TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação de sistemas operacionais AVA SIGAA e MOODLE

Por:   •  28/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul.

CEP 64001-280 – Teresina PI

COMPARATIVO ENTRE AS PLATAFORMAS SIGAA E MOODLE

CURSO: CEAD-SISTEMA DE INFORMAÇÃO

POLO: ÁGUA BRANCA-PI

GRACIANE DA COSTA ALENCAR

MATRÍCULA: 20179033880

SUMÁRIO.....................................................................................................................02

INTRODUÇÃO.............................................................................................................03

SURGIMENTO DA PLATAFORMA MOODLE.....................................................04

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS ......04

FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS MOODLE E SIGAA.........06

CONCLUSÃO................................................................................................................07

REFERÊNCIAS.............................................................................................................08

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a educação à distância (EAD) tomou um novo impulso que favoreceu a disseminação do acesso à educação em diferentes níveis e formas de interação e aprendizagens. Os processos estão, cada vez mais, se articulando através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), pois a utilização de tecnologias da informação no ensino a distancia possibilita a realização de atividades individuais e proporciona o ensino mais colaborativo e interativo.

         Um destaque é a plataforma proprietária: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande Norte– UFRN e a Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment – Moodle, pertencente à categoria de software livre com código aberto. Sistema consagrado, considerado uma das maiores bases de usuários do mundo. O SIGAA e Moodle são exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem com várias funcionalidades de aplicação para a EAD servindo como elemento facilitador nas maiores dificuldades encontrado na educação à distância, estes ambientes são utilizados para dar o apoio necessário no desenvolvimento de cursos à distância.

Para garantir o sucesso do ambiente na educação à distância e permitir a busca de novos públicos para a EAD quando se decide pela utilização de um AVA é preciso estabelecer critérios coerentes que sejam mais adequados ao processo educacional, analisando os aspectos positivos e negativos, daqual foi o objetivo deste trabalho que é comparar, os dois sistemas das plataformas de ambientes virtuais à distância com objetivo de apurar suas diferenças, foram estabelecidos critérios de análise, a saber: distribuição, princípios pedagógicos, aprendizagem colaborativa, interatividade, multimídia, usabilidade e acessibilidade.

SURGIMENTO DA PLATAFORMA MOODLE

O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment – Moodle caracteriza-se por ser um software livre de apoio à aprendizagem e que e executado num ambiente virtual. A expressão Moodle encerra o conceito de Learning Management System ou Sistema de gestão da aprendizagem em trabalho colaborativo.

Conforme o sitio moodle.org, coloquialmente, o verbo to Moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, ao mesmo tempo em que se fazem outras coisas. Esta conceituação foi criada em 2001 pelo pesquisador Martin Dougiamas, cientista computacional e educador que desenvolveu o Moodle, a partir de sua pesquisa de doutorado. Nas entrelinhas da criação do Moodle, encontram-se vários conceitos fundamentais: um deles sintetiza uma visão baseada numa grande quantidade de pesquisas diferentes, de modo que as definições podem parecer simplistas em excesso. Em inglês, Moodle é também um verbo que descreve a ação que, com frequência, conduz a resultados criativos, de deambular com preguiça, enquanto se faz com gosto o que for aparecendo para fazer. Desta forma, o nome Moodle aplica-se tanto à forma como foi feito, como à forma como um aluno ou docente se envolve numa disciplina "em-linha".

Segundo o criador do Moodle – Dougiamas – uma das vantagens do Moodle, em seu uso destinado ao âmbito educacional, e que ha possibilidade dos cursos inseridos nesta plataforma, serem configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida, quanto aos recursos Disponíveis no Moodle com vistas ao desenvolvimento de atividades, nos mais diversos níveis, os recursos que a plataforma Moodle disponibiliza são: material, avaliação de curso dialoga diário, Chat, glossário, fórum, trabalho com revisão, lição, tarefa, questionário e pesquisa de opinião. Às características que se destacam nestes recursos vão desde a gestão de conteúdos, a geração e gestão de base de dados, sondagens e suporte multi-idioma.

As desvantagens da plataforma moodle é que ela não automatiza todos os seus recursos, o que requer uma habilidade técnica maior dos administradores do ambiente. Já os sistemas de uma plataforma EAD terceirizada são totalmente automatizados e não requerem esses conhecimentos técnicos, podendo ser operados facilmente, tendo o tempo otimizado para utilizar em outras atividades; Apesar de o Moodle ter uma página de origem brasileira, a língua oficial da comunidade é o inglês. Os fóruns, notícias, releases das versões, help desk e FAQ estão todos em inglês, além de serem bem técnicos, além disso, a cada nova turma é necessário replicar todo o conteúdo do curso, mesmo que este conteúdo seja idêntico ao da turma anterior. Com isso, há um aumento desnecessário de consumo de tempo e de espaço em servidor.

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

Este sistema foi construído pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e através de uma parceria entre as Universidades está sendo feita a transferência tanto do programa como da tecnologia de forma que o sistema está sendo plenamente adaptado às necessidades de nossa instituição. Este software é bastante complexo, apresenta funcionalidades inimagináveis em nosso antigo software de gestão, inclusive a possibilidade de uso via Web, o uso no ensino à distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com