regras que definem que dados são válidos.

Uma característica fundamental do uso de bancos de dados é que permitem a abstração dos dados, ocultando detalhes do armazenamento de dados, que são desnecessários para a maioria dos usuários de bancos de dados. Um modelo de dados — conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados — fornece o significado necessário para permitir essa abstração.

3. Citar os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

• Modelo Físico:

É feito a partir do lógico e descreverá as estruturas físicas de armazenamento de dados (tamanho de campos, índices,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com